Alemão é processado por não engravidadar a esposa do vizinho!

Será verdadeira a notícia do rapaz que foi processado pelo vizinho por não ter conseguido engravidar a sua esposa? Veja o que descobrimos:

A notícia que começou a circular aqui no Brasil conta que um homem chamado Demetrius Soupolos queria ter um filho com sua esposa, Traute. No entanto, Demetrius – que vive com a mulher na Alemanha – descobriu que é estéril e não poderia engravidar a querida cônjuge. A solução encontrada pelo casal, segundo o Planeta Bizarro, foi contratar o vizinho. Frank Maus teria recebido a quantia de 2 mil euros para ter relações sexuais com Traute e engravidar a moça.

No entanto, depois de seis meses de tentativas (três vezes por semana!), descobriu-se que Frank – o contratado – também era estéril e não podia engravidar a belíssima mulher. A história ficou mais séria ainda depois que a esposa de Maus foi obrigada a admitir que os dois filhos do casal não eram dele!

O caso teria ido parar no tribunal de Stuttgart – na Alemanha, pois o contratante meteu um processo em Frank Maus exigindo seus 2 mil euros de volta. Ainda de acordo com a notícia, Maus disse que não vai devolver a grana, uma vez que não havia dado garantias de gravidez!

Verdadeiro ou farsa?

A primeira coisa que fizemos foi procurar algum processo com os nomes de Demetrius Soupolos ou de Frank Maus no site do Judiciário de Baden-Württemberg e, como imaginávamos, nada foi encontrado.

Mas pode ser que Demetrius, o marido que contratou os serviços de Frank Maus, não tenha dado continuidade ao processo. Será?

Quem ganharia o processo? Frank poderia alegar que também foi uma vítima, já que não sabia que também é estéril.

Nas versões da notícia em inglês em alemão – que surgiram em 2009 -, os textos afirmam que a esposa de Demetrius foi uma rainha da beleza, uma ex-miss. Talvez, Frank teria ficado muito interessado em fazer o “serviço” com mais afinco…

Divergência entre os valores divulgados na mídia ajudam a dar menos credibilidade à notícia. Jornais americanos afirmam que o valor pago por Demetrius foi de 2.500 dólares. Já a versão alemã diz que foram pagos 2.000 euros.

O jornal americano TRCB News foi mais longe e publicou também a foto da ex-miss Traude Soupoulos. Acontece que a linda moça mostrada na reportagem é, de fato, uma ex-miss. Só que o nome da garota é Laura Zuniga, Miss México.

Mais uma dúvida: Uma inseminação artificial não sairia mais barato do que os 2 mil euros pagos para Frank Maus?

Anatomia de um hoax

Alguns requisitos são fundamentais para se criar um boato:

  • O fato deve ocorrer bem longe. As chances de alguém ir até lá para verificar são mínimas
  • A história deve ser bem elaborada para que não haja furos
  • Quanto mais fantástica, mais fácil são aceitas (acredite nisso)
  • É bom adicionar um tom de ironia ao texto para cativar o leitor e ser repassado
  • Histórias envolvendo sexo e traição tem maiores chances de serem comentadas e espalhadas

A origem do boato

Vasculhando um pouco mais a web, descobrimos que a notícia não é de 2009! Na verdade, todo mundo copiou um texto de julho 1978. O artigo foi publicado na página 27 da edição de numero 19 de uma revista chamada JET. Abaixo, podemos ver uma reprodução da matéria:

Revista JET - edição de julho de 1978 (reprodução da matéria)

Revista JET - edição de julho de 1978 (reprodução da matéria)

Capa da revista JET - edição de julho de 1978

Capa da revista JET - edição de julho de 1978 (reprodução)

Se em 2009 é difícil verificarmos se uma história é verdadeira ou falsa, imagina só em 1978?

Livro Book os Losers cita a história de Demetrius

Livro Book os Losers cita a história de Demetrius (reprodução)

Curiosamente, notícias a respeito do desfecho dessa história nunca mais foram publicadas na revista.

Em 1979, o cartunista canadense Ben Wicks inseriu a notícia em seu Book of Losers (Livro dos Perdedores). O livro catalogado na categoria de humor foi publicado pela editora McClelland & Stewart.

Mais tarde, em 2010, a dupla Gary e Patti Tyra citam o “infame” caso Demetrius Soupolos para ilustrar as dificuldades de relacionamentos entre casais no livro Beyond the Bliss: Discovering Your Uniqueness in Marriage. No texto, os autores não explicam se a notícia é real ou não, apenas a chamam de infame. No livro também não é explicado de onde tiraram a notícia e que fim levou essa história absurda.

 

Conclusão

O fato não aconteceu em 2009, tampouco deva ter acontecido em 1978. Algum desocupado desenterrou essa notícia em 2009 e a espalhou pela web. Notícia falsa!

Sites pesquisados

8 comentários

Comente pelo Facebook

  1. Julio Costa Pereira

    Tinha que ser falsa mesmo, será que iria existir pessoa tão ignorante assim? A inseminação artificial além de ser mais em conta evita de nascer chifres no sujeito.

  2. Pingback: Um resumão do que rolou no E-farsas em fevereiro de 2012 | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>