today-is-a-good-day
22.4 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Jihadistas tentam fugir do Estado Islâmico vestidos de mulher! Será?

- Publicidade -

Será verdade que militantes do Estado Islâmico arrependidos foram capturados por grupos extremistas tentando fugir vestidos de mulher?

A notícia foi publicada no jornal O Globo, no dia 16 de março de 2015. De acordo com a reportagem, um grupo de ex-combatentes extremistas islâmicos foi capturado por militantes do Estado Islâmico após tentativa de fuga. Os desertores teriam sido apanhados enquanto tentavam fugir fantasiados com roupas e maquiagem de mulher.

Agora, segundo a manchete, os homens estariam correndo sério risco de serem torturados e/ou mortos pelas forças de seguranças iraquianas.

O que chama a atenção na notícia são as fotos dos homens travestidos, mas será isso é verdade mesmo?

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Jihadistas arrependidos teriam sido pegos durante tentativa de fuga vestidos de mulher! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Jahudistas arrependidos teriam sido pegos durante tentativa de fuga vestidos de mulher! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

O jornal O Globo foi um dos primeiros a dar a notícia aqui no Brasil, mas seus editores parecem não se lembrar de um dos princípios básicos do jornalismo que é checar as informações antes de publica-las.

Optando pelo caminho mais fácil, muitos jornalistas apenas traduzem notícias vindas de publicações estrangeiras, não levando em conta que tais reportagens “importadas” podem não corresponder exatamente à verdade.

Todas as postagens feitas aqui no Brasil usaram como fonte essa “reportagem” do dia 14 de março de 2015 postada no jornal britânico Daily Mail, que possui um longo histórico em notícias falsas, como já mostramos no E-farsas aqui, aqui e aqui, por exemplo.

- Publicidade -

O Daily, por sua vez, não dá muitos detalhes de quando ou onde a captura dos tais fugitivos (sem nomes) teria ocorrido. A matéria apenas afirma que as fotos apareceram em um perfil do Instagram (qual seria essa conta?) e nada mais!

Uma busca pelas imagens dos homens vestidos de mulher usadas na reportagem nos mostra que elas não tem nada a ver com militantes Jihadistas fugitivos em 2015:

A foto do homem de bigode e sutiã foi publicada em 2012 no site Algeriatimes e fala sobre a detenção de um terrorista feita pelo exército iraquiano, em 2004. Olha o sujeito aí:

Terrorista foi preso em 2004, no Iraque!
Terrorista foi preso em 2004, no Iraque! (foto: Reprodução/BurathaNews)

A imagem do homem de burca azul também não tem nada a ver com a notícia publicada pelo Globo e pelo Daily Mail. Ela se refere a uma notícia de 2014, quando um sujeito tentou escapar do exército na Síria vestido de mulher. De acordo com o jornal Syria Now, os militares desconfiaram do caminhar da mulher e ao aborda-la descobriram se tratar de um fugitivo, que voltou para a cadeia!

prisineiro_sirio_vestido_mulher
Homem tentou escapar, em 2014, do exército na Síria vestido de mulher, mas foi preso novamente! (foto: Reprodução)

O registro mais antigo que encontramos da da foto abaixo é de 2013 – como podemos ver nesse link (se alguém puder traduzir o artigo, que está em persa, agradecemos).

A foto é de 2013 e parece não ter nenhuma relação com a notícia publicada pelo Daily Mail, em 2015!
A foto é de 2013 e parece não ter nenhuma relação com a notícia publicada pelo Daily Mail, em 2015!

 

Conclusão

A julgar pelas fotos, que nada tem a ver com a noticia, e pela falta de dados que provem a sua veracidade, podemos concluir que a história tem todas as características de mais um boato virtual! Não repasse boatos e sempre desconfie das publicações online, mesmo vindas de jornais renomados, como O Globo!

Com a colaboração do amigo André Carvalho, do Ceticismo.net!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Isso nos dá o que pensar, não é? Quantas “notícias” como essa já não foram publicadas por instituições de renome ao longo do tempo ? As vezes coisas mais triviais, ou outras vezes, mais relevantes, capazes de mudar a opinião, o conceito de muitos. Em sua grande maioria, as pessoas não são muito de usar o senso crítico, não gostam de questionar, preferindo o comportamento de manada. Gilmar, nunca nos abandone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui