A Globo censurou episódio dos Simpsons que mostra o Lula?

Share Button

É verdade que o episódio de Os Simpsons que satiriza o ex-presidente Lula ao lado de líderes da América do Sul foi proibido pela Globo aqui no Brasil?

A imagem apareceu no nosso grupo fechado no Facebook no dia 7 de junho de 2017 e mostra uma cena que teria sido retirada de um episódio do desenho animado Os Simpsons. Nela podemos ver o ex-presidente Lula ao lado de líderes sul-americanos como Evo Morales e Hugo Chaves.

O texto que acompanha a imagem afirma que o episódio nem chegou a ir ao ar aqui no Brasil, pois a Rede Globo de Televisão – por ser comunista – teria censurado esse capítulo e proibido sua veiculação em território nacional!

Será que essa história é real? Será mesmo que essa cena d’Os Simpsons foi censurada para os brasileiros?

Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, o texto sobre a proibição do episódio que se espalhou juntamente com o texto surgiu em uma página chamada Frente Direitista Conservadora dos Homens de Bem, que se define como “uma página contra o PT, o comunismo, o socialismo e tudo que for vermelho”. Suas postagens não deixam claro que se trata de uma página de humor ou não, mas o fato é que muita gente compartilha o que é postado lá achando que se trata de algo sério…

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

No texto é afirmado que a Rede Globo é a detentora dos direitos autorais do desenho Os Simpsons no Brasil e, por ser comunista, teria proibido o episódio. Não sabemos de onde o autor tirou essas informações, mas é certo que atualmente é a Rede Bandeirantes quem está transmitindo o desenho no Brasil.

O episódio proibido

Essa imagem falsamente atribuída a um episódio de Os Simpsons é, na verdade, um desenho feito pelo artista gráfico Edwheeler, em 2008. Abaixo, a ilustração feita por ele e publicada no DeviantArt, em abril daquele ano:

Reprodução/DeviantArt/EdWeeeler

Veja na galeria desse ilustrador que suas obras são muito parecidas com o desenho criado por Matt Groening:

Na Venezuela, Os Simpsons já foi retirado do ar pelo Governo, uma vez, em 2008. Em explicação, o órgão do Governo disse que “o desenho estaria causando má influência às crianças venezuelanas”.

Conclusão

O desenho mostrando Lula junto com líderes da América do Sul em um episódio dos Simpsons é falsa! Foi criada por um artista fã da família amarela, em 2008!

Share Button
Cinema / TV, Falso, Humor, Política
, , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

10 comentários

  1. Alan Souza

    Qualquer ser que respire sabe que a Globo não é, nunca foi e nunca será comunista. Só de acreditar nisso o sujeito já merece ser qualificado como vegetal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *