Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A professora que salvou crianças em creche foi declarada Heroína Nacional por Bolsonaro?

Falso

A professora que salvou crianças em creche foi declarada Heroína Nacional por Bolsonaro?

A professora que salvou crianças em creche foi declarada Heroína Nacional por Bolsonaro?

É verdade que Helley de Abreu Silva Batista foi condecorada heroína nacional por Bolsonaro por ter salvado vários alunos de sua creche que foi incendiada por um ex funcionário?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de janeiro de 2019 e afirma que o presidente Jair Bolsonaro teria se encontrado com seus ministros e assinado uma declaração oficial condecorando a professora Heley, morta em 2017, como heroína nacional.

Bolsonaro teria elogiado a conduta da professora que deu sua própria vida para salvar as crianças de sua creche.
Heley de Abreu Silva Batista morreu ao salvar 25 crianças em uma fatalidade conhecida como a Tragédia de Janaúba, em outubro de 2017, na creche Gente Inocente em Janaúba, Minas Gerais, quando o vigilante Damião Soares dos Santos ateou fogo em si mesmo, e em várias crianças numa sala de aula.

A pedagoga protegeu as crianças com auxílio de outras duas funcionárias abraçando-se ao criminoso para impedir que continuasse o ataque, e ajudando a retirar as crianças feridas.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Bolsonaro condecorou a professora que salvou várias crianças de um incêndio uma heroína nacional? (foto: Reproduço/Facebook)

Verdade ou mentira?

Uma busca no site do Planalto a respeito do nome da pedagoga morta em 2017 e não tivemos nenhum resultado. É bom ressaltar que procuramos com as duas grafias (Heley e Helley), mas mesmo assim não achamos nada.

Nas buscas nos principais jornais do país, encontramos notícias referentes a uma homenagem feita pelo presidente da república à Helley de Abreu Silva Batista, mas o ato ocorreu em março de 2018 e o presidente na época era o Michel Temer.

O presidente Michel Temer entregou ao viúvo e ao irmão de Helley a Ordem do Mérito Educativo e foi chamada de heroína. Na mesma solenidade, outras 108 pessoas também receberam medalhas da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Dentre elas, o então ministro da Educação, Mendonça Filho além de outros ministros, senadores, deputados e professores universitários.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Também não há nenhuma menção da suposta homenagem de Bolsonaro à Helley no Wikipedia e tampouco no perfil oficial do presidente Bolsonaro no Twitter.

Origem

Todos os sites e blogs que publicaram sobre o assunto citam como fonte o site O Congresso, que – como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas – é especializado em criar e espalhar notícias falsas.

Para quem não se lembra, esse é o mesmo site que inventou, dentre outras, as fake news que já desmentimos como essas:

A lutadora de UFC Polyana Viana, que reagiu a assalto, foi presa?

O segurança do Carrefour que matou um cachorro foi espancado por populares em Osasco?

O site O Congresso, por sua vez, não cita nenhum site ou documento que comprove essa história!

Conclusão

A notícia afirmando que o presidente Bolsonaro condecorou como Heroína Nacional a pedagoga que morreu para salvar várias crianças em uma creche é falsa!

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Cesar Crash

    14 de janeiro de 2019 em 9:39

    Gilmar: “nenhum ou documento”

  2. Marcelo

    14 de janeiro de 2019 em 13:35

    OBRIGADO por fazer este site a verdade e sempre desmentindo os fake News se depender de mim sempre vou divulgar este site

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo