Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cenário da foto do papel de parede do Windows XP pegou fogo?

Falso

Cenário da foto do papel de parede do Windows XP pegou fogo?

Será verdade que o local que serviu de cenário para a fotografia padrão do desktop do Windows XP acabou em chamas e virou um lugar abandonado?

As imagens surgiram em diversas redes sociais na segunda quinzena de outubro de 2017 e rapidamente se espalharam em vários sites e blogs. Nelas podemos ver o local onde foi tirada a foto icônica que serviu de plano de fundo em todos os computadores instalados com Windows XP, desde 2001, totalmente descuidado e, ainda por cima, tomado pelas chamas!

Será que essas fotos são reais? Será que esse lugar tão bonito foi vítima da mão predadora do homem?

Será que isso é verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou farsa?

Se você não conhece a história da famosa foto chamada de Bliss e que serviu para o plano de fundo da área de trabalho do Windows XP, leia a matéria que fizemos em 2011 sobre elaEm outubro de 2017, o local voltou a ser notícia, pelos motivos errados…

Surgindo inicialmente no dia 24 de outubro de 2017, no Imgur, as fotografias mostram o que parece a Colina do Condado de Sonoma – na Califórnia, local que serviu de cenário para uma das fotos mais conhecidas do mundo ardendo em chamas. Em 5 dias, essas fotografias foram vistas mais de 165 mil vezes e tiveram mais de 2.800 curtidas!

No entanto, a imagem de uma colina em chamas é de um local próximo dali, como podemos ver nesse mapa que mostra a área de incêndios na Califórnia:

Dados: Google Maps e fire.ca.gov

A foto de uma colina pegando fogo foi publicada pela primeira vez por uma usuária do Twitter chamada Kate Kisset, no dia 09 de outubro de 2017, de um local em chamas próximo da famosa colina:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

De acordo com indicações da própria kate Kisset, o lugar onde ela tirou a foto (na Vinícola Gundlach Bundschu) fica há 6 quilômetros de distância da colina do Windows XP, como podemos ver no Google Maps:

A adega Gundlach Bundschu também negou em sua conta do Instagram que as colinas próximas a ela teriam sofrido danos com os incêndios e que a família, dona da adega, passa bem:

Maior crise de incêndios da história

De acordo com o jornal El País, a Califórnia sofre com a pior crise de incêndios florestais daquele estado, com 31 mortos e mais de 3.500 casas destruídas!

Conclusão

As fotos mostrando a famosa colina que serviu de cenário para a foto do plano de fundo do Windows XP são, na verdade, de um local próximo dali. O local não foi atingido pelas chamas que já consumiram mais de 10% das florestas californianas, mas já não tem o mesmo charme de quando foi fotografada por Charles O’Rear, em 1996!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo