20.2 C
São Paulo
sábado, julho 2, 2022

Um marido processou a esposa após vê-la sem maquiagem na Lua de Mel?

- Publicidade -

Será verdadeira ou falsa a notícia afirmando que um noivo recém-casado resolveu processar a esposa após vê-la sem maquiagem na lua de mel?

Essa notícia inusitada voltou a ser compartilhada através das redes sociais no começo de dezembro de 2017 e afirma que um homem algeriano teria decidido processar a esposa após ver como ela era sem maquiagem! O marido, segundo o que diz na notícia, está processando a sua esposa alegando que se sentiu traído por ela após vê-la sem maquiagem no dia seguinte ao casamento.

Ele estaria alegando no tribunal que não reconheceu a mulher e pensou que o quarto havia sido invadido por uma ladra e pede uma indenização de 13 mil libras pelo sofrimento causado a ele!

Será que isso é verdade ou mentira?

Marido teria processado a esposa após ver como ela é sem maquiagem! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Em agosto de 2015, vários sites brasileiros – incluindo o da revista Istoé – publicaram a notícia do casal argelino cujo o marido estaria processando a esposa após vê-la sem maquiagem. A Istoé, para não se complicar, cita uma matéria do tabloide sensacionalista Daily Mail, que não se preocupa muito em checar as informações que publica.

A “reportagem” do Daily Mail, por sua vez (e como de costume), não dá nenhuma prova da veracidade das informações e tira o corpo fora, citando como fonte uma publicação feita no site Emirates247.

O Emirates247 publicou, de fato, uma “matéria” sobre o casal argelino, mas também não cita nomes e outras provas do assunto! Fotos, documentos… Nada!

Acontece que a “notícia” surgiu dias antes (30 de julho de 2015) no site humorístico de língua francesa El Manchar, que deixa bem claro que trata-se de um site com notícias inventadas para fins humorísticos:

“El Manchar é um site de informações falsas e completamente absurdas. Foi criado com o único propósito de explorar o campo do absurdo. Além disso, os artigos que são publicados lá, não se referem a nenhuma ocorrência de realidade, mas apenas a ocorrências do possível.”

Fotos usadas na Fake News

- Publicidade -

Cada site que caiu na fake news usou uma versão diferente de fotos para ilustrar a matéria. A imagem abaixo, por exemplo, é de uma postagem mostrando como a maquiagem pode ajudar algumas mulheres:

O mesmo vale para a foto que usamos para ilustrar essa pesquisa. Ela foi tirada de publicações de 2014 e nada tem a ver com algum processo movido por um marido traído!

Ainda em agosto de 2015, um recorte de um jornal com essa fake news invadiu as redes sociais, o que fez com que a “notícia” ganhasse força ainda mais:

Só que há um pequeno detalhe aí: A mulher mostrada na foto é indiana e não tem nenhuma relação com a notícia!

Conclusão

A notícia afirmando que um marido argelino teria processado esposa após vê-la sem maquiagem na lua de mel é falsa! Ela surgiu em um site humorístico francês, em julho de 2015!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui