“Homem-Sereia” é encontrado na Polônia! Será?

Share Button

Vídeo mostra uma equipe com roupas especiais retirando um ser parecido com uma sereia de dentro de um rio polonês! Será que isso é real?

No dia 24 de setembro de 2015, o curioso vídeo foi publicado no YouTube e chamou a atenção de pelo estranho e incomum achado. Nele podemos ver uma equipe de especialistas retirando de um rio algo que se assemelha a um homem com a metade do corpo igual a de um peixe! Uma sereia?!!!

Os homens, protegidos com roupas especiais, carregam o peixe humanoide para fora do rio, onde outra equipe o coloca em uma maca e o leva embora.  

O vídeo, de apenas 2 minutos de duração, já foi visto mais de 400.000 vezes apenas no canal em que foi publicado inicialmente e outras milhões de vezes nos outros canais que republicaram as mesmas cenas. Vários veículos de comunicação ajudaram a espalhar a notícia, fazendo com que o vídeo se tornasse viral em pouquíssimo tempo e muita gente ficou intrigada com o achado. 

Homem-sereia teria sido capturado no Rio Vístula, na capital da Polônia! Será que isso é verdade ou farsa? (foto: Reprodução/YouTube)

Tritão teria sido capturado no Rio Vístula, na capital da Polônia! Será que isso é verdade ou farsa? (foto: Reprodução/YouTube)

Afinal, o que seria esse bicho?

Seria um “homem-sereia”, um tritão?

Seria um alienígena?

Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco a verdade sobre isso:

 

Verdadeiro ou falso?

A história sobre esse vídeo que fez sucesso no YouTube foi publicado primeiramente em forma de fotos no Facebook, um dia antes, no perfil de um usuário chamado Maciej D. Ociepka.

Na ocasião, Maciej afirmou que havia conseguido flagrar algo bastante incomum que teria ocorrido no Rio Vístula, na capital Varsóvia. Apesar de ter filmado, Maciej apenas publicou as fotos. O vídeo mesmo só foi aparecer no YouTube no dia seguinte.

Apenas para que você já vá ligando os pontos (e também para fazermos um pouco de suspense aqui), Maciej D. Ociepka é um profissional especializado em mídias sociais que já cuidou (e ainda cuida) de várias contas de redes sociais de empresas famosas na Polônia. Portanto, esse rapaz sabe como criar um viral.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Voltando ao caso do tritão, a usuária Julia Domagalska publicou no YouTube o vídeo com “flagrante” da captura do estranho ser no dia 24 de setembro de 2015. Curiosamente, esse foi o único vídeo postado nesse perfil, o que, como já mostramos algumas vezes aqui no E-farsas, já é um forte indício de que se trata de alguma campanha de marketing produzida por alguma agência de propaganda especializada em criar virais online.

Outra coisa que chamou atenção no vídeo é que, apesar das pessoas estarem usando trajes biológicos para proteção, nenhuma delas está usando luvas!

Também não há nenhum carro oficial – seja de polícia, ambulância ou qualquer outro – na cena.

O vice-prefeito entra em cena

No dia 27 de setembro, um vídeo foi publicado na página oficial da cidade de Varsóvia no Facebook com um pronunciamento do vice-prefeito da cidade, Jarosław Jóźwiak. No discurso de Jóźwiak é explicado que os funcionários responsáveis pelo tratamento de esgoto de Varsóvia haviam descoberto algo bastante fora do comum: Um grupo de sereias adultas que foram capturadas e colocadas em quarentena!

 

Essa foi a gota dágua que faltava para que os jornais do mundo todos passassem a espalhar ainda mais a notícia. Afinal, uma pessoa respeitada estava afirmando que as sereias existem mesmo e que, além disso, a capital polonesa estava com alguns espécimes em seu poder.

Fim do mistério

No entanto, todo o mistério foi solucionado no dia 28 de setembro. Em entrevista ao canal de TV polonês, TVN 24,  Paulina Butlewska explicou que tudo não passou de uma campanha para chamar a atenção dos moradores de Varsóvia para os problemas da cidade.

Paulina é gerente de relações públicas e uma das organizadoras do festival “Novos Varsovianos“, que é um projeto feito em conjunto pelo Centro Cultural Białołęckiego, pelos museus de Varsóvia e Woli, pela Câmara Municipal de Varsóvia e pela Casa de Cultura Działdowska.

Trata-se de uma ação social envolvendo debates, apresentações artísticas e conferências científicas para fortalecer a identidade da capital.

O diretor galês Gerald Tyler, que foi o criador de toda a ideia do evento desse ano, explicou que usou sereias como tema por causa da forte cultura desses seres mitológicos nas lendas locais.

O diretor galês Ferald Tyler foi o idealizador da campanha!

O diretor galês Ferald Tyler foi o idealizador da campanha!

Conforme foi explicado pelo Metro Warszawa, o objetivo do festival é manter a cultura da cidade e, ao mesmo tempo, passar os para os turistas e para os novos moradores a sua cultura.

O festival começou em setembro de 2015 e vai até dezembro.

Conclusão

O vídeo que mostra uma suposta captura de um tritão era, na verdade, parte de uma campanha de marketing para divulgar um festival cultural que está acontecendo na cidade de Varsóvia, na Polônia!

Share Button
Conspirações, Falso, Lendas Urbanas, UFO
, , , , , , , , , , , , , ,
  • Fabio Silva

    Amigo, desta vez você está enganado. O Homem-Sereia é real, e seu fiel escudeiro chama-se Mexilhãozinho. Até as crianças sabem disso!

    • Gilmar Lopes

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • JESSÉ

    Olha só, vcs foram citados no site Mega Curioso, hehehehe

    http://www.megacurioso.com.br/futurologia-e-previsoes/85201-voce-ja-ouviu-falar-de-baba-vanga-que-previu-o-fim-do-mundo-em-5079.htm

    Bem que vcs poderiam fazer algum tipo de parceria, Tipo um link interligando E-Farsas e Mega Curiosos nos artigos que forem abordados em comum.

    • Luciano Viana

      parceria com site criador de hoax seria meio estranho kkkk

      • JESSÉ

        Pelo contrário, seria uma ótima parceria, pois o objetivo proposto pelo E-farsas não é de somente desmentir “fakes” na internet, mas também de apontar artigos verdadeiros ou de conteúdos que são verdadeiros dentro de artigos supostamente falsos. Isso traria mais credibilidade ao Mega Curioso, toda vez que um artigo apareça como sendo comprovado pelo e-farsas que seja verdadeiro.

        E o objetivo do Mega-curioso não é o de divulgar apenas artigos verdadeiros ou de ficar verificando se o artigo é realmente verdadeiro, o Mega curioso apenas repassa as informações.

        Ainda acho que seria uma parceria muito boa para ambos os Sites.

  • Claudia

    Esse site caiu no meu conceito. Essa já é a segunda explicação fajuta que eu vejo por aqui.

  • EU ACHO QUE ERA UM TRITAO