O Deputado Genecias Noronha apanhou no aeroporto de Fortaleza?

Share Button

É verdade que “meteram a porrada” agora a pouco no deputado Genecias Noronha quando ele desembarcava no aeroporto de Fortaleza?

O vídeo apareceu nas redes sociais e foi bastante compartilhado na primeira semana de agosto de 2017. Inúmeros grupos do WhatsApp espalharam a informação (juntamente com o vídeo) de que o homem que aparece na filmagem seria o deputado Genecias Noronha, que teria sido linchado ao chegar ao aeroporto de Fortaleza!

O texto que acompanha o vídeo explica que o fato teria ocorrido agora a pouco e que o deputado teria apanhado por ter votado contra as 10 medidas anticorrupção e ter dito ser favorável à reforma da previdência!

Pra terminar, o texto pede para que o vídeo seja divulgado até chegar aos outros deputados.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Deputado teria sido linchado por apoiar a reforma trabalhista! Será verdade?

Verdade ou farsa?

A primeira coisa a saber é o fato não aconteceu “agora a pouco” como é alegado no texto que se espalhou juntamente com o vídeo. Uma busca no Google, por exemplo, e podemos encontrar essas mesmas imagens em publicações feitas em 2016:

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Como já explicamos diversas vezes aqui no E-farsas, uma das características de um boato digital é que ele não é datado na maioria das vezes. Dessa forma, ele pode voltar a circular novamente ano após ano e quem ler aquilo pela primeira vez pode achar que se trata de algo recente. As chances da fake news ser compartilhada são maiores!

Mensagem se espalhou através de grupos do WhatsApp!

Agora, compare a foto do deputado Genecias Noronha em sua página no Facebook com o homem que aparece ferido no vídeo:

Definitivamente, não é a mesma pessoa!

Quem é o homem do vídeo?

Se o homem que aparece machucado no vídeo não é o deputado, então quem é?

Na verdade, ele é o motorista do deputado federal Aníbal Gomes. De acordo com o Diário do Nordeste, Manoel Deodato Silva agrediu um dos manifestantes que gritavam palavras de baixo calão contra Aníbal Gomes!

O caso foi parar no 11º Distrito Policial, onde foi feito um boletim de ocorrência contra Manoel Deodato Silva por lesão corporal. Após serem ouvidos, todos foram liberados.

Conclusão

O homem que aparece machucado em um vídeo que se espalhou através do WhatsApp é o motorista do deputado federal Aníbal Gomes, que partiu pra cima de um dos manifestantes que estavam “ofendendo a honra” do seu patrão!

Share Button
Crimes, Falso, Política
, , , , , , , , ,
  • Prof. Carvalho

    Algumas pessoas trazem da torçida do futebol a raiva que sentem pelos adversários. Sua pouca educação formal lhes faz confundir oposição com adversário. Oposição na política significa apenas estar do outro lado do espectro de orientação, nada mais. Todos nós políticos lutamos por um Brasil melhor, mesmo que alguns comentam corrupção e ganhem todo o destaque dos noticiários enviesados que só se importam em conseguir mais leitores com notíciais atrativas, e não dão qualquer destaque para todos os outros políticos que trabalham pelo povo e são honestos. #vergonha #acordabrasil #politicanãoéfutebol #todosjuntos

    • Alan Souza

      Mas escrever “torçida”, com cedilha, pra um professor ficou pesado, Prof. Carvalho…

    • Tio Marcio

      A pergunta é: se os honestos são tantos como V. Sa. diz, onde estão eles que não consertam logo toda essa bandalheira? Será que eles não são coniventes com tudo isso por puro corporativismo, como diz o Datena? Se os honestos são tantos, não deveria haver mais corrupção no Brasil, certo?

      • Isabela Peixes

        Pois é mano, talvez os jornais não devia noticiar só os corruptos. Fica parecendo que só tem corrupto.

        Se não tem honesto, por outro lado, o que o Caué Moura sugeriu tem que ser feito: revolta armada, tirar de lá de Brasília todos esses corruputos na base da força. Não esperar a PF/MP/STJ passar anos investigando pra provar quem é realmente corrupto com provas.

        Toda essa burocracia é financiada com dinheiro que podia ir para Educação e Segurança.

        Mas ninguém, NINGUÉM vai se armar e agir, se unir e ir lá enfrentar a Guarda Presidencial, né? Eu não vou. Só textinho de insatisfação aqui mesmo. Volta pra cama que tá quentinha, ver Netflix enquanto a Ancine permite.

        • Parei de ler quando você falou em “Cauê Moura”, aquele gordo depressivo e deprimente que a cada 10 palavras que ele vocifera, nove são palavrões, baixarias, obscenidades, baixo calão e demais baixezas do tipo. E a que não é nada disso, é puro truísmo.

  • Ricardo Fiuza

    Na verdade tbm não é o motorista do Dr. Anibal Gomes. Esse ai é o manifestante que tentou agredir o deputado Anibal Gomes.

  • Alan Souza

    Uma das coisas mais estúpidas das correntes e falsas notícias é essa mensagem “faça circular até chegar às autoridades”, ou como nesse caso, até chegar aos demais deputados.

    Quer dar ciência de algo às autoridades? Vá até a página deles e compartilhe seu link lá. Quer mostrar algo pra um deputado? Publique na página dele, compartilhe em comentários na página dele. Ou procure o site das autoridades nas redes sociais e faça a denúncia formalmente. Ministério Público e as polícias tem uma área nos seus sites que aceita denúncias, inclusive anônimas. A Câmara dos Deputados e o Senado também, assim como publicam os e-mails dos gabinetes dos deputados e senadores.

    Mas isso de “compartilhe até chegar nas autoridades” ou em sei lá quem, é uma assinatura de falsa notícia!

    • “compartilhe até chegar nas autoridades”

      Por que já não envia direto a elas?

  • Renato

    Agrediu ou foi agredido?