today-is-a-good-day
21 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

A primeira flor nasceu no espaço em 2016?

Array
- Publicidade -

É verdade que a NASA conseguiu fazer uma flor nascer e desabrochar no espaço pela primeira vez só em 2016?

A notícia da grande e importante conquista do ser humano foi publicada em todos os jornais do mundo inteiro na segunda quinzena de janeiro de 2016. De acordo com as agências de notícias, o astronauta Scott Kelly teria afirmado no dia 16 de janeiro de 2016 que a zinnia plantada na Estação Espacial Internacional havia sido a primeira flor a crescer no espaço!

A foto da flor foi publicada no perfil do astronauta no Twitter e a comemoração foi enorme!

Será que essa notícia é verdadeira? Será que nunca houve nenhuma experiência semelhante a essa na história da humanidade?

Essa seria a primeira flor a nascer no espaço! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)
Essa seria a primeira flor a nascer no espaço! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdadeiro ou falso?

No dia 16 de janeiro de 2016, o astronauta norte-americano Scott Kelly comemorou em seu Twitter a experiência bem sucedida feita na Estação Espacial Internacional! Um exemplar da zinnia desabrochou fora da Terra:

 

No entanto, apesar da afirmação feita pelo astronauta, essa não foi a primeira vez que experimentos como esse foram realizados no espaço!

De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a Estação Espacial da então União Soviética Salyut-7 cultivou alguns Arabidopsis a bordo e após 40 dias, as plantas a floresceram e produziram sementes na microgravidade do espaço. O experimento foi feito em 1982 e a documentação pode ser lida aqui.

- Publicidade -

Em 1996, os astronautas do ônibus espacial Columbia também cultivaram flores no espaço. De acordo com esse paper, os experimentos foram feitos com sementes da Arabidopsis thaliana.

Em 2012, o astronauta Don Pettit também publicou em seu blog na NASA o resultado de seus experimentos com plantações de abobrinhas e girassóis fora da Terra.

Em junho de 2012, Pettit postou fotos de suas “flores espaciais”:

Girassol cultivado no espaço em 1982! (Foto: Reprodução/NASA)
Girassol cultivado no espaço em 2012! (Foto: Reprodução/NASA)

Em 2014, a equipe da Estação Espacial Internacional também cultivou um tipo de alface lá no espaço.

Conclusão

Apesar de vários veículos noticiarem que essa foi a primeira flor a nascer no espaço (e isso foi até confirmado pela própria NASA), os russos já haviam conquistado essa façanha 34 anos antes e os próprios norte-americanos já haviam feito isso também outras vezes antes de 2016.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Gilmar, note que a NASA em nenhum momento afirmou ser a primeira flor cultivada no espaço, em seus releases oficiais:

    https://www.nasa.gov/image-feature/zinnia-flowers-starting-to-grow-on-the-international-space-station

    http://www.nasa.gov/mission_pages/station/research/news/flowers

    https://www.nasa.gov/content/veggie-plant-growth-system-activated-on-international-space-station

    Quem disse isso foi o Scott Kelly, em seu Twitter e Instagram, provavelmente sem ter se lembrado dos experimentos anteriores (talvez tomado pela emoção do florescimento da Zinnia), e apesar dele ser um astronauta da NASA, não significa que sua declaração seja a posição oficial da agência. Especialmente porque eles possuem acesso direto à Internet, podendo postar o que quiserem. Inclusive no post do Instagram @nasa eles republicaram a foto sem mencionar nada a respeito de ser a primeira vez.

    Abraços

  2. E Gilmar, apenas complementando meu comentário anterior, a confusão ocorreu porque a informação repassada pelas mídias foi incompleta. Aqui tem um trecho retirado de um dos textos:

    “These are not the first plants NASA has grown on the space station, or even the first flowers to bloom in space — but they are NASA’s first flower that has grown entirely, from seed to maturity, in space.”

    Portanto a informação que esta é a primeira flor germinada no espaço não está de toda errada.

    Sem falar que no próprio texto da NASA, o título do texto é “First Flower Grown in Space Station’s Veggie Facility”, não que é a primeira flor que nasceu no espaço, e sim a primeira flor que nasceu no experimento chamado “Veggie Facility”, na ISS:

    https://www.nasa.gov/image-feature/northwest-australia-from-the-space-stations-earthkam

    Seria interessante apontar estas informações no texto do blog.

    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui