25 C
São Paulo
sábado, julho 2, 2022

O PT está escondendo uma foto de Haddad ao lado de Maduro?

- Publicidade -

É verdade que o Partido dos Trabalhadores está tentando a todo custo apagar uma foto onde Fernando Haddad aparece apertando a mão do presidente da Venezuela Nicolás Maduro?

A foto surgiu nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2018, e mostra o candidato Fernando Haddad apertando a mão do presidente da Venezuela Nicolás Maduro. De acordo com o texto que acompanha a imagem, que já teve milhares de compartilhamentos no Facebook, o Partido dos Trabalhadores estaria tentando apagar da internet essa foto da internet, pois não quer que o seu candidato seja visto ao lado de Maduro.

Será que essa foto é real? Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Fernando Haddad aperta a mão de Nicolás Maduro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A imagem é falsa!

A foto original é de março de 2013, quando o então vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro se encontrou com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, durante o funeral de Hugo Chávez, na Academia Militar de Caracas.

Compare abaixo a original com a montagem:

Créditos da foto original: (reprodução/Miraflores Palace/Archivolatino)

Uma busca no Google mostra que a montagem foi bastante compartilhada principalmente no Twitter:

O PT se distancia de Maduro

- Publicidade -

Apesar da imagem ser falsa, o Partido dos Trabalhadores vem tentando mudar a sua posição em relação à Nicolás Maduro à frente do Governo da Venezuela. Conforme reportagem feita pelo Portal R7, o Partido dos Trabalhadores removeu de seu site duas notas oficiais em que o partido manifestava apoio ao governo de Maduro.

Em nota ao R7, a assessoria de imprensa do candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, disse que apenas retiraram os links que davam acesso aos textos:

“[…] o assunto não é tema da campanha e sim do partido, que, por sua vez afirmou ter bloqueado o acesso ao link por conta de mensagens de WhatsApp que estariam utilizando o comunicado como pretexto para distorcer a posição do PT sobre a Venezuela e disseminar notícias falsas.”

O Partido dos Trabalhadores ainda afirmou que apesar de os links não funcionarem mais, as notas ainda estão no site e que foram apenas bloqueadas.

“As notas continuam no ar e estudamos maneiras de colocá-las de volta no site, pois não nos interessa manter [o texto] bloqueado”, completa a nota do PT ao Portal R7.

Conclusão

Apesar do PT ter apagado os links de notas em apoio ao governo de Nicolás Maduro em seu site, a foto mostrando Haddad ao lado do presidente da Venezuela é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

16 COMENTÁRIOS

      • A verdade nunca vamos saber do lado desses políticos. Tanto de direita quanto de esquerda. Ou melhor, sabemos sim, pelo menos a maioria quer que o povo “se esploda” como dizia o personagem de Chico Anísio. Tenham certeza eles só querem saber de roubar em benefício próprio. Lula deu esmola e ficou com milhões e seu ego nas alturas, pois conseguiu o que queria ser Presidente.

        • o cara que é um palhaço por estar defendendo um bando de bandido e chama os eleitores do Bolsonaro de bozo, é rir para não chorar de tamanha idiotice dos eleitores militontos do pt

          • o cara que é um palhaço por estar defendendo um nazifascista de bosta e chama os eleitores do Haddad de palhaços, é rir para não chorar de tamanha idiotice dos eleitores bozominions do psl

      • Calúnia é crime previsto pelo art. 138 do Código Penal

        Seu endereço IP foi registrado e encaminhado às autoridades.

          • Difamação é crime previsto pelo art. 139 do Código Penal

            Seu endereço IP foi registrado e encaminhado às autoridades.

  1. Só no aguardo do dudu o alex e o zeroum reabrirem o hospício de barbacena nos moldes do que era nos anos 60-70. Meu esquadrão já entra em grupo do zap só pra engenharia social de pegar os mitomaniacos pra lista. Essa galera ai que espalha mentira vai ver com quantos pau de arara se faz uma emasculinação!

  2. A verdade nunca vamos saber do lado desses políticos. Tanto de direita quanto de esquerda. Ou melhor, sabemos sim, pelo menos a maioria quer que o povo “se esploda” como dizia o personagem de Chico Anísio. Tenham certeza eles só querem saber de roubar em benefício próprio. Lula deu esmola e ficou com milhões e seu ego nas alturas, pois conseguiu o que queria ser Presidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui