16.5 C
São Paulo
domingo, junho 20, 2021

8 dicas para você reconhecer fake news!

- Publicidade -

Preparamos um vídeo com oito preciosas dicas para você conseguir identificar as fake news que se espalham pelas redes sociais! Confira!

Desde 2002, o E-farsas tenta desmentir (ou confirmar) as histórias que circulam pela web. Começamos esse trabalho numa época em que o termo “fake news” sequer existia e, atualmente, o assunto é recorrente nas redes sociais e todos os dias dezenas de notícias falsas são criadas e outras milhares são compartilhadas.

Mas o que é fake news? Você sabe identificar?

Pensando nisso, criamos um pequeno tutorial com 8 dicas para você consiga identificar se aquela notícia que você recebeu no grupinho de WhatsApp é verdadeira ou se trata de uma fake news:


O vídeo acima é uma atualização da primeira parte de uma série de artigos que publicamos no E-farsas em 2012 e que você pode conferir aqui.

Conclusão

Muito obrigado pela audiência. Esperamos que essas simples dicas possam lhe ajudar a criar um pouco de ceticismo em relação a tudo o que você recebe nas redes sociais.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui