Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Campanha “Perdi meu amor na balada” era um viral da Nokia

Viral

Campanha “Perdi meu amor na balada” era um viral da Nokia

Campanha iniciada na web de um rapaz à procura de uma moça que conheceu na balada mobilizou as redes sociais, mas era só uma propaganda de um celular.

No dia 10 de julho de 2012, o usuário do Youtube Daniel Alcântara postou um vídeo onde ele se queixa de ter perdido o telefone da moça que ele havia conhecido em uma balada, dias antes. Fernanda, a moça, teria anotado o telefone dela em um papel e entregado ao rapaz, que acabou perdendo o numero.

O vídeo apesar de parecer amador apresentava uma ótima qualidade e, em uma semana, já tinha atingido a marca de 750.000 visualizações! Todos pareceriam querer ver o rapaz se lamentando de ter se desencontrado de Fernanda (ele ficou sabendo somente o primeiro nome da garota) e pedindo ajuda para que os internautas lhe ajudassem a reencontrar o seu amor. Dá uma olhada aí:

 [iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/OgCwDe-ZC3g” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Além do vídeo, Daniel também criou uma página no Facebook para que os internautas pudessem lhe ajudar na busca incessante da garota. A fanpage alcançou 100.000 “curtidas” em pouco tempo.

Curiosidade e várias teorias

É claro que tanto barulho atiçou a curiosidade de muita gente e o viral ganhou destaque em vários sites especializados em mídias online. O blog Comunicadores, por exemplo, passou a acompanhar o caso na web e durante essa semana chegou a especular se o vídeo do rapaz desesperado seria uma propaganda da Casa 92 – uma casa de shows que fica em São Paulo e onde, supostamente, Daniel a teria conhecido -, pois o nome da casa foi citada uma vez no filme.

Daniel Alcântara teria chegado a fazer um retrato falado do seu amor!

Daniel Alcântara teria chegado a fazer um retrato falado do seu amor!

Outra possibilidade levantada por muitos seria que o vídeo fosse um viral para o site de encontros Segunda Chance. Um dos primeiros comentários no vídeo no Youtube foi de alguém sugerindo Daniel a procurar a tal Fernanda nesse site. Em entrevista ao blog “Aposentei e agora?”, Vinicius Aranha – o criador do Segunda Chance – explicou que o vídeo não tem nada a ver com seu site, mas que a ação de Daniel Alcântara na web acabou ajudando no seu negócio.

Mais um vídeo

Três dias depois, Daniel posta mais um vídeo mostrando a sua tentativa frustrada de encontrar a moça seguindo uma dica que teria sido enviada para ele em sua fanpage. O segundo vídeo teve “apenas” 100.000 visualizações.

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/_d4C13w1UVk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Farsa revelada

No dia 17 de julho, a história foi revelada. O último filme da série mostra que tudo não passou de uma propaganda da fabricante de celulares Nokia para promover seu novo aparelho Pure View 808. A empresa quis mostrar com a campanha que os 41 megapixels da câmera do aparelho ajudam (e muito) em vários momentos importantes.

No vídeo, outro ator interpreta um internauta, que também estava na mesma balada e – por coincidência – tirou uma foto do papel onde estava anotado do telefone da tão procurada garota!

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/aA31u-nCMq0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

O tiro pela culatra?

Muita gente se sentiu enganada pela empresa. No Youtube, foram mais de 1100 “não gostei” contra apenas 379 “gostei”, além dos inúmeros comentários de usuários descontentes com o final inesperado da campanha.

Como mostrado na versão online da revista Istoé Dinheiro, a Nokia sofreu críticas pesadas por causa do “Perdi meu amor na balada”. No entanto, o termo “Nokia” foi um dos assuntos mais comentados do Twitter no dia 17 e isso, é claro, ajuda a divulgar ainda mais a marca. Em entrevista à Istoé, a Nokia se diz satisfeita com a repercussão do viral.

A campanha foi feita pela agência Na Jaca e André Alcântara é um dos sócios e foi o ator principal da peça.

Conclusão

O vídeo é falso! Faz parte de uma campanha de marketing para a divulgação de um novo parelho celular da Nokia.

 

Continue lendo
4 Comentários

Comente

4 Comments

  1. Julio Costa

    18 de julho de 2012 em 22:41

    Eu não estava sabendo de nada disso.

  2. Diva

    21 de julho de 2012 em 11:29

    só soube disso agora lendo esse artigo rsrsrs

    • Josenny

      23 de julho de 2012 em 15:35

      me too!

  3. obviamente

    20 de outubro de 2014 em 3:04

    O vídeo é VERDADEIRO.

    Ele foi realmente filmado!

    Mas é uma encenação.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo