24.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022

Povo incendeia carros após promulgação da nova Constituição da Venezuela! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo compartilhado através de grupos de WhatsApp mostra manifestantes incendiando carros e motos em protesto à nova Constituição promulgada na Venezuela! Será verdade?

O vídeo tem pouco mais de 1 minuto de duração e voltou a ser compartilhado em grupos de WhatsApp no final de setembro de 2021. Nele podemos ver um grupo de pessoas incendiando veículos em uma estrada e, de acordo com o áudio que acompanha as imagens, trata-se de uma das muitas demonstrações de fúria do povo, que teria perdido todos seus direitos após a promulgação da nova Constituição na Venezuela!

Será que isso é verdade mesmo?

Trecho do áudio que acompanha o vídeo: “É, pessoal. Hoje foi promulgada a nova Constituição da Venezuela. Tiraram todos os direitos das pessoas, não tem mais universidades […] Isso que está acontecendo, que vocês estão vendo nesse vídeo, é a revolta das pessoas” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas não foi gravado na Venezuela!

Uma versão desse vídeo já havia circulado em junho de 2021 no Facebook e, na ocasião, o que se espalhou foi que os protestos teriam ocorrido por falta de petróleo no país.

A verdade mesmo é que o vídeo é de maio de 2021 e foi gravado na Colômbia. Nessa publicação feita no perfil do Twitter Vanguardia podemos ver os protestos de outro ângulo:

O perfil da Polícia Colombiana também publicou uma série de fotos e vídeos das manifestações:

Protestos em todo o país

- Publicidade -

O descontentamento do povo colombiano com o governo de Iván Duque já vinha sendo externado através de manifestações em todo o país meses antes. Os protestos que atingiram vários municípios foram convocados por jovens e contaram com o apoio de idosos e de populações minoritárias.

O presidente da Colômbia é filiado ao partido de centro-direita chamado Centro Democrático e nada tem de comunista.

Especificamente esse vídeo que se espalhou como sendo da Venezuela foi filmado na cidade de Popayán, onde manifestantes invadiram um pátio de carros apreendidos, ao lado da prefeitura.

A Venezuela promulgou uma nova Constituição?

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro instituiu uma Assembleia Constituinte 2017, mas não chegou a produzir uma nova Constituição para o paísA Constituição da República Bolivariana da Venezuela que está em vigor foi criada em 1999 durante o governo de Hugo Chávez.

Conclusão

O vídeo que mostra manifestantes incendiando veículos foi filmado na Colômbia e nada tem a ver com uma suposta nova Constituição venezuelana!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui