16 C
São Paulo
quarta-feira, setembro 28, 2022

Um garoto de 16 anos caiu do prédio tentando capturar Pokémon?

Array
- Publicidade -

Notícia afirma que um jovem de 16 anos de idade caiu do 13º andar do prédio em que morava ao tentar capturar pokémon no jogo Pokémon Go! Será verdade?

O texto acompanhado da imagem de um garoto com as costas em carne viva apareceu na web na segunda semana de agosto de 2016. De acordo com a reportagem, um adolescente, de 16 anos teria caído do 13º andar de um prédio, no Flamengo, Zona Sul do Rio, no dia 07 de agosto!

A polícia, segundo o texto, suspeita que o garoto estava procurando Pokémon, pois o celular que estava na mão do adolescente ficou em pedaços. O rapaz estaria jogando no parapeito de seu apartamento quando se desequilibrou e caiu, morrendo na hora!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Garoto teria caído do prédio tentando caçar pokémon! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Garoto teria caído do prédio tentando caçar pokémon! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Como já mostramos aqui no E-farsas em outro boato semelhante a esse, muita gente está se aproveitando do sucesso que o jogo Pokémon Go está fazendo para disseminar rumores de mortes por causa desse aplicativo. No começo de agosto de 2016, explicamos aqui a verdade sobre a notícia do homem que teria caído do 16º andar de um prédio em Belo Horizonte (MG) ao tentar caçar pokémon.

Agora, a notícia é quase a mesma, com a diferença que a vítima, nesse caso, tem 16 anos e o acidente teria ocorrido no Rio de Janeiro.

Só que quem inventou essa e-farsa apenas copiou o texto de uma reportagem publicada em maio de 2016 (antes do lançamento do Pokémon Go aqui no Brasil) no portal G1, apenas acrescentando menções ao jogo para dar ao leitor a impressão de que ele seria a causa da morte do menino.

Na reportagem do G1 é explicado que o adolescente tinha 13 anos e que ele não morreu na hora, pois sua queda foi amortecida por um telhado de aço, instalado há pouco tempo na garagem do prédio onde ele morava.

Conclusão

Nenhum garoto caiu de prédios (até agora) por causa do jogo Pokémon Go!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Ainda não, mas que vai MORRER por causa desse jogo, ah vai. Provavelmente já há mortes por causa exclusiva desse jogo, assim como já ocorrem milhares de mortes causadas por desatenção ao volante ou travessia de ruas e avenidas e outros acidentes diversos, em razão do uso de celulares,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui