E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Como falsificar uma conta verificada no Twitter?

Postado por Gilmar Lopes no dia 18 de janeiro de 2013 14 Comentários
Share Button

Especialistas em segurança mostram como é fácil falsificar uma conta verificada no Twitter fazendo uma simples gambiarra. Aprenda a diferenciar uma conta real de uma falsa!

O pessoal da Sophos, empresa especializada em segurança digital, mostrou no dia 17 de janeiro de 2013, como é fácil simular uma conta verificada no Twitter através de uma simples modificação nas configurações das imagens do aplicativo. De quebra, ainda ficamos sabendo como nós podemos saber se uma conta verificada é real ou não.

Personagem da ficção Percy Jackson conseguiu o seu selinho de autenticidade! Descubra como ele fez isso (foto: reprodução/Twitter)

Perfis fakes

O Twitter é um serviço que permite que qualquer um, com um e-mail válido, possa se cadastrar e interagir com os outros milhões de usuários sem que haja nenhuma verificação da autenticidade de quem está postando. Basta que o membro se cadastre com um nome de usuário e pronto!

Acontece que muita gente começou a criar perfis falsos (de celebridades ou não) e usuários com nomes de “@ceoSteveJobs”, “@amaury_jr”, “@suzanavieira”, “@britney_spears” e “@britneyspear” podem até a confundir seus seguidores – que podem chegar a achar que estão seguindo o perfil real do seu ídolo.

Para resolver em parte esse problema, o Twitter passou a distribuir, desde 2009, um selo que garante a confirmação da identidade daquele usuário:

Selo de autenticidade distribuído pelo Twitter!

 

Assim, quem passa a seguir os perfis como os dos jornalistas Marcelo Tas e Rosana Hermann podem ter a certeza de que estão seguindo as pessoas que, realmente, queriam seguir.

Como conseguir um selo de Conta Verificada?

O processo para tornar a sua conta verificada e ganhar o tão sonhado selinho do Twitter é muito simples: Basta entrar na página de ajuda do serviço e fazer a sua solicitação. No entanto, é bom lembrar que o processo é simples, mas é muito difícil que nós, simples mortais, consigamos o tal selo da empresa.

O Twitter explica em sua página de ajuda que um número muito reduzido de contas é analisado e o envio da sua solicitação de autenticidade não garante que ela seja atendida!

 

Como simular uma conta verificada?

Já que é muito complicado se conseguir um OK do Twitter, alguns usuários começaram a forjar sua conta. Foi o caso do twitteiro que usou o nome do personagem da ficção Percy Jackson.

Reprodução da página do personagem Percy Jackson no Twitter com a sua “conta verificada”

Como ele conseguiu ser autenticado pelo Twitter?

A simulação é muito simples de se fazer: Basta, com a ajuda de algum programa de edição de imagens, colar o selinho no plano de fundo da sua página do Twitter, de modo que a imagem fique alinhada ao seu nome de usuário.

Apenas como exemplo, fizemos o teste no perfil pessoal desse que voz escreve, no @GilmarhLopes:

Simulação do selo de Conta Verificada do Twitter (Crianças, não façam isso em casa!)

 

Como descobrir a fraude?

Para saber se uma conta possui o selo real do Twitter, o usuário deve passar o mouse sobre o selo. O verdadeiro mostra em um popup que aquele perfil é verified account de fato:

 

Conclusão

Essa pode ser considerada uma falha de segurança no serviço do Twitter e esperamos que possa ser resolvida pela empresa o quanto antes.

Observação: O perfil fake de Percy Jackson já havia removido seu falso selo de autenticidade da sua página do Twitter quando fechamos essa matéria.

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 respostas para “Como falsificar uma conta verificada no Twitter?”

  1. Luís disse:

    (Mais um) Bug no Twitter? Quem diria. Quase não tem disso por lá.

    Depois não sabem porque eu não tenho a menor vontade de criar uma conta por aquelas redondezas.

  2. Walter disse:

    O tal SELO de “qualidade” não qualificaria toda a transformação prosódica de nossa língua, assassinada pelo o uso obrigatório de seu pequeno espaço disponível, com as abreviações de palavras, sílabas, CONTAMINANDO ou induzindo ao erro áqueles bem itencionados… Produz um desaprendizado. É um retrocesso. JAMAIS USAREI O TWITTER !

  3. [...] Como falsificar uma conta verificada no Twitter? : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da…. Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. [...]

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...

Médico italiano Tullio Simoncini e a cura do câncer com bicarbonato!

Texto exalta a eficácia de um tratamento a base de ...