17 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Passarinho aparece levitando em vídeo! Será verdade?

- Publicidade -

Mágica? Edição de vídeo? Um fenômeno sobrenatural? Descubra aqui no E-farsas se o vídeo do passarinho levitando é verdadeiro ou falso!

O vídeo de apenas 11 segundos foi publicado no YouTube no dia 17 de julho de 2017 e já foi visto quase 1 milhão de vezes em menos de 48 horas! Nele podemos ver um curioso passarinho passando em frente à câmera de segurança. Ele olha, dá uma espiada, e continua o seu voo, tranquilamente.

O que chama atenção no vídeo é que o bichinho parece estar levitando!!!

Qual será a explicação para esse fenômeno? Seria uma montagem? O passarinho está pendurado por cordas?

Assista ao vídeo abaixo e veja o que descobrimos:

 

Verdade ou farsa?

Como você deve ter imaginado, não há nada de sobrenatural ou de edição nesse vídeo!

Na verdade, trata-se de um fenômeno óptico conhecido como estroboscópico e é causado pela câmera de segurança. A grosso modo, as câmeras gravam várias imagens por segundo e a taxa de quadros, no caso desse vídeo, coincidiu com o bater de asas do passarinho.

Já mostramos aqui no E-farsas, em 2013, como esse efeito foi aproveitado pelo youtuber Brusspup, usando água!

- Publicidade -

Rodando a 24 quadros (frames) por segundo, a câmera captura apenas alguns trechos da cena, dando a impressão de que o objeto filmado está parado, como podemos ver no vídeo desse helicóptero abaixo:

 

Nesse outro vídeo, podemos ver melhor:

 

Conclusão

Não há nada de sobrenatural no vídeo do passarinho “levitando” na frente da câmera! A cena é muito bacana e aconteceu por causa de um efeito ocorrido no momento da gravação do vídeo!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui