Será que o vídeo mostrando um garotinho rodopiando em uma sala preso apenas pela sua cabeça em uma corrente é verdadeiro ou falso?
O filminho tem poucos segundos, mas é muito aflitivo e gerou muitas dúvidas quanto à sua veracidade. Amplamente compartilhado na primeira quinzena de janeiro de 2019, o vídeo mostra um jovem garoto aparentemente pendurado apenas pela sua cabeça, rodopiando em uma sala, preso apenas por uma corrente!
Por mais aflitivo e falso que possa parecer, o vídeo é real!
O garoto do vídeo está passando por uma sessão da terapia chamada de Halo gravity traction que auxilia no tratamento agudo de escoliose. De acordo com o estudos na área, o uso da tração halo-craniana remove o impacto da gravidade na deformidade da coluna, alongando as costas e estendendo os tecidos moles adjacentes.
Com isso, o paciente consegue até respirar melhor e, conforme apurado em estudos, o desvio da escoliose chega a melhorar até 35%, além de comprovadamente melhorar a função pulmonar da maioria dos pacientes (observando que o estudo, apesar de sério, foi limitado a um número reduzido de pacientes).
“Isso dói? Embora os pacientes possam ter um pouco de dor de cabeça no primeiro ou segundo dia, a maioria diz que se sente melhor (menos dor na coluna), respira mais facilmente e freqüentemente ganha apetite. Você pode remover o halo? Enquanto o próprio halo não pode ser removido, os pacientes podem periodicamente sair de tração para atividades como tomar banho e trocar de roupa. Dispositivos de tração são anexados a camas para que os pacientes possam dormir em tração. A estrutura do halo será removida quando o tratamento cirúrgico final for concluído.”
Conclusão
O vídeo do menino pendurado pela cabeça é real, mas ele não fica assim o tempo todo. Trata-se de uma sessão de um tratamento que auxilia no alinhamento da coluna!