Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Pimenta Gota corrói até moedas e faz mal à saúde?

Falso

Pimenta Gota corrói até moedas e faz mal à saúde?

Vídeo publicado no Facebook mostra um teste provando que a pimenta Gota possui ingredientes que corroem moedas e que faz mal à saúde! Será verdade?

O filme, de apenas 2 minutos, foi publicado na rede social de Mark Zuckerberg no dia 11 de março de 2015 e já foi visto mais de 5 milhões de vezes! Nele podemos ver um teste feito com dois tipos de molho de pimenta. Um homem pinga algumas gotas do molho de pimenta Gota em uma moeda de 25 centavos e gotas de um molho de pimenta caseiro em outra moeda.

Vídeo prova que pimenta Gota faz mal à saúde! Será verdade?

Vídeo prova que pimenta Gota faz mal à saúde! Será verdade?

Passados 5 minutos, o homem limpa as moedas e verifica que a Gota corroí muito mais o metal do que o molho de pimenta caseiro (que, segundo o autor do vídeo, é muito mais ardida que a pimenta Gota). A moeda embebida com a pimenta Gota ficou limpa enquanto que a moeda da pimenta caseira nada sofreu!

O autor do vídeo sugere que, se os ingredientes da pimenta industrializada fazem esse “estrago” na moeda, podem fazer muito mal à saúde!

A tal experiência foi parar no nosso fórum no Facebook e vários leitores ficaram curiosos para saber: Será que isso é verdade?

Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso?

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é real, mas a moeda não foi corroída por causa da ardência da pimenta (ou dos “carboidratos” ou da “soda cáustica”, conforme afirmado no vídeo)!

A pimenta Gota, assim como várias outras marcas desse tipo de molho, possui em sua composição o acido acético (vinagre) que entra em contato com o cloro presente no sal e ambos reagem com o oxido de cobre da moeda.

Atualização 16/03/2015

Conforme bem observado por diversos leitores atentos, a moeda de 25 centavos é revestida com o bronze, que também oxida e sofre os mesmos efeitos quando entra em contato com o ácido acético + cloro.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ao pingar a pimenta em cima da moeda, os componentes citados quebram as moléculas do óxido de cobre e a moeda fica mais clara, pois ela é feita de aço revestido com cobre (cobre esse que, conforme entra em contato com o oxigênio do ar, vai oxidando, ficando com aquela cor meio avermelhada que chamamos de ferrugem).

Ah! É bom lembrar que essa mistura de vinagre e sal não fazem mal à saúde (claro, desde que você não beba litros e litros, pois tudo em excesso faz mal, né?).

Apesar de ser possível limpar o ferrugem das moedas com outros molhos – como o ketchup ou o molho de mostarda -, parece que muita gente cismou com essa marca especificamente, como podemos ver nesse vídeo que foi publicado em 2012 no YouTube:

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/gMxRigKJbyA” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

O canal Manual do Mundo do YouTube explicou que podemos limpar moedas apenas mergulhando-as em uma solução de vinagre e sal:

[iframe: width=”600″ height=”450″ src=”https://www.youtube.com/embed/ycnyxEVCl6Y” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Por que a pimenta caseira não corroeu a moeda?

A outra moeda testada com o molho de pimenta caseiro não sofreu nenhum “dano”, pois a pimenta caseira (muito mais ardida que a Gota, segundo o autor do vídeo) foi preparada, muito provavelmente, apenas com óleo, que não reage com o óxido de cobre.

Conclusão

A pimenta Gota limpa moedas oxidadas por causa do vinagre e do sal presentes em seus ingredientes, que também são encontrados em diversos outros molhos.

Continue lendo
18 Comentários

18 Comments

  1. Lucho

    15 de março de 2015 em 19:57

    “A PIMENTA (GOTA) ESTÁ MATANDO CUIDADO ”

    Adorei o título que foi dado ao vídeo no YouTube. Bem coisa de Orkut ou de facebosta.

    Por uma sorte do acaso, os comentários do vídeo falaram justamente da reação química e do quão idiota era essa denúncia.

  2. Pedro

    16 de março de 2015 em 12:22

    É tipo a coca-cola (mas no caso, a pimenta não faz mal se não for em excesso), todos sabem que faz mal mas mesmo assim ninguém para de tomar o refrigerante.

  3. Erica Lima

    21 de março de 2015 em 23:17

    Parabens pelo site Gilmar!
    Acompanho todos os dias.
    Vc faz um trabalho maravilhoso, de qualidade mesmo!!!!
    A gente conhece quem tem potencial de longe, e vc tem um grande futuro pela frente…

  4. Jair de Jesus

    27 de abril de 2015 em 21:27

    Seria conveniente que, pelo menos, os comentário partissem de um biólogo, farmacêutico ou uma pessoa capacitada, com conhecimentos científicos e embasada em fatos reais e não de indivíduos que nem falar sabem. Uso há muito tempo essa pimenta e nunca tive qualquer problema com ela a não ser desfrutar de um sabor agradável e ardente . Recomendo a quem tem bom paladar e não seja ignorante!

  5. dayane

    29 de maio de 2015 em 7:26

    Bem! toda vez que coloco essa pimenta na comida, no dia seguinte fico com dor de barriga e pelo menos 3 dias indo ao banheiro sem parar. As fezes saem mole, como se eu estivesse com diarreia.

  6. marcia

    11 de janeiro de 2016 em 15:28

    Eu fiz um teste com varios tipos de moedas so uma foi corroidas ,entao eu acho que so as moedas falsas sofreriam a corroçao

  7. markus

    27 de março de 2016 em 15:50

    Tem uma E-farsa aí: O problema não é o vinagre! e sim uma substância chamada METABISSULFITO DE SÓDIO, que é um conservante, vejam nessa referência, os ricos à saúde, associados à subs. em questão, que é altamente OXIDANTE, mostrada pelo “diagrama de Hommel( diamante do perigo): https://pt.wikipedia.org/wiki/Metabissulfito_de_s%C3%B3dio

  8. Carlos Santos

    26 de abril de 2016 em 13:22

    Depois que vi esse vídeo, não coloquei mais essa pimenta que muita gente usa, existe outras melhores.

  9. Tiago Andrade

    26 de abril de 2016 em 13:31

    O grande problema está na quantidade que ingerimos não só a pimenta, mas tudo tem que ter um equilíbrio.

  10. Geovane

    26 de abril de 2016 em 13:36

    Interessante, sempre que eu coloco essa pimenta na comida, me da um pouco de dor no estomago.

  11. Pingback: Comer picanha emagrece! - Vet da Deprê

  12. rocleis

    20 de setembro de 2016 em 22:10

    Eu fiz um teste com varios tipos de moedas so uma foi corroidas ,entao eu acho que so as moedas falsas sofreriam a corroçao

  13. Marcos Costa

    11 de novembro de 2016 em 16:38

    Eu como bastante dessa pimenta gota eu nunca tive problemas. Por sinal é muito boa.

  14. Cafe Verde

    16 de fevereiro de 2017 em 19:06

    Muito bem explicado o que realmente acontece e porque acontece essa reação química, pois imagina a propaganda negativa e o prejuízo para o fabricante do produto!

  15. Marcio Cleber

    8 de maio de 2017 em 9:36

    Adoro pimenta, mas a queimação no estomago e o bafo que me causa é terrível, mas esta de corroer moeda eu não sabia, incrível, vou tentar diminuir a quantidade para ver se não termino como a moeda, corroído,rsrs, valeu.

    • Eu™

      8 de maio de 2017 em 17:27

      Por que a pimenta caseira não corroeu a moeda?
      A outra moeda testada com o molho de pimenta caseiro não sofreu nenhum “dano”, pois a pimenta caseira (muito mais ardida que a Gota, segundo o autor do vídeo) foi preparada, muito provavelmente, apenas com óleo, que não reage com o óxido de cobre.

      Conclusão
      A pimenta Gota limpa moedas oxidadas por causa do vinagre e do sal presentes em seus ingredientes, que também são encontrados em diversos outros molhos.

  16. jorge siklva

    11 de fevereiro de 2018 em 15:10

    eu comi o molho dessa gota filho da gota,to com diarreia,alias diarreia nao,to como com uma gaganeira desgraçada;meu rabo[cuzinho] da ardendo mais doque a gota filho da gota

  17. Wagner bertachini

    30 de janeiro de 2019 em 12:43

    Ai brazil.pensa lá no México essa corrosão faria susseso.noexico . Mm anda pra la! Se as piores pimenta em questão de ardor estão lá .kkkk lá elas estão corroendo até fechaduras KKK .pronto falei

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo