Connect with us

E-farsas

O PlayStation do São Carlo Acutis vai virar uma relíquia da Igreja Católica?

Falso

O PlayStation do São Carlo Acutis vai virar uma relíquia da Igreja Católica?

O PlayStation do São Carlo Acutis vai virar uma relíquia da Igreja Católica?

É verdade que o PlayStation do adolescente santificado está sendo estudado para se tornar a mais nova relíquia sagrada da Igreja Católica?

A alegação surgiu nas redes sociais em setembro de 2025, voltando a ser compartilhada em dezembro do mesmo ano. Segundo o que foi disseminado, alguns itens usados pelo adolescente Carlo Acutis, canonizado em 2020, estariam sendo analisados pela Igreja para serem transformados em relíquias sagradas. Dentre os objetos, estaria o aparelho de videogame PlayStation onde o adolescente jogava, o que o habilitaria a se tornar um item a ser venerado pelos católicos.l

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “Igreja Católica pode reconhecer o PlayStation do santo Carlo Acutis como relíquia.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

De acordo com o site de notícias do Vaticano, Carlo Acutis é o primeiro santo da geração millennial. Nascido no Reino Unido em 1991, o jovem foi diagnosticado em 2006 com uma forma de leucemia e faleceu, aos 15 anos de idade. Em apenas 17 anos, o garoto foi canonizado, se tornando o caso mais rápido de santificação do século XXI.

Alguns dos motivos para a rápida beatificação do adolescente podem ser:

  • Fama imediata de santidade
  • Provas digitais e sem constatação de controvérsias
  • Milagre bem documentado 
  • Cura reconhecida oficialmente
  • Exemplo para os jovens e o mundo digital

A Igreja Católica pode ter visto na vida do jovem Acutis, um garoto antenado com a tecnologia, internet, etc., a possível chance de trazer mais adolescentes para a religião, pois o catolicismo caiu entre os mais jovens no mundo todo. Só no Brasil, para se ter uma ideia, em 1980, o IBGE identificou que mais de 90% dos brasileiros eram católicos. Em 2022, esse número caiu para 45%, e entre jovens de 16 a 24 anos, menos de 35% se dizem católicos praticantes.

Relíquias Sagradas

A Igreja Católica classifica as relíquias em três categorias:

  • Primeiro grau: parte do corpo de um santo (ossos, cabelo, sangue, etc.).
  • Segundo grau: objetos pessoais (livros, roupas, diários, rosários, etc.).
  • Terceiro grau: itens que tocaram uma relíquia de primeiro ou segundo grau (como a tumba de um santo, ou a terra que cobriu seu caixão, por exemplo).

No caso do aparelho de videogame usada pelo santo ainda em vida, a Igreja poderia considerá-lo uma relíquia de segundo grau. No entanto, não há nenhuma menção a esse assunto no site do Vaticano. Além disso, não se sabe ao certo sequer qual é o modelo do videogame usado pelo garoto, visto que em suas biografias é afirmado que adorava jogar Halo, um jogo eletrônico exclusivo para Xbox, da Microsoft, e não para o PlayStation (da Sony).

A Santa Sé condena a venda de relíquias atribuídas a santos e investiga a venda online de itens associados a Carlo Acutis. Um usuário do site de comércio eletrônico eBay, por exemplo, estava tentando vender uma mecha de cabelos supostamente de Acutis por 2.000 euros.

Atualmente, as relíquias oficiais do São Carlo Acutis são:

  • O corpo (relíquia principal)
  • Sangue e Cabelos (primeira classe)
  • Roupas e objetos pessoais (segunda classe)
    • O computador onde ele criou o site sobre milagres eucarísticos;
    • O rosário que usava diariamente;
    • Roupas (moletom, calça jeans, camiseta, tênis);
    • Caderno de anotações espirituais
    • Bíblia pessoal
  • Relíquias de terceira classe como Rosários, Estampas e medalhas tocadas no corpo dele durante a exumação

Possível origem

É bem provável que esse rumor envolvendo o videogame poder virar uma relíquia tenha surgido no fórum Reddit, em janeiro de 2022, quando um usuário levantou um questionamento a respeito das possíveis relíquias atribuídas ao Carlo Acutis. Note que o nome “PlayStation” apareceu apenas como um exemplo:

Como se define o estatuto de uma relíquia, especialmente no caso das relíquias de segunda e terceira classe? Uma pergunta que surgiu de uma piada relacionada ao Beato Carlo Acutis. Olá a todos, li (e ouvi) essa piada várias vezes, mas só agora tenho tempo livre para perguntar. A piada é mais ou menos assim: “Se o Beato Carlo Acutis fosse um ávido jogador de PlayStation 2, isso faria com que seu PlayStation 2 se tornasse uma relíquia de segunda classe? E se eu colocasse minha cópia de Kingdom Hearts II nesse PlayStation 2, minha cópia de Kingdom Hearts II se tornaria uma relíquia de terceira classe?” Pelo que li, este pode parecer um caso bastante plausível, mas tenho quase certeza de que os detalhes técnicos são mais complexos. Portanto, minhas perguntas são: um objeto pertencente ao santo adquire automaticamente o status de relíquia de segunda classe com base em como o santo conviveu com esse objeto, ou a Igreja precisa se pronunciar sobre isso primeiro? E, em relação à relíquia de terceira classe, qualquer objeto em contato com uma relíquia (uma específica, seja de primeira ou segunda classe) adquire automaticamente o status de relíquia de terceira classe? Muito obrigado!” (traduzido pelo Google Translate)

Outros Rumores

Essa não foi a primeira vez que o nome do Santo da Internet foi envolvido em desinformação. Em outubro de 2020, desmentimos aqui no E-farsas a falsa afirmação sobre o suposto corpo incorrupto do jovem Acutis. Na época, espalhou-se que quando ele foi exumado, seu corpo estava perfeitamente conservado, o que não é verdade.  

Corpo de jovem que será beatificado na Itália foi encontrado incorrupto?

Conclusão

Não há menção do Vaticano sobre transformar o PlayStation do São Carlo Acutis uma relíquia sagrada! Tudo parece ter surgido de uma pergunta bem-humorada feita em um fórum de discussões, em 2022!   

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top