Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

17 testemunhas contra João de Deus morreram misteriosamente?

Crimes

17 testemunhas contra João de Deus morreram misteriosamente?

17 testemunhas contra João de Deus morreram misteriosamente?

É verdade 17 pessoas que prestaram depoimento contra o médium João de Deus morreram de formas misteriosas em um período de 7 dias?

A notícia surgiu na web no começo da segunda quinzena de 2018. De acordo com a reportagem, coisas estranhas teriam ocorrido na delegacia onde João de Deus foi ouvido em seu depoimento contra acusações de assédio sexual.

O texto afirma que o ar condicionado da sala teria quebrado, um fio estourou e até o escrivão sofreu acidente a caminho da delegacia e quebrou o braço!

Além disso, diz a matéria bastante compartilhada também no Facebook, cerca de 17 testemunhas morreram sob circunstâncias estranhas (5 delas fora do País). Luiza Aparecida Nonato, Herminia Ferreira dos Santos e Jennifer Stephanie são alguns exemplos das pessoas que teriam morrido de causas naturais em um intervalo de 7 dias e logo após denunciarem João de Deus!

Será que isso é verdade?

É verdade que 17 testemunhas morreram misteriosamente? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 17 de dezembro de 2018, o site Mixturando publicou a história das mortes “misteriosas” envolvendo testetemunhas do caso João de Deus, mesclando uma notícia real sobre “estranhos acontecimentos” (que não tem nada de paranormais, diga-se de passagem) durante o depoimento do médium João de Deus.

As partes reais da notícia são:

  • O ar condicionado da sala da delegada onde estavam colhendo o depoimento quebrou;
  • A delegada usou uma extensão para ligar o aparelho, mas o fio não aguentou e pegou fogo;
  • Uma tecla do computador travou;
  • O escrivão sofreu um acidente a caminho da delegacia e quebrou o braço;

A explicação para os casos de ar condicionado falhando e fios elétricos estourando é simples e triste: As condições das delegacias no Brasil estão péssimas!

Como exemplos, podemos citar um levantamento feito em 2016 pela Comissão do Sistema Prisional e pela Segurança Publica do CNMP mostrou que apenas 12% das delegacias da Polícia Civil Brasileiras possuem pessoal suficiente para investigações e uma falta de investimentos em manutenção.

Em Minas Gerais, 95% das delegacias não possuem a quantidade suficiente de servidores. E uma busca no YouTube por reportagens a respeito da situação das delegacias no Brasil e podemos ver que não se trata só de falta de pessoal, mas também de falta manutenção desses locais.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Além disso, o simples fato de se ligar um aparelho como um ar-condicionado em uma extensão pode causar sobreaquecimento nos fios…

Quanto à parte se referindo às 17 mortes (que o site Mixturando relata como sendo “cerca de 17 mortes”), não há nenhuma evidência de que isso tenha acontecido.

  • Uma busca por “Herminia Ferreira dos Santos” não retorna nenhuma notícia a respeito dessa morte.
  • A busca por “Luiza Aparecida Nonato” só retorna o próprio Mixturando.
  • A busca pelo terceiro nome citado na “notícia” – a americana Jennifer Stephanie – também não retorna nada sobre morte de uma jovem com esse nome.

O site que primeiro espalhou essa história já apareceu aqui no E-farsas em outras ocasiões, com notícias que já mostramos serem falsas! Confira:

Mãe Dináh previu a morte de Lula e a vitória de Haddad?

         

Um pastor jogou fiel no chão para cura-la, mas acabou deixando ela tetraplégica?

 

Pais dos meninos que se beijaram em “festa do Pabllo Vittar” vão ser presos?

Atualização 19/12/2018

No dia 19 de dezembro de 2018, a jornalista Mônica Bergamo afirmou no jornal Folha de São Paulo que uma das vítimas do médium havia cometido suicídio! Ainda estamos apurando a informação, uma vez que a reportagem não dá detalhes sobre o assunto.

Conclusão

A história afirmando que “cerca de” 17 testemunhas contra João de Deus morreram em um espaço de 7 dias é falsa!

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Chico Bento

    19 de dezembro de 2018 em 11:39

    Sei que não foi uma morte “misteriosa”, mas de fato uma das vítimas dele de fato morreu. Talvez fosse interessante incluir na matéria, sei lá.

    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2018/12/uma-das-vitimas-de-joao-de-deus-cometeu-suicidio-nesta-quarta-diz-ativista.shtml

  2. Ozymndias Lengruber

    22 de dezembro de 2018 em 18:00

    O próximo a entrar no saco preto vai ser o ELENAOMEREPRESENTA. rsrs

    • ELENAOMEREPRESENTA

      26 de dezembro de 2018 em 10:15

      Falou em saco preto, apareceu o eleitor do Alexandre Frota! Esse tá acostumado a ver sacos pretos, né, palerma? E já tomou seu suquinho de laranja hoje? AHHAHAHAHAHHAHAHA

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo