Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Será que o homem foi mesmo à Lua?

Conspirações

Será que o homem foi mesmo à Lua?

Será que o homem foi mesmo à Lua?

Mesmo 45 anos após o homem ter pisado na Lua, muita gente ainda duvida que que isso realmente tenha acontecido! Por isso, separamos algumas provas dessa conquista!

No dia 20 de julho de 1969, a Agência Espacial Norte-americana (NASA) conseguiu um feito inédito: Fez com que um ser humano pisasse no solo lunar pela primeira vez!

Quatro dias antes, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins partiram para a Lua dentro da espaçonave mais poderosa existente (até então), a Apollo 11. Apesar do sucesso da missão, muitos ainda duvidam do assunto e afirmam que o pouso no nosso satélite natural fazia parte de uma enorme fraude para enganar o mundo inteiro sobre a conquista americana da Lua.

O homem pisou mesmo na Lua ou tudo não passou de uma fraude criada pelos EUA?

O homem pisou mesmo na Lua ou tudo não passou de uma fraude criada pelos EUA?

Com essa farsa, dizem os conspiracionistas, os Estados Unidos ganhariam a corrida espacial que vinham travando há anos com a União Soviética…

Mas, bastam apenas alguns minutos de pesquisas na web para descobrirmos uma série de fatos que provam que o homem foi à Lua, sim! Por exemplo, separamos 7 deles:

1 – A conspiração envolveria meio milhão de pessoas

No auge do projeto Apollo, quase meio milhão de pessoas trabalhavam nisso (de acordo com cálculos feitos pelo site de língua inglesa da ONG Clavius) e até hoje, 45 anos depois, ninguém “abriu o bico”!

Alguns sites ainda argumentam que nem todo mundo precisaria ficar sabendo da farsa, pois somente o alto escalão da NASA estaria envolvido no plano. Mas, como a fabricação das naves era terceirizada, os técnicos (de fora da NASA) que ajudaram a projetar e construir as naves e os equipamentos usados na viajem teriam que saber da fraude também.

Isso porque ainda não colocamos nessa conta os parentes dos funcionários… 

O fato é que manter tanta gente calada por tanto tempo é muito difícil e bastaria um envolvido falar para todo o plano ir por água abaixo!

2 – Questão financeira

Como foi dito no tópico anterior,  manter essa turma toda calada deve ter um preço.

A NASA teria que gastar muito dinheiro pra manter a farsa do projeto. Calcule aí os mais de 500 mil “agradinhos” que os Estados Unidos teriam pago aos cúmplices: Gastariam mais com subornos do que se tivessem mandando mesmo os homens para o espaço!

3- A União Soviética desmentiria

A União Soviética estava competindo (e ganhando, em algumas vezes) com os Estados Unidos para ver quem conseguiria levar o primeiro humano à Lua. Se houvesse algum indício de farsa mesmo, com certeza os soviéticos iriam divulgar pra todo o mundo. Sem dó nem piedade!

A soviética Valentina Terechkova foi a primeira mulher a ir ao espaço. Isso foi em 1963!

A soviética Valentina Terechkova foi a primeira mulher a ir ao espaço. Isso foi em 1963!

4 – Rochas trazidas de lá

Os astronautas do Projeto Apollo trouxeram 382kg de rochas lunares que foram estudadas por diversos cientistas no mundo inteiro. Até os russos (rivais dos EUA) puderam comparar as pedras trazidas pelos Estados Unidos com amostras (cerca de 300 gramas) que eles haviam trazido anos antes de missões não-tripuladas, da série Luna. Se os soviéticos encontrassem alguma diferença na composição entre as pedras americanas e as russas, certamente iriam chiar e a farsa cairia por terra!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Rochas trazidas pela tripulação da Apollo 11!

Rochas trazidas pela tripulação da Apollo 11!

5- Espelhos instalados no solo lunar

O projeto Lunar Laser Ranging Experiment foi desenvolvido pela NASA para que consigamos saber com exatidão a distância entre a Terra e a Lua. Para isso, foram instalados alguns espelhos na Lua, que refletem feixes de laser disparados daqui da Terra. As luzes dos laseres são apontadas para esse espelhinhos, que refletem os feixes de volta e, o cálculo do tempo dessa “ida-e-volta” resulta na distância Terra-Lua.

Refletores instalados no solo lunar pelos astronautas da NASA! (foto: Wikipédia)

Refletores instalados no solo lunar pelos astronautas da NASA! (foto: Wikipédia)

O cálculo é:

Distância = (velocidade da luz × Tempo levado para a luz para refletir) / 2.

Um dos espelhos foi instalado lá pela Apollo 11 e mais dois foram colocados na superfície lunar, tempos depois, pelas missões Apollo 14 e Apollo 15.

Abaixo, um vídeo mostrando como são feitas essas medições:

6 – Fotos de satélite mostram equipamentos deixados pelos astronautas.

Separamos abaixo uma das imagens tiradas pela da sonda americana Lunar Reconnaissance Orbiter, lançada em 2009. Podemos ver num dos locais onde a missão Apollo 11 pousou restos do módulo de pouso, além de mais alguns instrumentos e as trilhas deixadas pelos jipes norte-americanos:

apollo11-objetos

Foto tirada pela Lunar Reconnaissance Orbiter mostra restos de equipamentos deixados pela missão Apollo 11

 

7 – Vídeo feito por Buzz Aldrin durante a conquista da Lua

Assista ao filme abaixo que é uma gravação de uma hora e meia da “estadia” dos astronautas na Lua:

Conclusão

Essas são apenas algumas das provas que mostram que o homem foi mesmo à Lua. É claro que muita gente ainda continuará duvidando dessa conquista da humanidade e precisamos saber o que você acha dessa história. Você acredita que a Lua já foi visitada por nós? Deixe seus comentários aí abaixo!

Continue lendo
224 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo