Guerra civil no Brasil – OAB a favor do povo! Será?

Share Button

Será que é verdadeira a notícia afirmando que a Ordem dos Advogados do Brasil teria se posicionado contra a reforma da previdência e vai apoiar uma guerra civil?

A notícia apareceu nas redes sociais no final de março de 2017 e rapidamente foi um dos assuntos mais compartilhados no Facebook e no WhatsApp. De acordo com a manchete, a OAB teria se posicionado contra a reforma da previdência e que uma guerra civil estaria para estourar aqui no Brasil!

Será que essa notícia é real? A Ordem dos Advogados do Brasil estaria apoiando uma guerra civil no nosso país?

A OAB estaria a frente de uma guerra civil no nosso país! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 25 de março de 2017, um blog chamado Online Revista, hospedado no serviço gratuito Blogspot, resolveu publicar uma notícia com a chamada alarmista “A GUERRA CIVIL ACABA DE SER DECLARADA NO BRASIL – OAB SE POSICIONA A FAVOR DO POVO”:

Só que, ao clicarmos na notícia, veremos que o conteúdo do texto não fala exatamente que foi declarada uma guerra civil no país. A “reportagem” fala apenas que “se o governo temer não recuar […] poderá ser desencadeada uma guerra civil nunca antes vista no Brasil”.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Ou seja, o autor dessa notícia usou do artifício de criar manchetes alarmistas para atrair mais acessos. E parece que funcionou, visto que os autores do blog se vangloriaram de terem recebido minhões de visitas em poucas horas… 

A parte real dessa história é que a Ordem dos Advogados do Brasil se posicionou contra a reforma da previdência proposta pelo governo. Em carta aberta sobre a reforma, a OAB afirma que “ela [a reforma] está fundamentada em premissas equivocadas e contem inúmeros abusos contra os direitos sociais”.

Reforçamos aqui que em nenhum momento a carta fala sobre guerra civil!

No dia 28 de março de 2017, a Ordem dos Advogados do Brasil publicou uma nota em seu site desmentindo essa história que tem se espalhado pela web a respeito do começo a uma guerra. A nota completa está abaixo:

Brasília – Circula pelas redes sociais uma notícia falsa de que a OAB teria se posicionado de modo favorável a uma suposta guerra civil no Brasil, causada pela proposta da Reforma da Previdência.
A OAB, justamente por seu papel de defensora da Constituição Federal, dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito, não seria apoiadora de uma guerra civil.
A entidade tem posição clara, amplamente divulgada e presente no noticiário brasileiro de contrariedade à proposta apresentada pelo governo de Reforma Previdenciária.
O posicionamento da OAB pode ser conferido aqui, no site da entidade.

Após a nota da OAB, o blog que iniciou esse boato mudou levemente o título e o conteúdo da sua “reportagem”, amenizando o caos que espalhou na internet, mas o estrago já estava feito:  Vários outros blogs copiaram a “notícia” original. A internet não esquece…

Blog muda o conteúdo da reportagem após nota da OAB!

Conclusão

A notícia sobre o começo de uma guerra civil sob a ajuda da OAB é farsa!

Share Button
Conspirações, Falso, Golpes, Política
, , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

8 comentários

  1. Oswald Cobblepot

    Essa notícia na verdade é uma profecia, a guerra civil está prestes a acontecer. Parte da população brasileira pode ser muito idiota e manipulável a ponto de apoiar um golpe, mas não aguentará tanto retrocesso por muito tempo, basta mexer mo bolso do cidadão pra revolta acontecer.

  2. Maria Aparecida

    Infelizmente o povo não atentou para a desgraça que estar por vir, caso a reforma da previdência seja aprovada do jeito que está!Será o fim da aposentadoria para a classe baixa e isso só será sentido daqui uns vinte anos, quando o povo que hj está com 40 anos, vai tentar se aposentar e vai ver que faltam muitos e muitos anos para conseguir!

  3. walder

    a terceirização já foi aprovada regaçando geral. trabalhar terceirizado é tipo fazer o mesmo serviço ganhando menos. tipo, não paga aluguel, não come fora, não viaja. só come dorme trabalha. se tiver sorte e sobrar grana para o aluguel.

    • JESSÉ

      Depende. Trabalho Terceirizado e ganho mais do que se fosse efetivo da empresa.

      Entendo o que vc diz, mas acho que depende de cada caso, e trabalha terceirizado quem quer.

      • Alan Souza

        Não é assim, “trabalha terceirizado quem quer”. Se o trabalhador pudesse escolher trabalho com tanta facilidade assim não haveria salário injusto no Brasil…

  4. laysa

    como o rapaz acima comentou , tem pessoaas que brigam na net por noticias falsas achando que e verdade , antes de acreditar em qualquer post verifique se e verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *