Um fazendeiro encontrou uma baleia em sua fazenda quilômetros longe da praia?

Share Button

Será verdadeira a notícia de um fazendeiro que descobriu uma baleia de 12 metros em sua fazenda em Utah há centenas de quilômetros de seu habitat natural?

A história inacreditável do produtor de leite Michael Woodson, de 69 anos de idade, apareceu com bastante força na web brasileira na primeira semana de junho de 2017 em diversos blogs e foi bastante compartilhada nas redes sociais. De acordo com o texto, um fazendeiro de uma pequena cidade perto do Great Salt Lake em Utah (EUA) teria encontrado uma baleia jubarte de 12 metros no meio de sua fazenda que fica há centenas de quilômetros do habitat natural do animal!

Pensando se tratar de alguma brincadeira, Michael Woodson chamou a polícia local, que investigou o local descartou essa possibilidade, visto que não havia nenhum vestígio de veículos ou máquinas para transportar a baleia perto do bicho.

Como algumas testemunhas relataram ter visto alguns objetos voadores estranhos na área nos últimos dias, muitas pessoas estão acreditando se tratar de algum fato inexplicável, sobrenatural ou extraterrestre…

Será que isso é verdade ou farsa?

Fazendeiro encontrou uma baleia no meio de sua fazenda! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Essa curiosa história não é nova, mas ganhou força após a publicação no blog já conhecido aqui no E-farsas, o Sempre Questione, que – como já falamos diversas vezes aqui – é especialista em publicar notícias falsas e/ou não verificadas.

Como o fato “noticiado” não é datado, fica fácil ela votar a circular de tempos em tempos. Dessa vez, a postagem foi feita no site Sempre Questione no dia 02 de junho de 2017, mas encontramos publicações semelhantes a essa em postagens de 2014, em inglês!

Em dezembro de 2014, o site humorístico de língua inglesa World News Daily Report publicou a notícia falsa de um produtor de laticínios chamado Michael Woodson que teria tomado um susto ao encontrar uma baleia no meio da sua fazenda. Se analisarmos o texto do World News Daily com o do Sempre Questione podemos verificar que o artigo foi simplesmente traduzido para o português!

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

É interessante citar que quando essa e-farsa surgiu, em 2014, vários curiosos entraram em contato com as autoridades do lugar querendo saber onde estava a tal baleia, conforme relatou o jornal local The Salt Lake TribuneA confusão foi tanta que a polícia local também teve que se pronunciar através da sua página no Facebook, explicando que a notícia era falsa:

Attention: #DCSO has not responded to any whales in the middle of farmers fields. We do not have any information at…

Posted by Davis County Sheriff's Office on Sunday, December 7, 2014

Brincadeira recorrente

Já mostramos aqui no E-farsas o boato de um suposto ovni ter deixado uma baleia no há 600 quilômetros da praia nos Estados Unidos “por engano”. Na ocasião, explicamos que essa e-farsa surgiu como uma brincadeira feita no blog Obrigado Pelos Peixes, como uma homenagem ao escritor norteamericano Douglas Adams.

As imagens usadas na farsa

A “notícia” disseminada por sites mentirosos usou a foto de um senhor em um campo, ao lado de um trator, surrupiada de um site de venda de fotos para publicidade, em francês. Esse homem, obviamente, não tem nada a ver com o tal Michael Woodson.

Já a foto da baleia no meio do mato é de um caso ocorrido em 2011, na Inglaterra. Uma baleia de cerca de 10 metros de cumprimento acabou morrendo após se perder na maré alta e ficar encalhada na baixa da maré.

Conclusão

A notícia do fazendeiro que encontrou uma baleia na sua fazenda é falsa! Tudo começou em um site humorístico em inglês!

Share Button
Falso, Humor, UFO
, , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *