Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Estranho acidente durante campeonato de ginástica artística! Será verdade?

Acidentes

Estranho acidente durante campeonato de ginástica artística! Será verdade?

Estranho acidente durante campeonato de ginástica artística! Será verdade?

Desde meados de abril de 2019, um determinado vídeo referente a um suposto acidente durante um campeonato mundial de ginástica artística vem circulando nas redes sociais. Somente em uma das publicações, no Facebook (arquivo), esse vídeo já obteve mais de 230 mil compartilhamentos e 6,6 milhões de visualizações.

No vídeo, o narrador apresenta um competidor chamado Stefan Beletsky. Então, ele começa a se preparar para dar seu segundo e último salto, na prova “salto sobre o cavalo”. Seu pai e treinador, Usten Beletsky, também é apresentado. Em seguida, Stefan corre e pula sobre o trampolim, que simplesmente quebra.

Entretanto, algo incomum acontece: Stefan é arremessado a uma grande altura e distância! Ele acaba caindo em uma espécie de “mesa de jurados” ao fundo. Um dos narradores, inclusive, alega nunca ter visto um trampolim quebrar daquela forma. Enfim, para  surpresa de todos, Stefan se levanta rapidamente, ainda que meio desorientado.

Confira o vídeo abaixo:

 

Entretanto, será que esse vídeo é mesmo verdadeiro? Será que estamos diante de alguma manipulação digital? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Na verdade, o vídeo é apenas um antigo comercial da marca norte-americana de ferramentas “Craftsman”. Na época, a marca pertencia a uma loja de departamentos chamada “Sears” (atualmente pertence a gigante “Stanley Black & Decker”). Intitulado “Craftsman – Springboard“, o comercial foi produzido pela agência “Young & Rubicam” e foi dirigido por Fredrik Bond. Além disso, é importante ressaltar que o comercial foi lançado em fevereiro de 2006, ou seja, há 13 anos! De tempos em tempos, ele volta a circular e, consequentemente, viralizar devido ao que vemos em cena.

A versão que está circulando foi propositalmente encurtada, visto que possui apenas 21 segundos! Na versão original, com 30 segundos, fica bem explícito ao telespectador, que se trata de um comercial de TV. Confira abaixo o vídeo original:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No trecho final da versão original são mencionadas as seguintes frases: “Not the official tools of gymnastics. The official tools of NASCAR.” (“Não são as ferramentas oficiais da ginástica. As ferramentas oficiais da NASCAR”, em português). Além disso, também temos a propaganda visual da NASCAR, da Sears, e da Craftsman. Portanto, nada do que vemos no comercial realmente aconteceu.

Alguns Detalhes que Denotavam que Tinha Algo de Errado com Esse Vídeo!

Conforme mostramos no começo deste artigo, esse vídeo ganhou uma grande repercussão ao ser publicado recentemente em uma página brasileira, no Facebook, chamada “Engenharia de Segurança do Trabalho“. Essa página é a dedicada a divulgação de notícias e vídeos de acidentes de trabalho, sendo que a maior parte do conteúdo é autêntico. Assim sendo, embora fosse algo surreal, inúmeras pessoas compartilharam e acreditaram que o vídeo fosse verdadeiro. Na descrição do vídeo consta apenas a frase “Quando você é da manutenção e percebe que fez algo errado“, mas não há menção alguma sobre ser falso ou não.

Entretanto, havia algumas “red flags” (problemas em potencial). Primeiramente, ao fazermos uma rápida pesquisa no Google pelo atleta “Stefan Beletsky” notamos que ele não existe. Um caso assim jamais passaria desapercebido pela imprensa, não é mesmo? No entanto, não há absolutamente nada dizendo que essa pessoa tenha realmente existido algum dia.

Sua nacionalidade também é problemática! Repararam na bandeira que ele carrega no peito? Parece ser de algum país, mas a bandeira não pertence a nenhum país do mundo!

Stefan não pertence a nenhum país do mundo!

Para completar, tanto o vídeo encurtado, quanto a versão original possuem dizeres que denotam não se tratar de algo real. Na tela aparece o endereço virtual do site da “Sears” (sears.com), assim como a frase “Do not attempt. Controlled environment.” (“Não tente fazer isso. Ambiente controlado”). Se estivéssemos diante de um acidente real, durante uma competição, com certeza esse alerta não teria sido colocado na tela.

Na tela aparece o endereço virtual do site da “Sears” (sears.com)…

…assim como a frase “Do not attempt. Controlled environment.” (“Não tente fazer isso. Ambiente controlado”).

Conclusão

Falso! Na verdade, o vídeo é apenas um antigo comercial da marca norte-americana de ferramentas “Craftsman”. Na época, a marca pertencia a uma loja de departamentos chamada “Sears” (atualmente pertence a gigante “Stanley Black & Decker”). O vídeo foi originalmente lançado em fevereiro de 2006. Portanto, nada do que vemos no comercial realmente aconteceu.

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Fernando

    30 de maio de 2019 em 9:13

    Tem muita gente acreditando nisso? Então o E-Farsas ainda vai ter muito trabalho! Se bem que minha sogra cairia fácil nessa aí…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo