Connect with us

E-farsas

Soldados capturaram um pterodátilo em 1860?

Animais

Soldados capturaram um pterodátilo em 1860?

Foto que há anos circula pela web mostra um pterodátilo que teria sido abatido por soldados americanos em 1860. Mas será que essa imagem é verdadeira ou mais uma farsa da web?

A fotografia abaixo não é nova e existe na internet desde 1998. Nela podemos ver um grupo de soldados posando, felizes, depois de abaterem o que parece ser um enorme pterodátilo:

Pterodátilo abatido por soldados durante a guerra civil em 1860! Será verdade?

 

Verdadeiro ou falso?

O pterodátilo foi um tipo de réptil voador que viveu no que hoje é a África e em parte da Europa durante o período Jurássico – há mais de 150 milhões de anos. De acordo com a Wikipédia, o bicho era carnívoro e provavelmente alimentava-se de peixes e de pequenos animais.

Esse réptil voador foi extinto há milhões de anos antes do surgimento dos seres humanos e, pelo menos por enquanto, não há nenhuma comprovação de que ainda exista algum animal desse tipo vivo nos dias atuais (ou nos últimos séculos).

Representação de um Pterodátilo (foto: Reproduçao/Internet)

A foto

A imagem é uma fotomontagem. Trata-se de parte de uma campanha de marketing elaborada pela Florida’s Haxan Production para a divulgação do programa FreakLinks.

No blog da Produtora Haxan é explicado como que o hoax se espalhou: Em primeiro lugar, no final de julho de 1998, a imagem foi produzida e colocada propositadamente dentro de um livro antigo para ser “encontrada” dias depois.

Quando a notícia da imagem “achada” entre as páginas de um livro antigo se espalhou na web, muita gente ficou curiosa para saber do que se tratava o achado e ao repassar a foto, mesmo sem saber, acabaram fazendo propaganda para a estreia do programa de TV.

Imagem “original” que foi “encontrada” dentro de um livro antigo. (cortesia: Haxan Productions)

Conclusão

A imagem é falsa! Tratas-se de uma propaganda feita para um programa de TV dos EUA.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Animais

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top