Connect with us

E-farsas

Um morador de Indaiatuba usou drone com fogos de artifício para acabar com festa?

Falso

Um morador de Indaiatuba usou drone com fogos de artifício para acabar com festa?

Um morador de Indaiatuba usou drone com fogos de artifício para acabar com festa?

Será verdade que um vizinho que estava irritado com o som alto de uma confraternização usou um drone com bombas e rojões para acabar com festa?

O vídeo surgiu nas redes sociais no final da primeira quinzena de julho de 2019 e já foi visto mais de um milhão de vezes (somando as várias cópias publicadas no YouTube e no Facebook). Nele podemos ver um drone carregado de fogos de artifícios e, segundo o texto que acompanha as imagens, teria sido feito por um vizinho irritado com uma festa barulhenta perto de sua casa.

Os fogos teria sido lançados numa tentativa de acabar com a festa e a engenhosidade do homem chamou a atenção de muita gente, mas será que isso é verdade mesmo?

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas a história não é bem essa que andaram espalhando por aí!

No dia 15 de julho de 2019, o influenciador digital Lucas Albert fez uma brincadeira em acordo com seus amigos e lançou o vídeo do drone com fogos de artifício em seu perfil do Instagram – onde ele tem mais de 2 milhões de seguidores:

Na publicação inicial, o rapaz brincou que teria soltado o drone com os fogos para se vingar de seus amigos, que fizeram um churrasco e não o convidaram. No entanto, sites e blogs começaram a espalhar o vídeo como se fosse de uma vingança real por causa do som alto de uma festa!

Em vídeo enviado ao Jornal de Brasília, Lucas explica que tudo não passou de uma brincadeira entre amigos:

Lucas também explicou que o vídeo não foi filmado em em Indaiatuba (SP), mas em Ipojuca, no Estado do Pernambuco.

Conclusão

O vídeo mostrando um drone soltando fogos de artifício é verdadeiro, mas a história afirmando que isso teria sido o trabalho de um vizinho irritado com o som alto de uma festa é falsa! 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top