Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O legista que filmou o corpo de Cristiano Araújo foi morto a tiros?

Crimes

O legista que filmou o corpo de Cristiano Araújo foi morto a tiros?

Notícia que circula via WhatsApp afirma que o legista que filmou a necrópsia do cantor Cristiano Araújo foi morto com 5 tiros na cabeça! Será verdade?

O assunto foi amplamente compartilhado através do WhatsApp e do Instagram no final de junho de 2015, poucos dias após o vazamento de um vídeo com a alegada necrópsia do cantor goiano Cristiano Araújo – morto em um acidente de carro, no dia 24. De acordo com o texto, o legista que havia gravado o tal vídeo teria sido assassinado com 5 tiros na cabeça por dois homens em uma moto, no estado de Goiás!

O texto que foi compartilhado é esse:

“Mataram o cara que gravou vídeo do Corpo de Cristiano Araújo

Legista que gravou o vídeo do cantor sertanejo Cristiano Araújo e assassinado No interior de Goiás, segundo informações da família, ele teria saído de casa para ir a padaria que fica próximo de sua residência .cerca de 200 metros , uma moto prata de com dois homens efetuaram os disparos em plena avenida nesta tarde. A polícia civil investiga o caso e crê que pode ser revolta dos fãs . o legista veio a óbito na horas . cerca de 5 tiros na cabeça .

Agora em Goiás”

Reprodução de uma das versões do texto espalhado pelo WhatsApp!

Reprodução de uma das versões do texto espalhado pelo WhatsApp!

Junto com a notícia, uma foto de um homem morto, no chão, sobre uma enorme poça de sangue. Será que essa noticia é real?

Legista que filmou o corpo de Cristiano Araújo teria sido morto a tiros! Será verdade? (foto; Reprodução/Instagram)

Legista que filmou o corpo de Cristiano Araújo teria sido morto a tiros! Será verdade? (foto; Reprodução/Instagram)

Verdadeiro ou falso?

A primeira coisa a se fazer quando se recebe esse tipo de notícia é verificar se ela possui alguma ou algumas das características de um boato virtual como, por exemplo, a ausência de data de quando o fato teria ocorrido. O texto alarmista diz apenas que o crime teria ocorrido “nesta tarde”, mas não afirma de qual dia. Dessa forma, o boato pode voltar a circular em outras ocasiões e quem o ler poderá achar que sempre se trata de uma “notícia fresca”!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Além disso, o boato se apoia no fato de que muitas pessoas estão interessadas pelo assunto (que é a revolta causada pela distribuição do vídeo da autópsia do cantor nas redes sociais), fazendo com que a notícia se espalhasse ainda mais.

Não há nenhuma nota em nenhum jornal goiano (onde o crime supostamente teria ocorrido) e tampouco o assassinato foi mencionado nos principais jornais brasileiros.

Mais um detalhe que a notícia não leva em consideração é que o vídeo com a necrópsia do sertanejo foi feito, na verdade, por uma mulher. O funcionário que permitiu a filmagem também foi demitido por justa causa, juntamente com a moça que gravou o vídeo, conforme explicou o Correio 24 Horas, e ambos serão indiciados. O vídeo foi feito na funerária que estava preparando o corpo para o velório, no dia 25 de junho de 2015, e os técnicos em tanatopraxia (procedimento de retirada dos fluidos do corpo para o enterro) vão responder por vilipêndio a cadáver.

A foto que “ilustra” a “notícia”

A imagem usada para ilustrar o boato não tem nada a ver com essa alegada morte do legista de Cristiano Araújo. O homem morto no meio de uma rua se chamava Orlando Cruz e foi morto a facadas em fevereiro de 2015, na cidade paranaense de Sarandi. Conforme explicado pelo blog do repórter Oliveira Junior, a arma usada no crime foi deixada pelo assassino ao lado do corpo e a Polícia Civil de Sarandi já estaria investigando esse homicídio. Até aquele momento – segundo a postagem -, o autor do crime ainda não havia sido descoberto.

Conclusão

A notícia da morte do legista que teria filmado o corpo de Cristiano Araújo é falsa! Os autores das filmagens foram despedidos por justa causa e estão sendo indiciados.

Agradecimentos ao moderador do nosso grupo no Facebook, Riomar Bruno, pela enorme ajuda nas pesquisas sobre esse boato!

Continue lendo
60 Comentários

60 Comments

  1. Lucho

    28 de junho de 2015 em 13:17

    A sede desse pessoal por sangue e de repassar qualquer merda que chegam a eles só os fazem serem mais ridículos do que já são.

    • Douglas

      29 de junho de 2015 em 23:51

      Se as coisas se resolvecem assim, teríamos que atirar na pessoa que postou a ft desse cidadão morto a facadas, no autor desse post, em nois mesmos por procurar e incentivar esse tipo de publicação.

    • Carlos

      30 de junho de 2015 em 3:35

      Queria ver se fosse seu irmão ou alguém de sua família vc pensaria da mesma forma ,só porque ele não podia se defender o porque não tinha ninguém pra defendê lo que fizeram isso,mas a justiça de Deus tarda mas não falha……

  2. Verônica

    28 de junho de 2015 em 14:51

    Acharia pouco! Prq eu msm tenho vontade d dar um tiro na cara desses dois.

    • Observador Perspicaz

      28 de junho de 2015 em 20:17

      Entendo que a atitude dos dois legistas não foi nada profissional e eles estão “colhendo” as consequências de seus atos (como perder o emprego, por exemplo). Mas não acha que você está sendo muito “extremista” em dizer que teria coragem de matá-los? Por dizer tal absurdo, você está mostrando ser “pior” do que eles, pois eles não tiraram a vida de ninguém. Procure demonstrar razoabilidade. Você tem algum parentesco com o cantor? Era amiga íntima dele? Em caso negativo, por que se envolver em algo que não lhe diz respeito? As pessoas estão cada vez mais sem noção. Que pena!

    • hbubhvyv

      29 de junho de 2015 em 0:51

      outro abestaiado

      • Observador Perspicaz

        29 de junho de 2015 em 10:08

        Não entendi. Por que “abestaiado”?

    • Marcos A.

      2 de julho de 2015 em 14:26

      Que exagero.

  3. Vânia teixeira

    28 de junho de 2015 em 14:57

    Isso é mentira!!!! O povo desocupado AFS

    • Daniel

      29 de junho de 2015 em 14:07

      Eu sei que é mentira. Eu li o artigo.

      • Daniel

        2 de julho de 2015 em 17:13

        voce fala que e mentira mas nao si nao ele tava cantando para dia 17 de julho na sinapis

  4. Simone

    28 de junho de 2015 em 18:34

    Eu só duvido q quem publicou esse notícia esteja preso, duvido muito….

  5. Marlene

    28 de junho de 2015 em 20:05

    Ele não era legista gente
    legista é médico.E ele era só o responsável por arrumar o corpo.Mas foi omisso qdo sua colega estava filmando e não a impediu.

  6. Marlene

    28 de junho de 2015 em 20:08

    Ele não é o legista era o responsável por arrumar o corpo.Mas foi omisso qdo sua colega estava filmando e não fez nada para impedir.Legista é medico

  7. Gabriela brito

    28 de junho de 2015 em 22:37

    Esse pessoal inventa cada coisa pra chama atenção dos internautas. Pessoas que não tem msm oque fazer da vida, vão lava uma louça..

  8. Rafaela

    29 de junho de 2015 em 0:03

    Não tem explicação perdemos um serumano imprescindível não tenho palavras pra descrever a tristeza o Brasil perdeu muito e nos fã também agora desejar q Deus coloque a alma deles em um bom lugar e der conforto a sua família VC Cristiano Araújo vai estar sempre em nossos coração vai cm Deus e descanse em paz.

    • Marcos A.

      2 de julho de 2015 em 14:28

      Não esqueça que a namorada dele também morreu no acidente. Ela é um ser humano tão imprescindível quanto ele.

  9. Genilson

    29 de junho de 2015 em 0:35

    Esse boato é uma brincadeira que falta uma parte. A foto do relatório ilegivel.

  10. Mia bandeira

    29 de junho de 2015 em 2:39

    Realmente desumano, o que fizeram com a familia desses dois, nao por ele ser artista, mas pelo fato de mostrarem detalhes q eu tenho certeza q se fosse alguem de sua propria familia eles nao o fariam, un absurdo

  11. Observador Anônimo

    29 de junho de 2015 em 6:04

    É lamentável todas essas coisas que estão acontecendo. A imprensão que dá é de que as pessoas estão querendo se promover através da desgraça de outros

  12. WNDERLEY@YAHOO.COM.BR

    29 de junho de 2015 em 6:44

    BOM DIA PESSOAL . OLHA ISTO É UM ABISURDO SEM TAMANHO . ESTES SAFADOS E SEM O QUE FAZER TEM MAIS QUE PEGAR UMA CADEIA BEM BRVA . POIS NAÕ RESPEITRAM A DORO DOS FÁNS EDA FAMILIA DO CRISTIANO . NAÕ DEIXEM ELES EM PUNE MEU DEUS E A JUSTIÇA . É FOI TERRIVEL . EU NAÕ RCEBI ESTA COISA HORRIVEL GRAÇAS A DEUS , POIS ISYTO É D EDÁ UMA REVOLTA DANADA NA GENTE . DEUS DÉ MUITA FORÇA PRA FAMILIA DO CRISTIANO E PRA FAMILIA DA NAMORADA DO CRISTIANAO

  13. Ricardo tosta

    29 de junho de 2015 em 10:19

    Acho que a justiça deveria caçar o alvará de funcionamento tanto da funerária quanto da clínica de preparação de corpos, muinta falta respeito com o ser humano, a empresa da pequena cidade de morrinhos no interior de Goiás a qual fez todo os serviços no corpo da namorada do Cristiano provou que ainda é possível ter ética e respeito ao próximo. Parabéns.

    • Reinaldo Melo

      30 de junho de 2015 em 15:53

      As fotos da preparação do corpo da namorada também foram divulgadas no whatsaap, só o vídeo que não olhei.

  14. Roselia

    29 de junho de 2015 em 10:20

    Realmente é um absurdo,os boatos sobre a morte dos envolvidos,mais ainda sim justa causa é pouco para os autores do vídeo e das fotos,os mesmos teriam que ter uma punição pior,pela falta de respeito,foram muitos desumanos,e eles sabiam sim que isso iria repercutir,agora mostram arrependimento????Deveriam se colocar no lugar da família,e pensar antes de gravar o vídeo,independente de FAMA É UM SER HUMANO QUE PRECISAVA DE RESPEITO,foram tão burros que mostraram a cara dos dois…NOSSA QUE NOJENTOS.O ser humano tem muita sede de vingança,e nem todos esperam a justiça.

  15. iderlan

    29 de junho de 2015 em 11:41

    Não tenho nenhum vinculo com cantor ou familiare e nem tao pouco sou fã. Simplesmente sou observadora.Acho que não é o fato de ter sido filmado e sim a forma.Falta de respeito ao. Corpo pos morte predomina nesta dupla de falsos profissionais.Durante a gravacao observeque a auxiliar de necropsia pede Ao colega que de tcauzinbo e ainda gargalha O PIOR QUE NEM SEQUER COBRIRAM A AREA DOS ORGAOS GENITAIS DO CORPO.COISA QUE QUALQUEM IGNORANTE HUMANIZADAMENTE O FARIA….ESSA DUPLA MERECE SER PUNIDAS SIM PRINCIPALMENTE ELA…. E ele não é o legista era o responsável por arrumar o corpo.Mas foi omisso qdo sua colega estava filmando e não fez nada para impedir.Legista é medico…É isso ai gente.Meu nome é Iderlan Melo..

    • Carrasco

      29 de junho de 2015 em 20:16

      Vacilao tem k filmar mesmo.se filma um pobre morto todo mundo crítica e faz chacota agora como e rico sempre tem uns estala-bago pra baba pra puxar sardinha.e fãs tem mesmo e k se fuder,

  16. dorcilia barbosa silva

    29 de junho de 2015 em 12:33

    EU NEM CURTO MUSICA SERTANEJA NEM CONHECIA O CANTOR ,POREM EU ACHO QUE ABUSARAM PROFANARAM DESREIPEITARAM PUBLICANO ESSE VIDEO DO RAPAZ ,EU SENTI MUITO PORQUE ERA UM MOÇO JOVEM COM FUTURO PROMISSOR E FOI INTERRONPIDA TAO BRUSCAMENTE FOI LAMENTAVEL TUDO ISSO QUE DEUS O RECEBA E QUE ELE TENHA PAZ

    • Carrasco

      29 de junho de 2015 em 20:18

      Se tivesse com o cinto de segurança poderia estar vivo.

  17. keziasilvadealmeida@otmail.com

    29 de junho de 2015 em 13:04

    bem feito ate se fosse eu,eu matava tambem pq isso e inudio grava parte indima delle coisa mais abisurda e pra matar mesmo,amulher tambem pode mata

  18. paulo

    29 de junho de 2015 em 17:36

    nada ver quem gravou o video foi uma mulher

  19. wesley santos

    29 de junho de 2015 em 19:12

    na boa vei seila somos todos santos sem pecados e nunca fizemos ou jamais faremos cagada !

  20. auguem

    29 de junho de 2015 em 20:15

    VOCES tem que ser fas se jesus que morreu na cruz para os salvar
    =

  21. Isaias

    29 de junho de 2015 em 21:16

    Engraçado, o mesmo povo fica revoltado com o vídeo mas é o mesmo povo que fica compartilhando o vídeo pra outras pessoas. Pasmem, moro no Paraná e acredita que recebi o vídeo no mesmo dia? FfFFFFFFFFFFFFFFF

  22. Priscila

    29 de junho de 2015 em 21:25

    Eu fico indignada com a tamanha falta de amor ao próximo, isso é coisa que se faça, nem com artista e nem com outro qualquer, esses desalmados não deve ter coração no lugar deve se uma pedra de gelo.

  23. Carlos

    30 de junho de 2015 em 3:28

    Queria ver se fosse um parente deles ,eles teriam coragem de filmar também e coloca nas redes sociais,cadeia pra eles é pouco,tinham e que morrerem mesmo,bando de ordinários,que profissionais são esses!!!!!isso é uma falta de respeito com a família e com todos os fãs ,tomara que morram mesmo todos os três……e sentissem bastante dor pra aprenderem…….

    • Marcos A.

      2 de julho de 2015 em 14:32

      Que exagero.

  24. simone

    30 de junho de 2015 em 7:22

    Acho no e rapsz e outro esse. No e msm
    ..eu acho ninguemm tem direito tira vida ninguemm

  25. dudu

    30 de junho de 2015 em 9:12

    UAU! Verdade, e-farsas??? Tô impressionado com vcs!!!

  26. eu

    30 de junho de 2015 em 12:51

    gente ta todo mundo falando nisso mais sera que se fosse um pobre taria essa polemica todo nao ne
    nao e pelo videio ou pela pessoa que seria qualquer pessoa esses medicos nao usaram etica profissional
    agora a vim mata ninguem tem direito disso nao

  27. Raina

    30 de junho de 2015 em 15:52

    O nivel de comentário aqui já foi melhor. Mas a inclusão digital faz isso. Desculpem mas Minha tolerancia é zero pra quem cria e/ou compartilha esse tipo de boato e pra quem escreve bobagens nos comecomentários aqui.

    • Marcos A.

      2 de julho de 2015 em 14:33

      Já to começando a ficar burro de tanto erros de português e o senso crítico deturpado desse povo, credo.

  28. alguem

    30 de junho de 2015 em 23:28

    As pessoas estão sem o temor Deus.agora são três familhas sofrendo por causa da falta de respeito e amor uns pelos outros:so não podem esquecer que jesus esta voltando e quem não se arrepender dos seus pecados e aceitar a ele como o seu único salvador estão sobre o domínio do inimigo,ou seja do demônio literalmente ferrados.so jesus salva e somente ele pode julgar.

    • Marcos A.

      2 de julho de 2015 em 14:35

      Jesus deve estar muito longe, pois desde que eu nasci dizem que ele está voltando.

  29. maria eduarda

    1 de julho de 2015 em 11:10

    quo pessoas podem faser isso com um ser humano

  30. Pedro Rocha

    1 de julho de 2015 em 17:15

    Um detalhe simples: o tal vídeo não foi feito no IML durante a necrópsia, mas na Clínica Oeste Tanatopraxia.

    http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/video-com-preparacao-de-corpo-de-cristiano-araujo-vaza-funeraria-se-defende/?cHash=9a7dab025f03558d274dfe26aed197b1

    Como Cristiano Araújo morreu em um hospital, a princípio não haveria necessidade sequer dos serviços do IML, pois o atestado de óbito é exarado por algum membro do corpo médico do hospital.

  31. leoncio

    1 de julho de 2015 em 23:06

    desgraçado careca otario vc vai pegar ano de cadeia seu merda pula aqui na minha area pra tu ve pula vc vai ver o que eu vou fazer com voce seu merda voce vai tomar banho numa pscina de sangue

    • Marcos A.

      2 de julho de 2015 em 14:36

      Pra que armazenar tanto sangue? Você é vampiro?

  32. sol

    2 de julho de 2015 em 0:07

    porra eu fiquei muito chateada com que fizeram com o corpo de cristiano
    i

  33. Marcos A.

    2 de julho de 2015 em 14:25

    Quem filmou não foi um legista e sim um tanatopraxista e sua auxiliar.

  34. ro

    3 de julho de 2015 em 15:46

    Povinho todo revoltado, mas xingam, querem matar, mas são analfabetos e burros de doer, principalmente as meninas, parem com essa adoração por artistas, ficam sustentando essa corja, vão estudar, trabalhar. Ser fã não é profissão.

  35. Carla jaqueline da silva oliveira

    6 de julho de 2015 em 14:25

    Acho que ninguem tem direito de expór alguém assim e o Cristiano era um menino bom humilde quem não o conhecia náo o julguem por favor ta gente o que fizeram com ele foi uma violaçao ao corpo eles merecem pagar mesmo por não ter amor ao próximo não so por ser o cantor Cristiano mais qualquer ser humano

  36. Rogério

    6 de julho de 2015 em 14:46

    Recebi no dia do acidente do Cristiano araujo um audio pelo zap de alguem chorando muito e dizendo ser o irmão de Cristiano. Só que ele disse que a familia já tinha decidido q os órgãos dele seria doado pq ele era uma pessoa forte saudavel não sei o que… Só q pelo q fiquei sabendo os órgãos dele foram tudo revirado no acidente. Como iria ser doado??? Quem quiser o audio:

  37. genesi

    9 de julho de 2015 em 10:57

    ele não merecia ter morido dessa forma eu amava ele

  38. ANA HAUSEMBURG

    10 de julho de 2015 em 8:44

    O BRASIL E O BRASILEIRO ME DÃO NOJOOOO …

    • rosangela silva

      10 de julho de 2015 em 23:03

      vc n sabe o q vc ta falando sua igenua

  39. celio

    14 de julho de 2015 em 0:40

    E aqui vamos nós…..sem noção, sem chão, idiotas, sanguinários, apáticos, demagogos, hipócritas, fanáticos tudo neste mundão fazendo peso na Terra. Somos nós vitimas da violência difundindo o ódio e desvalorizando a vida. A injustiça faz a violência propagar e até nas redes sociais são gerados conflitos. Uma vida se foi e fez parecer que nesse dia apenas ele morreu. Muitas familias nesse dia sofreram perdas no Brasil e esse é o ciclo da vida, portanto, eu não postei fotos, nem videos, nem vivo, nem morto nem dele nem de ninguem. Lamento por todas as perdas fatais em todas as famílias.

  40. sandra

    20 de julho de 2015 em 9:29

    Bom! Por cantor so lamento,eo legista so lamento tbem.

  41. jhonatan renan gerei dos santos

    24 de julho de 2015 em 12:35

    que vergonha de ter gente no mundo tao sem noçao como esses dois lajarentos que nen deixaram o cris e a allana em paz ate DEUS duvida que existe gente assim sem noçao comos os dois que fizeram o video filhos de uma mal udecaçao choro sim mas eles estao chorando agora seus dois pateticos a minha vontade è de mandar os dois pro quinto dos inferno O QUE TEMOS PRA HOJE E SALDADES .HOJE EU ESTOU TERRIVEL. BARA BERE

  42. Jaqueline

    7 de setembro de 2015 em 14:39

    Eu acho uma vergonha esse homem ter postado um vídeo do cris na Internet e se mataram ele deve ser o que ele recebeu em troca por ter colocado uma barbaridade dessa para todos verem

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo