Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um cachorro salvou recentemente a vida de um bebê coala na Austrália?

Animais

Um cachorro salvou recentemente a vida de um bebê coala na Austrália?

Um cachorro salvou recentemente a vida de um bebê coala na Austrália?

Muito provavelmente, o seu “feed” no Facebook vem sendo literalmente alimentado por histórias dramáticas envolvendo coalas e cangurus! Somente aqui no E-Farsas já fizemos três artigos sobre fotos e vídeos, que estão circulando nas redes sociais, e sendo falsamente atribuídos a eventos recentes (1 | 2 | 3)!

Dessa vez resolvemos investigar um caso envolvendo um cachorro da raça Golden Retriever, que recentemente teria salvado um bebê coala perdido! Bem, ao menos é isso que uma página chamada “Histórias com Valor”, no Facebook, vem alegando (arquivo).

Publicação da página “Histórias com Valor” no Facebook.

Essa página também possui um site na internet, onde eles publicaram a história por trás desse acontecimento (arquivo). Segundo o site, uma australiana chamada Kerry McKinnon, 45 anos, encontrou um filhote de coala se aquecendo no pelo de sua cachorrinha, chamada Asha, em Strathdownie, na Austrália. Kerry acreditava que o filhote tinha caído da bolsa ventral da mãe durante a noite, e acabou encontrando um refúgio no pelo de Asha. Ainda segundo Kerry, as temperaturas durante a noite chegavam a 5ºC e, em sua visão, Asha teria salvado o pobre bebê coala, que não talvez não conseguisse sobreviver devido ao frio intenso.

Um detalhe interessante é que o artigo não possui nenhuma data, seja da própria publicação ou no decorrer do texto. Foi mencionado apenas que se tratava de uma situação recente.

Publicação no site “Histórias com Valor”.

Entretanto, será que isso realmente aconteceu da forma como foi narrado? Esse caso aconteceu recentemente? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Essa história não aconteceu recentemente e não tem nenhuma relação com quaisquer incêndios ocorridos na Austrália. Para vocês terem uma ideia, as fotos foram tiradas em setembro de 2018! Nessa mesma época, essa história viralizou nos sites dos tabloides britânicos e, logicamente, na imprensa australiana.

Isso não quer dizer, no entanto, que se ela seja completamente verdadeira, porque há diversos pontos que carecem de esclarecimentos, que nunca foram dados.

A Versão de Kerry McKinnon

De acordo com a versão apresentada por Kerry McKinnon, seu marido teria se deparado nas primeiras horas da manhã com um bebê coala agarrado nas costas de Asha, uma Golden Retriever de 5 anos de idade. Kerry disse que Asha estava com um olhar muito confuso, sem entender o que estava acontecendo, enquanto ela ria diante da cena inusitada. Ela definiu a expressão da cachorra como “hilária“, e disse que Asha não estava tentando tirar o bebê coala de suas costas, e que parecia “feliz” com a situação.

Foto do bebê coala nas costas de Asha.

No entanto, Kerry disse que ninguém sabia como o bebê coala havia parado nas costas de Asha. Ela disse que, provavelmente, o bebê tinha se separado subitamente da mãe. Ela achava que o filhote pudesse ter caído da bolsa ventral da mãe durante a noite. Então, sem saber o que fazer, o bebê teria supostamente caminhado e encontrado seus cães, que estavam dormindo em camas, na varanda dos fundos da casa. Na visão de Kerry, o bebê coala teria decidido aconchegar-se no pelo de Asha por ser “agradável e quente”.

Basicamente, Kerry acreditava que Asha tivesse salvado o bebê coala, muito embora Asha não tenha, teoricamente, feito nada, exceto ficar parada e deixar o pequeno animal se aconchegar. Isso se a ordem dos acontecimentos de Kerry estivesse correta, é claro. Fato é que não sabemos o que realmente aconteceu, visto que não houve o registro através de câmeras de segurança, por exemplo.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Evidentemente, a maioria das pessoas quer imaginar um ato heroico por parte do cão, mas não podemos ser irresponsáveis e afirmar para vocês que tudo isso aconteceu da forma descrita por Kerry. Por outro lado, vocês são livres para imaginar o que quiserem.

Foto de Kerry ao lado de Asha.

O Destino do Bebê Coala

A australiana também disse que foi muito difícil separar o bebê coala de Asha. Aparentemente, o filhote não queria se soltar das costas da cachorra, mas eles conseguiram enrolá-lo num cobertor e mantê-lo aquecido.

O coala passou um exame veterinário, e foi entregue a um cuidador local de coalas para ser posteriormente solto na natureza.

Aparentemente, o filhote não queria se soltar das costas da cachorra, mas eles conseguiram enrolá-lo num cobertor e mantê-lo aquecido.

Um Subterfúgio Comumente Utilizado Por Páginas Destinadas a Publicação de Histórias Dramáticas

Muitas páginas destinadas a disseminação de histórias dramáticas, sejam brasileiras ou internacionais, comumente utilizam de um subterfúgio que, na prática, é uma sórdida armadilha ao leitor. Geralmente, elas não datam as suas publicações. O motivo? Dessa forma é possível requentar uma história várias vezes de acordo com o que estiver acontecendo. As pessoas acabam sendo enganadas ao pensar que se trata de algo recente, quando pode ter acontecido há muito tempo e não ter nenhuma relação com eventos atuais.

Embora a página “Histórias com Valor” não tenha citado que o cachorro “salvou” o bebê coala dos incêndios que vem a assolando a Austrália, ainda assim requentou, divulgando através do Facebook, uma notícia antiga sobre um dos animais símbolos do país, e que vem sendo severamente afetados por tais incêndios. De fato, é comum as pessoas não prestarem atenção em datas (muitos leem apenas as manchetes), mas não dizer ao leitor quando algo realmente aconteceu é uma forma de enganá-lo.

Ao observamos o código-fonte referente a notícia publicada pelo site “Histórias com Valor” isso fica bem claro. Nele, podemos notar que o texto foi originalmente publicado em 28 de setembro de 2018 e sofreu uma atualização em abril de 2019!

Podemos notar que o texto foi originalmente publicado em 28 de setembro de 2018 e sofreu uma atualização em abril de 2019!

Entenderam o esquema? Portanto, fiquem sempre muito atentos a sites que não publicam quando as histórias realmente aconteceram e, na dúvida, NÃO COMPARTILHE! Não seja cúmplice desse esquema que só prejudica o seu conhecimento e aqueles ao seu redor.

Conclusão

Fora de Contexto! Essa história não aconteceu recentemente e não tem nenhuma relação com quaisquer incêndios ocorridos na Austrália. Para vocês terem uma ideia, as fotos foram tiradas em setembro de 2018! Nessa mesma época, essa história viralizou nos sites dos tabloides britânicos e, logicamente, na imprensa australiana. Isso não quer dizer, no entanto, que se ela seja completamente verdadeira, porque há diversos pontos que carecem de esclarecimentos, que nunca foram dados.

Basicamente, Kerry acreditava que Asha, sua Golden Retriever de cinco anos, tivesse salvado o bebê coala, muito embora Asha não tenha, teoricamente, feito nada, exceto ficar parada e deixar o pequeno animal se aconchegar em meio ao frio da madrugada de Strathdownie, na Austrália. Isso se a ordem dos acontecimentos de Kerry estivesse correta, é claro. Fato é que não sabemos o que realmente aconteceu, visto que não houve o registro através de câmeras de segurança, por exemplo. Evidentemente, a maioria das pessoas quer imaginar um ato heroico por parte do cão, mas não podemos ser irresponsáveis e afirmar para vocês que tudo isso aconteceu da forma descrita por Kerry.

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo