Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Sabonete Dove Esfoliação Diária causa câncer?

Falso

Sabonete Dove Esfoliação Diária causa câncer?

Alerta que circula pelas redes sociais afirma que o uso do sabonete Dove Esfoliação Diária pode causar câncer na pele. Será que isso é verdade?

O texto apareceu no Facebook na primeira semana de abril de 2014 e fala sobre a descoberta do médico dermatologista Antunes Beltrão Villa sobre o uso de uma linha de sabonetes da marca Dove. De acordo com o artigo – acompanhado de uma foto mostrando uma pessoa com a testa cheia de feridas -, o uso contínuo do Dove Esfoliação Diária causa lesões na pele que acabam evoluindo para o câncer!

Será que essa história, que foi compartilhada milhares de vezes, é real?

Sabonete Dove causa câncer! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Sabonete Dove causa câncer! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

O texto possui algumas características que caracterizam um boato digital:

  • Possui informações erradas e desencontradas
  • Trata de um assunto que atrai muitos leitores
  • Pede para ser repassado
  • Possui tom alarmista
  • Usa nomes de pessoas com cargo elevado e cita nomes de instituições idôneas para dar mais credibilidade ao assunto
  • Apela para textos com palavreados complicados recheado com termos científicos
  • Não apresenta nenhuma prova (além de uma foto)

Logo no primeiro parágrafo, já chama a atenção do leitor, com frases alarmistas e em letras maiúsculas. Pior de tudo, ainda pede para ser repassado:

“REPASSE PARA SEUS AMIGOS, VOCÊ PODE SALVAR VIDAS!!”

Logo a seguir, o autor apela para a autoridade:

“Médico alerta comunidade científica”

Quem é o tal médico? Uma busca no site do Conselho Nacional de Medicina por “Antunes Beltrão Villa” e nada foi encontrado. Só há registros desse nome em sites e blogs que apenas copiaram o mesmo alerta. Com certeza, o autor apenas acrescentou esse nome para dar mais credibilidade ao seu texto.

Prosseguindo com a leitura do alerta, temos mais adiante o seguinte parágrafo:

“No artigo, explico que o sabonete contém micropartículas de esfoliação, que lesionam a epiderme, e também contém uma substância cancerígena, a metilfeniledrileina glutâmica.”

O autor desse boato inventou uma palavrinha complicada aqui nesse trecho para tentar enganar um pouco mais seus leitores. Igualmente ocorreu com o nome do inexistente médico, a “metilfeniledrileina glutâmica” também só aparece em sites e blogs que copiaram o mesmo texto. É que a tal substância não existe!

A seguir, o autor extrapola em sua criatividade e solta uma sequência de palavras complicadas para continuar ludibriando os mais incautos:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Quando as nanopartículas dessa substância absorvem os raios UV, a reação libera elétrons, que produzem moléculas instáveis de radicais livres que se juntam a outras e agem nas células em nível nuclear, danificando as moléculas de DNA no processo e causando câncer.”

Nem é preciso dizer que o parágrafo acima não faz o menor sentido do ponto de vista científico, né? Palavras como “elétrons”, “moléculas” (essa, repetida duas vezes no mesmo parágrafo) e “células” dão uma falsa impressão de que quem escreveu isso deve manjar do assunto, mas não está dizendo nada!

Ah! Perceba que as “micropartículas” do parágrafo anterior se transformaram em “nanopartículas” nas linhas seguintes.

Além disso, o “médico” não mostra nenhuma prova que sustente a sua teoria/denúncia. A única prova é uma foto de um homem com a testa cheia de feridas que, segundo o autor, teria ocorrido por causa do uso do sabonete. Vamos falar sobre a fotografia mais abaixo nesse artigo…

Ao final do texto, o autor apela para o lado conspiracionista, afirmando que a Dove seria uma corporação que financia os congressos de dermatologia e, por causa disso, ninguém a denuncia:

“A DOVE é uma das principais patrocinadoras dos congressos de Dermatologia, e meus colegas se acovardaram em enfrentar a empresa. Vou até o fim! Minha consciência ninguém compra!”

Mais uma vez, o autor faz uma grave denúncia, mas não dá nenhuma prova do que está escrevendo. Como todos sabem, o ônus da prova fica para quem acusa….

Pra fechar com chave de ouro, o texto é assinado pelo doutor que, como já mostramos anteriormente, não existe! Não há registro nem desse CRM que aparece abaixo do nome do doutor.

A imagem

Se o texto é falso, qual seria a origem da foto? E ainda, seria a imagem real?

A imagem é real, mas nada tem a ver com o fato do portador das feridas usar ou não o citado sabonete esfoliante. Conforme observou nosso amigo e leitor do E-farsas Leandro Hetka de Moura, a foto original foi tirada desse blog de língua espanhola especializado em farmacologia, de uma publicação de maio de 2013.

O rapaz está exibindo feridas causadas por uma doença chamada de Impetigo. De acordo com o site Minha Vida, o impetigo é causado pelas bactérias estreptococos ou estafilococos e está se tornando uma causa comum. Quando há uma ruptura na pele, as bactérias que existem sobre a pele podem entrar no corpo e crescer ali. Isto causa inflamação e infecção.

O site Minha Vida ainda explica que essas rupturas na pele podem ocorrer com mordidas de animais, lesão ou trauma à pele ou picadas de insetos. A cura é simples, mas as lesões demoram para desaparecer.

Conclusão

Esse alerta é falso! Sabonete Dove não causa câncer e a foto mostrada é uma doença chamada Impetigo que nada tem a ver com tumores.

Continue lendo
11 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo