16.9 C
São Paulo
terça-feira, maio 11, 2021

Vídeo mostra um menino pendurado apenas pela cabeça! Será verdade?

- Publicidade -

Será que o vídeo mostrando um garotinho rodopiando em uma sala preso apenas pela sua cabeça em uma corrente é verdadeiro ou falso?

O filminho tem poucos segundos, mas é muito aflitivo e gerou muitas dúvidas quanto à sua veracidade. Amplamente compartilhado na primeira quinzena de janeiro de 2019, o vídeo mostra um jovem garoto aparentemente pendurado apenas pela sua cabeça, rodopiando em uma sala, preso apenas por uma corrente!

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

You spin me right round…..

Verdade ou mentira?

Por mais aflitivo e falso que possa parecer, o vídeo é real!

O garoto do vídeo está passando por uma sessão da terapia chamada de Halo gravity traction que auxilia no tratamento agudo de escoliose. De acordo com o estudos na área, o uso da tração halo-craniana remove o impacto da gravidade na deformidade da coluna, alongando as costas e estendendo os tecidos moles adjacentes.

Com isso, o paciente consegue até respirar melhor e, conforme apurado em estudos, o desvio da escoliose chega a melhorar até 35%, além de comprovadamente melhorar a função pulmonar da maioria dos pacientes (observando que o estudo, apesar de sério, foi limitado a um número reduzido de pacientes).

O halo é preso por parafusos no crânio, mas não chega a causar dor no paciente (perceba que o menino do vídeo não parece estar sofrendo).

No vídeo abaixo, feito por um hospital texano para crianças, podemos ver como funciona a terapia:

- Publicidade -

No site do Hospital Shriners para Crianças de St. Louis (Missouri – EUA), são respondidas as duas principais dúvidas a respeito desse tratamento:

Isso dói? Embora os pacientes possam ter um pouco de dor de cabeça no primeiro ou segundo dia, a maioria diz que se sente melhor (menos dor na coluna), respira mais facilmente e freqüentemente ganha apetite.
Você pode remover o halo? Enquanto o próprio halo não pode ser removido, os pacientes podem periodicamente sair de tração para atividades como tomar banho e trocar de roupa. Dispositivos de tração são anexados a camas para que os pacientes possam dormir em tração. A estrutura do halo será removida quando o tratamento cirúrgico final for concluído.”

Conclusão

O vídeo do menino pendurado pela cabeça é real, mas ele não fica assim o tempo todo. Trata-se de uma sessão de um tratamento que auxilia no alinhamento da coluna!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Cara, a anos sigo seu site, mas estas propagandas no meio do video esta muito chata. Sei que vc precisa monetizar, mas faz de outra forma, outros sites nao poe anuncios assim.

  2. Cara, a anos sigo seu site, mas estas propagandas no meio do video esta muito chata. Sei que vc precisa monetizar, mas faz de outra forma, outros sites nao poe anuncios assim.

  3. Isso é chama Halo Craniano e provavelmente essa criança só está brincando… Pode observar a cadeira de rodas ao fundo… Tratamento realizado para coluna em casos específicos, realizado também no Brasil em instituições de referência como AACD, HC e alguns outros.

  4. Isso é chama Halo Craniano e provavelmente essa criança só está brincando… Pode observar a cadeira de rodas ao fundo… Tratamento realizado para coluna em casos específicos, realizado também no Brasil em instituições de referência como AACD, HC e alguns outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui