Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Significado dos quadrados nos tubos de cosmésticos

Saúde

Significado dos quadrados nos tubos de cosmésticos

Você sabe o significado dos quadrados e retângulos na parte de trás de tubos (creme, pasta de dente, shampoo, etc)? Descubra a verdade aqui!

No começo do mês de maio de 2013, começamos a receber a mensagem abaixo através das redes sociais e em diversas publicações em sites e blogs. De acordo com o texto, as marcas estampadas no verso das embalagens de cosméticos servem para sinalizar o quanto aqueles produtos são naturais ou “químicos”.

O alerta, que vem acompanhado de uma foto com diversos frascos, explica que as riscas escuras (ou retângulos) simbolizam que o produto é composto inteiramente de química enquanto que os quadrados de cor verde mostram que o cosmético contém apenas ingredientes naturais, livres de componentes químicos!

Mas será que essa história é real?

Alerta que circula pelas redes sociais alerta para as cores das marcas nas embalagens de cosméticos! (reprodução/Facebook)

Alerta que circula pelas redes sociais alerta para as cores das marcas nas embalagens de cosméticos! (Foto:reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso!

Apesar de haver, de fato, uma marca na maioria das embalagens de cosméticos, a história é falsa!

Em primeiro lugar, não existe produto fabricado que seja 100% natural. Se é fabricado, se é transformado, então não é natural!

As cores estampadas nos tubos nada tem a ver com a quantidade de ingredientes químicos presentes na composição do cosmético. O pequeno quadrado (ou retângulo) que vem desenhado nas embalagens dos produtos é uma marca que serve de guia para as maquinas de envasamento.

Nas fábricas, os cosméticos são embalados em máquinas de alta velocidade que se baseiam nessas marcas para alinhar e “saberem” onde soldar e fechar a embalagem.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No vídeo abaixo podemos ver o sensor de uma dessas máquinas sendo calibrado e ter uma ideia de como funciona o processo de envasamento:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/3fOJvlFWWJw” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Diferenças nas cores

As marcas possuem cores diferentes, pois são impressas com uma das cores usadas na arte da embalagem. Os fabricantes dão preferência para uma das cores mais escuras presentes para que haja maior contraste em relação à área onde está sendo impressa.

O creme dental Dentics, por exemplo, possui um quadrado azul em sua embalagem:

Cerme dental Dentics (foto: Divulgação)

Creme dental Dentics (foto: Divulgação)

 

Conclusão

A mensagem é falsa! As marcas presentes nas embalagens dos cosméticos não representam o grau nem a quantidade de produtos químicos presentes em sua composição. Mais um boato da web.

 

Continue lendo
18 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo