22.9 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

Ressuscitando banana estragada com um secador de cabelos?

- Publicidade -

Vídeo ensina como fazer para que uma banana podre volte a ficar comestível após um tratamento com arroz cru e com um secador de cabelo! Será?

O filme que mostra como “ressuscitar” bananas estragadas foi publicado no YouTube no dia 30 de julho de 2014 pelo usuário Brandon Queen, mas só ficou conhecido mesmo no ano seguinte, em junho quando, em poucos dias, o vídeo passou de poucas centenas de visualizações para 4 milhões de views!

O processo de regeneração da fruta parece ser bem simples: Basta deixar a banana envolvida em um punhado de grão de arroz cru – por uma hora – e, depois, secar a fruta com um secador de cabelos. Em poucos minutos, o alimento fica com a casca novinha e a sua polpa pronta para o consumo.

O rapaz explica que o arroz funciona como um antioxidante, puxando o excesso de umidade da fruta e o secador simula termogênese artificialmente, acelerando o processo de retro-fermentação da banana.

Será que isso e verdade?

Assista ao vídeo abaixo e veja o que descobrimos:

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo foi feito por Brandon Queen, um mágico que se auto-intitula “leitor de mentes” e hipnotizador no seu perfil do Linkedin e no do Facebook. Ele também se apresenta como mágico em shows em Los Angeles, na Califórnia (EUA).

Os “termos técnicos” usados ao longo do vídeo são uma mistura de palavras existentes com algumas inventadas (como “retro-fermentação”, por exemplo). Tudo para dar um ar mais científico para toda a cena.

- Publicidade -

Será que um mágico pode ter feito um truque no vídeo?

É bem provável que sim, visto que vários outros usuários do YouTube também tentaram rejuvenescer bananas pelo mesmo método de Brandon, sem o mesmo resultado do mágico.

Abaixo separamos esse vídeo de uma tentativa frustrada:

 

E mais esse, que também não deu certo:

 

Fizemos esse mesmo teste e também não obtivemos o mesmo resultado apresentado por Brandon. Caso você consiga aí na sua casa, compartilhe a experiência conosco!  

Qual é o truque?

Apesar de não revelar seu truque, o mais provável é que a banana tenha ficado por algum tempo no congelador antes da apresentação. Como é explicado no site Brasil Escola, a casca da banana possui algumas enzimas que reagem entre si quando são expostas a baixas temperaturas, ficando com uma cor escura e com aspecto de fruta podre.

Perceba que não é mostrado o estado da fruta antes do “tratamento” de Brandon. A banana só é aberta (e o seu interior mostrado para a “plateia”) no final do vídeo.

Conclusão

Não é possível rejuvenescer bananas com secadores de cabelo! O vídeo é um truque feito por um mágico (que deve ter tido uma ajudinha na edição do vídeo).

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

17 COMENTÁRIOS

  1. Belo truque. O detalhe de deixar a banana uma hora no saco plástico com arroz para tirar a umidade na casca, é o pulo do gato. O vídeo não mostra esse período de uma hora, ininterruptamente, porque há um corte no vídeo. Então, quando ele volta, a banana pode ter sido empoeirada com uma substância fina que pode ser chocolate, ou achocolatado, em pó, e até mesmo pó de maquiagem. Eu usaria pó de café (moagem fina). Daí, nem é preciso secador de cabelo, bastando um sopro, ou expor a banana ao vento para que o pó saia da casca…

    • Pensei exatamente na aplicação de pó enquanto assisti ao vídeo, pois o secador na verdade é está apenas soprando. Se estivesse quente, nesta distância da banana, certamente produziria algum efeito na casca pois na nossa pele, já seria suficiente para produzir queimaduras.

    • Repara bem no vídeo. Se fosse um pó, nós veríamos a poeirinha sendo soprada, além disso antes mesmo do secador daria para ver ela escorrendo e caindo da banana.

      Dá outra olha e veja como a banana preta é lisinha. Banana passada tem uma textura diferente, então fica claro que é uma banana fresca pintada.

      Quem já assou banana em um braseiro também sabe que a casca não deforma rapidamente, mesmo em altas temperaturas, então muito menos um secador de cabelos vai provocar uma reação visível em tão pouco tempo.

      Dá uma olhada no vídeo abaixo de um carro que muda de cor e veja que acontece o contrário, ou seja, o carro está quente e quando jogam água fria ele fica preto. Este tipo de truque já é muito utilizado em brinquedos que mudam de cor e canecas “mágicas” que são pretas mas mostram uma imagem quando recebem algum líquido quente.

      https://www.youtube.com/watch?v=yUGbV9Mp2gU

    • Gente! Não! Quanto sofrimento….tem gente que faz isso em 30 minutos no After Efects…nada de maquiar a banana, ou fazer shake de achocolatado com banana, viva a CG!!!!

  2. Gilmar, pode ser aplicado grafite em pó, aquele mesmo que se usa para “lubrificar” os vidros de carros nas canaletas para o vidro desce com menos atrito. Mas, o custo é desmotivador.

  3. Gilmar, as tags que você coloca na matéria quebra o suspense de é farsa ou não.

    “Falso, Montagens, Natureza, Viral”

    Tem como por só no fim da matéria?

  4. Eu apostaria que este truque é feito utilizando um tipo de tinta que fica transparente quando aquecido.

    Procura no Google por “Caneca mágica”. Ela é preta, mas quando você coloca um líquido quente a tinta some e uma ilustração aparece.

  5. Aí o cara pega uma banana, que não custa nem 50 centavos, gasta arroz e energia elétrica e tem um baita trabalho pra “recuperá-la”, ao invés de ir comprar outra banana…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui