Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uso de smartphones em excesso causa deformação no dedo mindinho?

Correntes

Uso de smartphones em excesso causa deformação no dedo mindinho?

Empresa de telefonia japonesa afirma que o uso excessivo do smartphone pode causar deformação no dedo mindinho! Será que isso é verdade?

A notícia surgiu na web na segunda semana de março de 2015 e alerta aos usuários de smartphones para o risco de deformação do dedos mindinho em casos de uso excessivo.

O texto vem acompanhado de uma imagem de um dedo deformado, provando que o uso de aparelhos de celulares precisa ser moderado e que os usuários devem segurar corretamente o smartphone.

Segundo foi publicado em diversos sites e blogs, o aviso teria partido de uma operadora de celular japonesa!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O uso inadequado do smartphone pode causar deformação no dedinho! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

O uso inadequado do smartphone pode causar deformação no dedinho! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdadeiro ou falso?

Todas as publicações sobre esse assunto citaram como única fonte uma postagem do dia 05 de março de 2015, feita na conta do Twitter da operadora de telefonia celular japonesa NTT Docomo. Na ocasião, ela publicou um aviso aos usuários sobre os efeitos colaterais que o excesso de uso de smartphones podem causar:

No entanto, a postagem da Docomo não diz de onde ela tirou essa informação e tampouco dá maiores detalhes sobre o tal alerta.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Quem é o usuário da foto? Quando e onde a fotografia foi tirada?

Tudo o que temos são 2 fotos, sendo que uma delas é de um dedo mindinho com um pequeno “afinamento nas duas primeiras dobras”. Como o dedo mostrado está sobre um fundo preto, é muito fácil de se adulterar a imagem (o que pode ter acontecido, nesse caso).

O Mindinho Essencial

Um estudo publicado em 1998 no American Journal of Physical Anthropology analisou os movimentos musculares sofridos pelas mãos durante a produção de ferramentas de pedra e revelou que o dedo mindinho foi crucial para o processo de obtenção das lascas de pedra, pois auxiliava no equilíbrio dos objetos.

Em entrevista ao site de língua inglêsa Mashable, o arqueólogo, antropólogo biológico e PhD da Universidade de Kent (Reino Unido), Alastair JM Key, disse que a principal tarefa do mindinho era (e ainda é) manter o equilíbrio e segurança ao segurar objetos na mão e que todos esses milhares de anos de uso intenso do dedinho não o deformou.

“A maneira de segurar o smartphone é bastante semelhante a quando você mantinha um pequeno núcleo de pedra ou machadinha, por exemplo”, disse Key à Mashable.

Nem tudo são flores

Apesar do alerta ser falso, é bom deixar claro que tudo em excesso faz mal à saúde (já falamos sobre isso inúmeras vezes aqui no E-farsas) e o uso de smartphones não foge a essa regra. Estudos já mostraram que usar muito o celular para enviar mensagens, interagir em redes sociais e postar fotos e vídeos ininterruptamente pode causar dores no pescoço e problemas na coluna, além de inflamações nos tendões das mãos pelo esforço repetitivo, mas nada disso não chega a causar deformidade nos dedos, como é sugerido pela postagem da operadora japonesa.

Conclusão

O uso excessivo do smartphone não causa deformação no dedo mindinho! Tudo começou com uma postagem feita no perfil do Twitter de uma operadora de celular japonesa, mas o alerta não cita nenhuma fonte e não há nenhum caso desse problema registrado pela medicina.

Sugestão do leitor e amigo do E-farsas André Machado, através do Twitter!

Continue lendo
7 Comentários

7 Comments

  1. Marcio

    17 de março de 2015 em 11:01

    A foto não precisa ser adulterada. Eu não uso smartphone e nem tenho o dedo deformado, mas em determinado ângulo de visão o dedo mindinho fica idêntico à foto graças ao nó do dedo.
    Por exemplo: eu poderia criar uma história que andar de ônibus lotado todo o dia deixa um braço maior que o outro simplesmente usando os ombros para fazer o braço direito parecer maior e escolhendo bem o ângulo da foto para disfarçar o artifício…

  2. Raven

    23 de março de 2015 em 1:06

    Huashua mas tb, o retardado que usar o smartphone assim tem mais é que ficar deformado mesmo.

  3. jhow walker

    3 de setembro de 2015 em 16:38

    bom isso e vdd eu mesmo tinha o dedo perfeito depois que começei usar o celular assim meu dedo ficou com um “amassado” enfim comigo isso realmente aconteçeu

  4. Licya Kathleen

    15 de abril de 2016 em 23:27

    Meu dedo está exatamente assim, percebi isso esses dias essa deformação, resolvi procurar algo sobre na Internet e achei esse post.

  5. Gabriela Fischer

    7 de janeiro de 2017 em 2:28

    Posso provar que é verdade com a minha foto vi essa notícia em algum lugar e fiquei curiosa até que comecei a analisar e meu dedo está torto sim ele não era assim antes e ele meio que deu uma envergada apenas na região que eu apoio o celular inclusive ela está funda é perceptível quando eu fecho os dedo essa parte não se encaixa direito e fica um buraquinho na região então eu super acredito pq o meu dedo está assim

  6. Pingback: Efeitos da hiperconexão - Prosa Press

  7. Pingback: Robôs com inteligência artificial vão tomar nossos lugares? - Prosa Press

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo