today-is-a-good-day
19.9 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

O segurança do Carrefour que matou um cachorro foi espancado por populares em Osasco?

Array
- Publicidade -

É verdade que o segurança do Carrefour acusado de espancar e matar a pauladas um cachorro em Osasco foi espancado pela população que queria vingança?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na primeira semana de dezembro de 2018, pouco tempo depois de um funcionário a serviço de uma filial da rede de lojas do Carrefour foi acusado de espancar e envenenar um cachorro de rua.

De acordo com a notícia, o segurança (cujo o nome não foi divulgado) teria dado entrada no pronto-socorro do Hospital Municipal Antônio Giglio após ser linchado por populares revoltados com a morte do animal.

Será que isso é verdade ou mentira?

O segurança acusado de espancar e matar um cachorro foi espancado pela população em Osasco? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A notícia surgiu no site O Congresso, que – como já mostramos aqui no E-farsas – foi criado em novembro de 2018 e é conhecido desde então por disseminar fake news. Para quem não sabe, esse é o mesmo site que inventou aquela notícia falsa falando que o jovem que reagiu a um assalto em Belo Horizonte teria sido preso.

Essa falta de criatividade em inventar esse tipo de notícia não é recente e, inclusive, desmentimos coisas como essas há tempos, como nesses casos:

Coreógrafo que interagiu nu com uma criança no MAM foi morto a pauladas?

Homem que espancou a filha de 3 anos foi morto na cadeia?

O legista que filmou o corpo de Cristiano Araújo foi morto a tiros?

- Publicidade -

Como podemos ver, os criadores de fake news se aproveitam da revolta dos leitores para lucrar em cima de assuntos que geram muitos cliques. Em casos de crimes como esse, muita gente deseja “fazer justiça com as próprias mãos” e os boateiros digitais adoram se apoiar nessa repercussão.

Sobre o caso do espancador de cachorro

Em nota, a rede Carrefour disse que um funcionário terceirizado machucou o cachorro ao tentar “limpar” o mercado, mas que está tomando as providências para ajudar às autoridades a apurar o ocorrido.

A foto

A imagem usada para ilustrar a “notícia” – que mostra um homem sem camisa e todo machucado é de um linchamento real, mas que aconteceu em novembro de 2011, na Bahia. De acordo com jornais locais, um homem foi linchado por populares após ser acusado de tentar estuprar uma criança de 4 anos, na cidade baiana de Itabuna. Ele teria sido flagrado por populares assediando a criança e oferecendo dinheiro. Após ser espancado, ele foi levado para o hospital!

Atualização 06/12/2018

De acordo com juristas ouvidos pelos nossos parceiros do Portal R7, o agressor do animal não irá preso! A punição para esse tipo de crime é muito branda e pode ser revertida em pagamento de cestas básicas e/ou de prestação de serviços à comunidade:

“A pena para agressão a animais é muito branda”. Isso é o que pensa a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-DF, Selma Luiz Duarte. Segundo ela, o homem que agrediu um cachorro em um supermercado não deve ser preso pelo ato: “A punição é de três meses a um ano. Ninguém vai para a cadeia com uma sentença dessa”. Afirma que “para a pessoa ir presa, ela tem que ser condenada a pelo menos três anos, e não existe esta pena no caso de animal”.

Conclusão

A notícia afirmando que o homem que matou um cachorro no Carrefour foi espancado por populares é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

38 COMENTÁRIOS

  1. quero muito que matem esse lazarento que matou o inocente do cachorrinho no Carrefour de Osasco,tem que ser linchado,sofrer muito e em seguida preso…se eu encontro um verme desse eu lincho não tenho medo não

  2. Achei injusto e hipócrita. Não defendo o que ele fez e acho que ele deve sim ser punido, mas vocês já pararam para se perguntar, se maltratar os animais é crime, por que não somos punidos quando matamos uma formiga ou até mesmo uma barata, afinal, eles também são seres vivos e são considerados animais/insetos.

    Então temos o direito de matá-los e maltratá-los porque eles são nojentos e feios, é isto?
    Por favor né…

    • Issooo. Acho que ele tem sim q ser punido, mas “linchado” , “morto”
      O cara tem família e garanto que o cachorro estava ali a anos e ninguém fez nada por ele . Tem sim q ser feita justiça .
      Combater o mal com outra maldade não te faz melhor

  3. Querer fazer justiça com as proprias mãos só mostra que a pessoa é pior ainda do que gente que agride animal…
    O segurança tem famiia, será que o povo não respeita? E SE FOSSE TEU IRMÃO TU APROVARIA ISSO???Não, esse povinho não respeita nada! Por isso vive nesse país atrasado e pobre! Merece viver na merda porque pensa pequeno!!

    Desculpe o desabafo, to de saco cheio de tanta HIPOCRISIA!!!
    Se surtisse efeito esse caso, o numero de adoções AUMENTARIA, e veriamos bem menos cães nas ruas, e não vai acontecer nada disso!!!
    NÃO VAI MUDAR NADA!!

    • Carlos Roberto, pelo jeito vc acha leve ter os ossos da perna quebrados e depois morrer… Queria muito que vc morresse assim, e que alguém defendesse seu agressor, assim como vc faz.

    • vc que é hipocrita!!!!!esse monstro devia ter pensado no que estava fazendo , nao misture a familia daquele monstro com o caso. nao inclua situaçoes absurdas. !!! vc faz parte dessas pessoas idiotas que deixam essas bacterias vivas ainda !!! esse monstro merece a morte como ele fez com o pobre caozinho que foi morto sem dó nenhuma !!!!!! vc é um grande hipocrita !!!!!!

  4. Porque não mostram a foto e o nome desse segurança ?
    Ele pode ter família sim e por esse motivo não deveria cometer uma barbaridade dessas.
    Pra mim ele é uma pessoa perigosa, não se faz isso com um animal.

  5. Hola, vamos aos fatos. O Dogue seria levado pela carrocinha e la esquecido e sacrificado em poucos dias. Acredito que o homem tentou sacrificar com a mortadela para nao sofrer la dentro da carrocinha, um lugar para animais “criminosos”. Se fosse um filme B o cachorro diria quero que seja vc nao um desconhecido.

  6. O responsável deve ser punido sim…
    Agora estou pasma com tantas asneiras nos comentários…
    Por isso que prefiro lidar com os animais do que com humanos idiotas e que perdem oportunidade vde calar a boca.

  7. a hora que eu descobrir a identidade do segurança meia-boca e eu tiver uma foto dele, eu faço uma magia negra das bem amaldiçoadas para derrotar e destruir esse MONSTRO RETARDADO que fez isso! >:(

  8. bando de covardes pedido de desculpa não é por bondade se fossem bons nem teriam feito isso eles nem pensaram o que os clientes poderiam achar deles o gerente desse mercado é bem burro ao mandar outro burro a fazer aquilo

  9. E o que tem na cabeça essas pessoas querendo boicotar o Carrefour? A empresa contrata um segurança e por desvio de conduta ele comete essa idiotice. Vão comprar uvas-passas lá no Extra!!!

      • Ou vc pode pensar um pouco e ver que o Carrefour em si não tem culpa, o ato de matar o animal partiu do segurança e não do Carrefour. O superior do segurança só tinha dado a ordem de se livrar do animal do estacionamento, e o segurança teve varias opções como deixar o animal em um canil, levar pra um lugar de doação, adotar o animal, ou mesmo simplesmente colocar o cão fora do estabelecimento, porem ele escolheu o caminho errado.

  10. agora se mostram mais covarde ainda pedindo desculpas se fossem gente boa nem triam feito isso que gerente burro que mandou outro burro a cometer esse crime bárbaro malditos

  11. Concordo esse desgraçado maldito filho do capeta.essa lei tem que mudar se não mudar vão continuar fazendo esse cara é um lixo. Verme.se fosse em outro país teria dado um jeito nele.infelizmente no Brasil fica por isso mesmo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui