E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Astrônomo confirma existência do novo signo de Serpentário!

Postado por Gilmar Lopes no dia 26 de janeiro de 2011 3 Comentários

Share Button

O 13° signo foi acrescentado devido ao movimento irregular da Terra, afirma astrônomo!

Antes de começarmos a apresentar o que descobrimos, cabe aqui uma pequena observação:

Não estamos mostrando aqui se horóscopo funciona, se é real, se é farsa… Nada disso! Muitas pessoas acreditam e traçam suas vidas de acordo com que os astros dizem.

Há empresários americanos, por exemplo, que tomam decisões em suas empresas baseando-se no que dizem os horóscopos. Tanto que o site da revista americana Inc. possui uma seção de horóscopo só para empreendedores!

Não cabe ao E-farsas.com (nesse momento!) discutir se a crença de cada um é certa ou errada. Estamos pesquisando aqui se a NOTÍCIA é verdadeira ou falsa!

Dito isso, vamos às pesquisas:

Essa história da existência de mais um signo começou a circular na primeira quinzena de janeiro de 2011. Jornais de língua inglesa, como o The Huffington Post e o Time NewsFeed publicaram uma notícia afirmando que “…astrônomos do Planetário de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriram que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês.”

E ainda, com essa notícia bombástica, surgiu também a história de que, como o alinhamento das estrelas mudou, os signos também teriam que mudar! Para isso, viu-se a necessidade de se criar um novo signo – o Serpentário – e ele se encaixaria entre os signos de Escorpião e Sagitário.

 

Novo Signo: Serpentário!

 

Acontece que a notícia não é de toda real. Na verdade, a afirmação não foi bem essa!

De acordo com o TechnoLog, a notícia originou de um artigo postado no dia 10 de janeiro pelo Star-Tribune e, logo em seguida, a NBC KARE deu uma modificada no texto.

No artigo original do Star-Tribune, foi citado apenas o astrônomo Parke Kunkle, um membro do conselho de administração da sociedade de astrônomos de Minnesota. Segundo o texto, Parke observou que milhares de anos de atração gravitacional da lua tem tirado a Terra do seu eixo, o que significa que as estrelas que vemos hoje não são as mesmas que as estrelas como os babilônios as viram.

"Quando (os astrólogos) dizem que o Sol está em Peixes, não está realmente em Peixes", disse Kunkle ao Star-Tribune.

Já, na notícia postada pelo Time NewsFeed e pelo The Huffington Post o trecho do texto aparece como:

"…Os astrônomos do Planetário de Minnesota descobriram que por causa da atração gravitacional da Lua sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês."

No site do Planetário de Minnesota há um link apontado para a reportagem “correta” e não há nenhuma menção ao novo zodíaco!

 

Reprodução: www.mplanetarium.org/

 

O fato é que a notícia original mostrava apenas a opinião de apenas um astrônomo enquanto que os demais jornais citados acima davam a notícia como sendo afirmada por vários astrônomos.

Essa pequena alteração no texto já foi o suficiente para desencadear uma série de notícias desencontradas sobre a suposta criação do novo signo e às mudanças dos signos.

No Twitter, a expressão “new zodiac” ficou entre os Trending Topics – ferramenta que demonstra os assuntos mais relevantes do microblog – por várias horas.

E então? Muda o meu signo ou não muda?

Nada muda! O seu signo continua o mesmo!

O site especializado em astrologia, Planet Waves, explica que há 2 tipos de zodíacos: o chamado “Zodíaco Sideral” e o “Zodíaco Trópico”.

Em entrevista ao portal IG, o vice-presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, Amauri Magagna, afirma: "Este ‘novo zodíaco’ que o astrônomo propõe não tem nada de novo. Ele é chamado pelos astrólogos de ‘zodíaco sideral’ e se baseia nas constelações e na precessão dos equinócios. O zodíaco que usamos é o ‘zodíaco trópico’, e se baseia, astronomicamente falando, nos pontos em que a trajetória do Sol cruza a linha do equador ou, falando de outra forma, se baseia nas estações do ano, onde o início da Primavera no hemisfério norte (Outono no hemisfério sul) corresponde ao início de Áries".

E ainda, Antonio Facciollo Neto, presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, comenta na mesma matéria do IG.
"A noção que a astrologia tem de zodíaco não tem nada a ver com a que a astronomia tem. O zodíaco da astrologia tem a ver com o ciclo vital. Começamos sempre a contagem no começo da primavera do hemisfério norte".

Em outra entrevista feita pelo International Businnes Times o astrólogo Eric Francisco afirma que essa é uma velha polêmica entre astrólogos e astrônomos. "Este é um hoax antigo. Historicamente, Ophiuchus nunca foi listada como uma constelação do zodíaco sideral. "

Para quem quiser saber mais sobre astrologia, recomendamos esse texto de Marcelo Deldebbio.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Conclusão:

Uma coisa é astrologia. Outra coisa é astronomia. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O seu signo não vai mudar.

Sites Pesquisados


- Cafemon - http://www.cafemom.com/group/266/forums/read/13139797/The_new_Zodiac_was_a_hoax_Maybe_we_dont_have_to_change_our_signs
- Planet Waves - http://planetwaves.net/pagetwo/2011/01/13/your-zodiac-sign-is-not-wrong/
- International Business Times - http://www.ibtimes.com/articles/101392/20110115/ophiuchus-an-old-hoax-zodiac-sign-13th-kunkle-astrology-astronomers-astrologers-tropical-zodiac-side.htm
- Portal IG - Astrólogos desmentem novo horóscopo - http://delas.ig.com.br/comportamento/astrologos+desmentem+novo+horoscopo+e+tratam+caso+como+provocacao/n1237951638232.html
- Portal IG - O horóspoco não mudou - http://delas.ig.com.br/colunistas/umolharastrologico/o+horoscopo+nao+mudou/c1237951333950.html
- TechnoLog - http://technolog.msnbc.msn.com/_news/2011/01/14/5841166-the-twitter-snowball-effect-the-zodiac-and-npr
- Papo de Empreendedor - http://www.papodeempreendedor.com.br/cultura-empreendedora/empreendedores-e-horoscopos/
- Revista INC. - http://www.inc.com/articles/2010/10/business-horoscopes.html
- Planetarium - http://www.mplanetarium.org/
- Facebook - http://www.facebook.com/note.php?note_id=10150090209958293&id=562277628
- Teoria da Conspiração - http://www.deldebbio.com.br/index.php/2011/01/24/o-novo-signo-do-zodiaco-not/

3 respostas para “Astrônomo confirma existência do novo signo de Serpentário!”

  1. Pablo Neves disse:

    E-farsas endorsando Astrologia? Esquisito isso.

  2. kleyton clementino disse:

    É sempre assim, a ciência desmente a astrologia e eles entram com uma nova balela pra disfarçar a pseudo-ciência deles. “Zodíaco Trópico” já é outro nível de enganação. Mas fazer o quê, quem acredita vai acreditar não importa o que a ciência diga.

  3. kleyton clementino disse:

    O gilmar não está endorsando astrologia. Ele deixou um “disclaimer” bem claro no texto

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2015

Brasileiro inventa um carro movido a água! Será verdade?

Vídeo que circula pela web mostra a reportagem de um brasileiro ...

Menino de 3 anos reconhece seu assassino na vida passada!

Será verdadeira a história de uma criança drusa que, aos ...

Estudo na Austrália conclui que homeopatia não funciona!

Estudo feito na Austrália por Cientistas do Conselho Nacional de ...

Cientista ateu viu anjos no espaço e NASA proíbe comentários!

Será verdade que o astronauta Mark Kelly afirmou ter visto ...

Vídeo mostra que o Sistema Cantareira está cheio! Será?

Será verdade que o nível da água no Sistema Cantareira ...