Empresa lança o primeiro bungee jump sem fio do mundo! Será?

Share Button

Será que o vídeo mostrando um invento inovador que permite saltos de bungee jump sem fio é verdadeiro ou falso?

O vídeo tem apenas 3 minutos de duração e, após ter sido publicado na página Live Online Radio do Facebook – no começo de outubro de 2015 – já foi visto mais de 22 milhões de vezes, além de ter sido compartilhado mais de 370 mil vezes!

O que chama a atenção no filme é que ali parecem estar documentados os bastidores dos testes para o primeiro salto de bungee jump sem o uso de cabos e/ou fios de segurança!!!

O sistema inventado trabalharia com a propriedade da repulsão magnética. Usando super imãs, os engenheiros da empresa belga teriam criado um maneira de fazer com que o saltador pule de grandes alturas sem cabos, fazendo-o “flutuar” no ar tranquilamente, são e salvo.

Empresa faz o primeiro bungee jump sem fios do mundo! Será? (foto: Reprodução/YouTube)

Empresa faz o primeiro bungee jump sem fios do mundo! Será? (foto: Reprodução/YouTube)

Damien Guette é o primeiro a testar o novo invento e é isso que vemos no vídeo abaixo, mas será que isso é verdadeiro ou falso?

Assista ao vídeo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

 

Verdadeiro ou falso?

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Apesar desse sistema até poder funcionar (pelo menos, em teoria), esse vídeo é falso!

O filme foi publicado no canal da empresa IKEA Belgium no Youtube em junho de 2015 e nada mais é do que um comercial de um produto lançado por eles que nada tem a ver com bumgee jump, mas tem a ver com cabos (ou a falta deles).

A IKEA lançou um carregador para smartphones que não necessita de cabos. Basta colocar o aparelho sobre uma base que, por meio de indução, o smartphone (somente para alguns modelos compatíveis) se carrega.

No final do vídeo, aos 3 minutos, podemos ver o aparelho em cena:

Aos 3 minutos do vídeo, o produto aparece...

Aos 3 minutos do vídeo, o produto aparece…

E no site da IKEA, vemos o aparelho à venda:

Carregador sem fio da IKEA!

Carregador sem fio da IKEA!

A campanha foi feita pela agência DDB de Bruxelas e a ideia foi a de fazer uma analogia à remoção dos cabos de coisas que julgamos tão essenciais na nossa vida (como saltar de bungee jump ou colocar seu smartphone pra carregar).

Conclusão

O vídeo do primeiro bungee jump sem fio é, na verdade, uma propaganda de um carregador de celular que não precisa de fios. Os cabos usados no salto foram removidos digitalmente, é claro!    

Share Button
Esporte, Falso, Tecnologia, Viral
, , , , , , , , , , , , , , , ,