today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Garota de programa teve um infarto ao descobrir que seu cliente era o próprio marido?

- Publicidade -

Garota de programa sofreu um infarto quando foi atender a um cliente, na cidade de Birigui (SP), e descobriu que ele era seu próprio marido! Será?

A reportagem apareceu na web na segunda quinzena de junho de 2016, e conta a triste história de uma mulher de 37 anos que, na tentativa de fazer um “dinheiro extra”, quase perdeu a vida.

Casada, a moça teria decidido virar garota de programa e, para seu infortúnio, em um dos atendimentos que parecia ser corriqueiro, ela teria se deparado com o próprio marido como cliente.

Com o susto, ela teria sofrido um infarto, sendo levada às pressas a um hospital em Birigui (SP).

A noticia ainda cita que alguns veículos de comunicação da cidade e da região tentaram entrevistas com os envolvidos, porém sem sucesso.

Será que isso é verdade mesmo?

repro
Mulher casada que ia fazer programa quase morre ao descobrir que o cliente era o próprio marido! Será verdade? (foto: Reprodução)

Verdade ou Farsa?

Para sabermos sobre a veracidade desta noticia, além de utilizarmos os métodos tradicionais que já explicamos inúmeras vezes aqui no E-Farsas, recorremos à um morador da cidade de Birigui, Daniel Ribeiro, que é administrador da Pagina do Facebook Birigui da Depressão que nos afirmou que o fato certamente não aconteceu na cidade e, alem disso, nos disse que os veículos de comunicação citados na noticia nunca publicaram tal assunto.

Alem da confirmação do Daniel, buscamos nos sites Folha da Região e Tv Birigui e também não achamos nada, alias no site Folha da Região encontramos uma matéria explicando que a noticia é falsa, e que o nome do site foi usado indevidamente apenas para dar credibilidade à falsa noticia.

“O texto envolve ainda outros órgãos de imprensa de Birigui e Araçatuba para tentar dar credibilidade ao fato, dizendo que foi divulgado em emissora de rádio, mas não cita datas ou qualquer outro elemento que possa comprovar a veracidade.  ” – explica o jornal.

Origem

A falsa noticia surgiu em um site colaborativo chamado The Blasting News, uma plataforma online que se intitula como “a primeira revista social independente e gratuita” e que permite que qualquer usuário crie noticias e as publique – algo como um jornal colaborativo – porém não possui a checagem da veracidade das informações!

- Publicidade -

Com isso, alguns usuários aproveitam para criar noticias sensacionalistas e falsas para atrair um grande publico de leitores, visto que a plataforma paga aos criadores de conteúdo um valor em reais (que pode chegar à R$ 500,00 por matéria publicada).

Os textos desse jornal colaborativo nem sempre são produzidos por jornalistas, mas qualquer pessoa que tenha “influência digital”, chamada de “social blaster”. Assim, quanto mais acessos e compartilhamentos tem o artigo, mais ganhos terá o seu autor.

A foto usada na matéria

A foto que acompanha o boato, foi uma captura de um vídeo publicado no site G1 em uma reportagem que falava sobre uma determinação judicial que mandava Birigui solucionar problemas em um Pronto Socorro, no ano de 2014.

Repercussão

A falsa historia da garota de programa que quase morreu ao ter como cliente o próprio marido continua sendo assunto na web, e ganhou destaque nacional após diversos portais de noticias e blogs apenas reproduziram a noticia, sem ao menos checar a sua veracidade.

Alertamos novamente aos nossos amigos jornalistas que, às vezes na ânsia de noticiar um fato, acabam se esquecendo de se certificar de sua veracidade.

Quem ia acreditar numa farsa dessa?

E para aqueles que escrevem nos comentários “quem cairia numa farsa dessas?”, podemos mostrar que até jornais importantes não estão imunes aos boatos virtuais! O caderno F5 da Folha de São Paulo, por exemplo, publicou essa notícia como se fosse verdade, no dia 24 de junho de 2016:

Reprodução/Folha
Reprodução/Folha

Poucas horas após da publicação, a Folha de São Paulo atualizou a matéria, explicando que a notícia é falsa!

Conclusão

A noticia da garota de programa que teve um infarto após descobrir que seu cliente era seu esposo é falsa! Ela foi produzida em um site colaborativo de noticias, que não checa a veracidade dos textos antes da publicação, e os criadores dos textos faturam em reais podendo receber até R$ 500,00 por matéria publicada.

  • Colaboração de Riomar Bruno
- Publicidade -

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou de Birigui. Totalmente falsa essa notícia. A foto é do Pronto Socorro mesmo.

    Cara, tanta bizarrice que acontece por aqui e o povo inventa notícia falsa? Diz aí qual outra cidade onde uma vaca morreu atropelada por um avião da TAM?

  2. “Nossos AMIGOS jornalistas”… Os jornalistas são meus INIMIGOS, Gilmar! Só se forem SEUS amigos. Bom, mas se tratando de Birigui podia ser o Gianecchini e SEU marido… ?

  3. Oi Gilmar, o tal site colaborativo, que de jornalismo não tem nada, tem culpa no cartório, sem dúvida, mas é bom dar nome aos bois. O “jornalista” se chama Fernando Borges. Já é conhecido nos grupos do Facebook pelos boatos e mentiras que espalha. Para ele, é uma honra estar no e-Farsas.

  4. O site Catraca Livre também caiu e ainda piorou a situação: afirmou que a notícia era do jornal Folha da Região, de Araçatuba (SP)… A informação foi corrigida nele e no F5 depois de alertados pela FR que era falsa. O Blasting News em inglês também foi alertado por e-mail, mas ignorou. Depois, a FR conseguiu o e-mail da equipe brasileira, que tirou, finalmente, o texto do ar. Lamentável tudo isso. Escrevi um texto a respeito: http://folha.fr/415176.

  5. De toda essa história, o que mais me chamou atenção foram os 500 contos pra inventar uma notícia e postar no site. Se pegarmos as reportagens antigas do e-farsas e lançarmos as histórias como sendo atuais dá pra fazer fortuna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos