Connect with us

E-farsas

Senado discute lei que proíbe vaias em estádio na Copa! Será?

Política

Senado discute lei que proíbe vaias em estádio na Copa! Será?

É verdadeira a notícia sobre a nova lei proposta pela senadora Gleisi Hoffman proibindo as vaias nos estádios durante a Copa do Mundo?

O Projeto de Lei estaria sendo discutindo em regime de urgência pelo Senado com o objetivo de evitar que a presidente Dilma passe por constrangimentos de ser vaiada nos jogos e com o mundo inteiro assistindo.

De acordo com o texto, a autora da proposta, a Senadora Gleisi Hoffman – do PT -, sugere em seu projeto que a pena para quem for flagrado vaiando poderá sofrer desde a perda da Bolsa Família e pegar de 20 a 50 anos de prisão!

O assunto foi discutido nas redes sociais desde o dia 14 de maio de 2014 e algumas postagens a repeito tiveram milhares de compartilhamentos e centenas de comentários indgnados como, por exemplo, essa publicação que teve mais de 9.000 “compartilhadas”!

Será que essa história é real?

Senadora apresentou um Projeto de Lei que proíbe as vaias durante o jogo da Copa! Verdadeiro ou falsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Senadora apresentou um Projeto de Lei que proíbe as vaias durante o jogo da Copa! Verdadeiro ou falsa? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A notícia é claramente falsa! Não há nenhum projeto de lei sendo discutido no Senado a respeito dessa bobagem!

Também não encontramos nenhuma notícia a respeito no site do Senado Federal!

Mas bastou uma rápida busca pela web para descobrimos que quem inventou essa brincadeira foi o blog humorístico Joselito Muller. A “notícia” foi publicada no dia 13 de maio de 2014 e se espalhou pela web imediatamente!

Joselito Muller já é conhecido aqui no E-farsas. Já falamos aqui de algumas pérolas inventadas por ele como a história da ministra que se confundiu e falou num controle remoto em entrevista e sobre o governo ter gastado 4 milhões na criação do memorial do funk.

Apesar de possuirem uma forte dose de humor, os textos desse blogueiro acabam enganando os mais desavisados, que repassam essas histórias como se fossem reais!

Conclusão

Notícia falsa! Tudo não passou de mais uma brincadeira do Joselito Muller!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Política

To Top