17.2 C
São Paulo
domingo, agosto 1, 2021

Tartaruga de vidro que vive no Atlântico?

- Publicidade -

Será verdadeira a fotografia de uma linda tartaruga marinha “de vidro” azulada que teria sido encontrada no Oceano Atlântico?

A imagem apareceu na segunda semana de abril de 2016 no Facebook, mas circula na web desde 2015! Nela podemos ver uma mão segurando o que parece ser uma pequena tartaruga marinha. O que chama a atenção na fotografia é que o belíssimo animal possui uma coloração azulada e translúcida, com lindas cores e detalhes enfeitando todo o seu corpo!

O texto que acompanha essa foto afirma que o espécime é real e vive no Oceano Atlântico e em apenas uma das publicações feitas com essa imagem no Facebook chegou a alcançar mais de 40 mil compartilhamentos!

Afinal, será que essa foto é real? Que tartaruga é essa?

tartaruga
Linda tartaruga vive no Atlântico! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Essa linda tartaruga encantou muita gente na internet. Alguns comentários publicados no Facebook ainda salientam que a natureza é bela ao criar esse tipo de animal, mas a verdade é que esse bicho não existe no mundo real!!!

O cientistas conhecem atualmente 7 espécies de tartarugas marinhas, que são agrupadas em 6 gêneros . São elas:

É preciso explicar aqui que nem todas as espécies citadas são encontradas no Atlântico e, além disso, nenhuma delas se parece com a tartaruga da foto espalhada no Facebook.

A solução foi tentar buscar a origem dessa fotografia e uma busca no Google nos mostra que quem a publicou pela primeira vez foi o artista plástico Paul Katherman. Esse sujeito talentoso trabalhou muitos anos como soprador de vidro e acabou transformando isso em obras de arte.

Atualmente, Katherman tem um estúdio no distrito de Columbia, na Pensilvânia (EUA).

- Publicidade -

Paul_Katherman2

Paul_Katherman3

Paul_Katherman4
Fotos: Divulgação/Paul Katherman

A tartaruga de vidro é um pingente, que estava sendo vendido por U$80. Em seu ateliê online podemos ver essa tartaruga e outras obras de arte à venda!

Conclusão

A tartaruga que apareceu na web como sendo uma espécie encontrada no Atlântico é, na verdade, um pingente de vidro feito pelo talentoso artista plástico Paul Katherman! Ela parece de vidro justamente porque é de vidro!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. È mesmo? Quase fui enganado. Agora vou voltar a assistir meu DVD do Zorra Total enquanto escuto Wesley Safadão. Tenho que terminar de assistir logo pra dar tempo de ver a novela.

  2. Nossa, admiro a força de vontade que o Gilmar tem em pesquisar bem os assuntos. Mesmo sendo OBVIO que não se trata de um animal, ele ainda teve o trabalho de informar os gêneros e o criador das peças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui