https://1linebet.com/en/mobile
23.8 C
São Paulo
sexta-feira, março 1, 2024

Piloto russo pousou um caça de pé em um porta-aviões?

- Publicidade -

Vídeo mostra um piloto pousando um caça em um porta-aviões com a aeronave de pé! Será verdade?

O vídeo surgiu nas redes sociais no final de maio de 2023, e mostra a incrível habilidade de um piloto ao pousar em um porta-aviões, em alto-mar, depois de deixar a aeronave praticamente de pé.

O texto que acompanha as imagens afirma que o mundo está surpreso com a habilidade da aviação russa.

Será que o vídeo é real? Ele foi mesmo filmado durante uma manobra feita por um piloto russo?

Vídeo mostra a habilidade de um piloto russo ao pousar o caça em um porta-aviões! Será verdade? (Foto: Reprodução/TikTok)

Através de busca reversa de trechos do vídeo, que tem menos de 20 segundos de duração, encontramos a publicação mais antiga dessas imagens nas diversas redes sociais. O usuário Masterarm publicou o mesmo material no YouTube, no TikTok e no Instagram no mesmo dia 21 de maio de 2023, como podemos ver abaixo:

@masterarm_tiktok

DCS: Su-27 (Successful) Carrier Landing With a Cobra #dcs #simulation #military #topgun #topgunmaverick #fighterjet #su27 #warthunder #fyp #fypシ

♬ original sound – MasterArm – MasterArm

No TikTok, Masterarm conseguiu mais de 290 mil curtidas em seu vídeo, somando-se a outras 340 mil no Instagram e mais outras 4 mil curtidas no YouTube. Ele deixou avisado nas suas publicações que as imagens são de uma simulação feita em um jogo de computador, muita gente acreditou que o pouso foi real.

Procurando por “DCS”, sigla presente em quase todos os vídeos de aeronaves publicados nos perfis desse usuário, encontramos o jogo Digital Combate Simulator World. Desenvolvido pela Eagle Dinamics, o game tem como objetivo simular voos com diversas aeronaves, que vão de caças e aviões de pequeno porte.

No caso do avião mostrado no vídeo, trata-se do caça russo Su-27 Flanker (Sukhoi Su-27, no nome original russo) e seu simulador está à venda no site da empresa de jogos por U$ 14,99. 

- Publicidade -

O caça real teve seu voo inaugural em 1977 (ainda apelidado de T10) e, ao todo, foram produzidas 680 unidades. A primeira versão produzida em série saiu da fábrica em 1982, entrando para as Forças Armadas Russas dois anos depois.

No vídeo abaixo, podemos ver imagens da máquina em ação:

Atualização 31/05/2023

Após a publicação dessa checagem, vários leitores nos avisaram que o autor do vídeo já havia publicado cenas parecidas no seu perfil do Instagram meses antes, como na postagem abaixo, publicada em fevereiro de 2023:

Outra informação a ser considerada é que a Rússia não possui porta-aviões em operação atualmente. O único porta-aviões do país, chamado Almirante Kuznetsov, está em manutenção e a previsão é que a embarcação volte aos mares somente em 2024.

Conclusão

O vídeo que mostra um avião pousando “de pé” em um porta-aviões foi retirado de um jogo de computador que simula voos em um caça russo!        

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui