11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Vacinas contra a COVID-19 estão sendo vendidas na rua 25 de Março, em São Paulo?

- Publicidade -

É verdade que camelôs estão vendendo vacinas da Pfizer contra o novo coronavirus na rua 25 de Março, em São Paulo?

A imagem surgiu nas redes sociais no final de dezembro de 2020, em meio à discussão sobre a imunização em massa contra a COVID-19. Nela podemos ver uma embalagem com um frasco de um medicamento com o logotipo da Pfizer e com as inscrições “Corovavirus Vaccine” (algo como “vacina contra o coronavirus”, em inglês).

O texto que acompanha a imagem que também foi compartilhada em grupos do WhatsApp afirma que o imunizante estaria sendo vendido clandestinamente por ambulantes na rua 25 de Março, um dos centros comerciais mais populares do centro de São Paulo.

Será que isso é verdade? Essa nova vacina está mesmo à venda por camelôs em São Paulo?

Vacina contra o novo coronavirus já estaria sendo vendida clandestinamente na rua 25 de Março, em São Paulo! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O primeiro detalhe que chama a atenção nessa história é que, da mesma forma que aconteceu na notícia falsa que apuramos aqui no E-farsas sobre um suposto esquema de venda de vacinas por camelôs no Rio de Janeiro, não há nenhuma foto ou publicação nas redes sociais – além dessa – sobre o produto. Era de se esperar que se o medicamento tivesse mesmo sendo vendido nas ruas de São Paulo, alguém iria publicar fotos sobre isso.

Além disso, o produto que aparece na foto é apresentado na forma de “cartucho de vaporização”, no entanto só existem até agora vacinas aprovadas para imunização contra o coronavirus de uso intramuscular, por meio de seringas com agulhas. Em junho de 2020, uma equipe de cientistas da Universidade de São Paulo iniciou estudos de uma vacina em forma de inalação contra a COVID, mas ainda não há previsão para conclusão de todos os testes.

Uma busca no site do laboratório da Pfizer por “vaporizer vaccine” e não encontramos nada. Ou seja: a Pfizer ainda não tem nenhuma vacina contra a COVID-19 em vapor e tampouco possui alguma vacina para ser aplicada dessa forma.

Outro detalhe que mostra que essa imagem não é real são os dizeres “made in China” (feito na China). A Pfizer explica em seu site que as vacinas contra o novo coronavirus estão sendo fabricadas em parceria com a BioNTech na Alemanha, Bélgica e Estados Unidos e não na China.

A agência de notícias Reuters entrou em contato com a Pfizer e um porta-voz da empresa confirmou que a imagem é falsa e que não há esse tipo de vacina em desenvolvimento em seus laboratórios. Segundo a Reuters, a foto também se espalhou nas mídias sociais em publicações em inglês e, a princípio, como uma piada.

- Publicidade -

Em uma busca reversa da imagem, estimamos que a foto que viralizou no final de dezembro aqui no Brasil parece ter surgido no dia 19 de dezembro no fórum Reddit, como um conteúdo humorístico (publicado na seção “funny”, inclusive, que quer dizer “engraçado”), mas a postagem foi removida pelos moderadores.

Busca reversa feita pelo Tineye mostra que a publicação mais antiga dessa foto parece ter sido feita no dia 20 de dezembro de 2020

A imagem falsa também circulou em italiano e também foi desmascarada lá pelos nossos amigos do Bufale.net.

Conclusão

Não é verdade que camelôs estão vendendo vacinas contra o coronavirus na rua 25 de Março, em São Paulo. Também não é verdade que a foto compartilhada nas redes sociais seja de uma vacina inalável feita pelo laboratório Pfizer!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

27 COMENTÁRIOS

  1. Embaixo ainda há “from the makers of the Boner pill”, ou seja, “dos fabricantes da pílula da ereção”, claramente uma imagem de site de humor. Infelizmente os jumentos estão repassando isso como verdade.

          • Carl Segão, um otário pior ainda(um pentário) que não acredita que a tal notícia falsa, na verdade, é verdadeira.

            Troll arrombado, comedor de capim, que diz que fake news deve ser compartilhada porque não importa a verdade, mas sim “acabar com a esquerda”. Notícia verdadeira de cu é rola, pederasta.

          • Chupa saco do gilmar e da esquerda, vai procurar uma roupa pra lavar. Aproveite e lave a bunda. Daqui da para sentir o fedor de sua mente, comedor de lavagem.

          • Chupa saco do gilmar e da esquerda,

            Lambe bo(s)tas da direita!

            vai procurar uma roupa pra lavar.

            Vá procurar um canavial de rolas pra chupar.

            Aproveite e lave a bunda.

            Fica de quatro que eu lavo.

            Daqui da para sentir o fedor de sua mente, comedor de lavagem.

            A sua tá ligada diretamente no intestino, arrombado pederasta bovino comedor de bosta.

  2. É Senhor Gilmar! Pelo jeito, não tens saído muito de casa né! Bom, para vossa informação, até pela web estão vendendo a tal vacina, falsa, claro!

      • Para um cara que dirige um site de Fact-Cheking, das duas uma, ou as duas: tu tá muito mal informado, ou está mal informado e, ao mesmo tempo, não quer reconhecer que isso é verdade.

        • Para um cara que dirige um site de Fact-Cheking, das duas uma, ou as duas: tu tá muito mal informado, ou está mal informado e, ao mesmo tempo, não quer reconhecer que isso é verdade.

          Pra um comentarista pobre de direita arrombado das duas, duas. È um bovino que acredita em fake news e é um imbecil que vem passar vergonha comentando sem refutar uma sílaba sequer da matéria. Pombo cagão enxadrista. PRUUUUUUUU

      • Para um cara que se diz, ou é o criador e diretor de um site de fact-cheking, tu tá mal informado, ou não quer se dar “ao luxo” de procurar a verdade. Ou, quem sabe, até as duas coisas.

          • Por que você mesmo não pesquisa e publica aqui? Suas “fontes”, pelo jeito, não são tão seguras assim! Ou, contradizem aquilo que você prega…

          • Quem acusa é quem tem que provar. Ou seja, se alguém está dizendo que há essa vacina à venda na 25 de Março, então que mostre as provas.
            Mesmo assim, fiz a minha parte: a pesquisa está nesse artigo, com links e devidamente documentado.

          • Por que você mesmo não pesquisa e publica aqui?

            Por que você não deixa de ser vagabundo preguiçoso?

            Suas “fontes”, pelo jeito, não são tão seguras assim!

            <Seguro é o Zapzap, né mobral?

            Ou, contradizem aquilo que você prega…

            Prega? Você nem tem mais isso, pederasta arrombado.

        • Para um cara que se diz, ou é o criador e diretor de um site de fact-cheking, tu tá mal informado,

          Bem informado é você, que acredita em fake news e tem orgulho disso, né pombo? Pruuuuuu

          ou não quer se dar “ao luxo” de procurar a verdade.

          Inversão do ônus da prova. Falácia.

          Ou, quem sabe, até as duas coisas.

          Claramente você não sabe. De nada. Nunca.

    • É Senhor Gilmar! Pelo jeito, não tens saído muito de casa né! Bom, para vossa informação, até pela web estão vendendo a tal vacina, falsa, claro!

      Fonte: Jornal Tireidoku, publicado pela Doutora Euli Nannete. Tá certo, bovino acéfalo.

      • Matéria: Jornal do Gilmar, publicado pela Doutora “baba-saco” formada em Ciências Ocultas e Letras apagadas, Carl Segão. Thá çerto, suíno com o cérebro de merda. rsrs

        • Matéria: Jornal do Gilmar, publicado pela Doutora “baba-saco” formada em Ciências Ocultas e Letras apagadas, Carl Segão. Thá çerto, suíno com o cérebro de merda. rsrs

          “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”. Obrigado por comprovar, burrildo gadolino comedor de fezes.

        • Fonte reversa, de novo, do Jornallamberaboengoleporradogilmar Carl Cegão. Publicado pelo próprio néscio cabeção repleto de dejetos.

          Ou seja, seu próprio orifício corrugado situado região inferior lombar arrombado.

        • Fonte reversa, de novo, do Jornallamberaboengoleporradogilmar Carl Cegão.

          Projeção. Projeta nos outros os seus desejos mais íntimos. Freud explica.

          Publicado pelo próprio néscio cabeção repleto de dejetos.

          Sim, você.

  3. QUE ACREDITA NISSO MERECE QUE RIAM DA CARA BEM ALTO AINDA E QUEM PUBLICA COISA FAKE TBM ÓBVIO QUE É TUDO MENTIRA VAI APAGAR DE NOVO MEU COMENTÁRIO?

  4. Tanta explicação pra pouca coisa! É um cartucho de cigarro eletronico, está bem obvio a coil e a piteira -.-‘ provavelmente um cartucho com CBD que é óleo Canabidiol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui