today-is-a-good-day
17.7 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Lendas da web (parte 5) – Mereana Mordegard Glesgorv

- Publicidade -

Chegamos à quinta parte da nossa série sobre as lendas mais famosas da internet. Dessa vez, vamos falar um pouco sobre o vídeo conhecido como Mereana Mordegard Glesgorv.

Se você já conhece essa nossa série de artigos sobre as lendas mais famosas da web, deve ter lido a primeira parte desse artigo, onde falamos sobre o Slender Man –, na segunda parte, conhecemos um pouco da história do viajante do tempo John Titor, no terceiro capítulo, contamos o que houve com aquela lenda do homem que estaria aparecendo nos sonhos de várias pessoas ao redor do mundo e, na quarta parte do nosso artigo sobre as lendas da web, você conheceu um pouco mais sobre uma das maiores lendas que circularam pela web em 2012: Sons estranhos vindo dos céus em diversas partes do mundo!

Hoje, vamos tentar descobrir o que há por trás de um dos vídeos mais intrigantes e que se tornou uma das maiores lendas cibernéticas que circularam por aí: O vídeo que teria sido banido do YouTube, o “Mereana Mordegard Glesgorv”.

O que é?

A lenda de Mereana Mordegard Glesgorv é uma história criada em cima de um vídeo esquisitão do YouTube que mostra um homem olhando para o espectador por apenas 20 segundos. Segundo dizem, quem assistiu ao filme inteiro teria ficado tão perturbado a ponto de arrancar seus próprios olhos!

Outros, dizem, chegaram ao suicídio.

A lenda ainda acrescenta que o filme completo (o original) tinha mais de 2 minutos e que, depois que 153 pessoas arrancaram seus olhos após assistirem às cenas, o YouTube resolveu banir o vídeo, deixando apenas os 20 primeiros segundos liberados…

O filme que estamos falando é esse:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/inly68KgOcs” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Origem

- Publicidade -

No dia 19 de abril de 2008, o usuário do YouTube erwilzei publicou um vídeo de apenas 21 segundos com o título de “Mereana Mordegard Glesgorv“. Em poucas semanas, o filminho que mostrava apenas o rosto de um rapaz de bigodes em uma tela avermelhada alcançou 200 mil visualizações!

Vários outros usuários do site de vídeos começaram a replicar o estranho filme (além de diversos fóruns paranormais, que também começaram a debater sobre o Mereana Mordegard Glesgorv) que, em pouco tempo, se tornou uma das maiores lendas virtuais que surgiram até então.

O que se dizia é que o filme era realmente perturbador e que ninguém teria conseguido identificar o IP de quem publicou o vídeo original tampouco a identidade do homem que aparece na tela.

A verdade sobre o vídeo

O sucesso dessa lenda se deve, é claro, ao fator medo aliado à curiosidade dos internautas. A maioria dos espectadores dá o play esperando levar um susto. Como o susto não vem, fica aquela curiosidade em saber onde está o resto do vídeo (aquele que, segundo a lenda, foi banido do YouTube).

Mas, para acabar com as teorias e suposições, apenas quatro dias depois, o usuário do YouTube Dedelbacana postou o filme abaixo, revelando a verdadeira identidade do homem misterioso que aparece no Mereana Mordegard Glesgorv:

 [iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/z5sxOpXNeTE” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

O homem que aparece em Moreana se chama Byron Cortez. Nascido na Guatemala, atualmente mora em Charlotte Amalie e é coordenador de marketing em uma agência de publicidade.

A foto utilizada para se fazer o vídeo foi tirada desse site: http://web.archive.org/web/20050318044119/http://www3.marketingsalaries.com/aquent/index.html (dá uma olhada nas fotos do topo)

Reprodução: Marketing Salaries

Byron Cortez (foto: Reprodução)

 

Como fazer?

Abaixo, um vídeo explicando como pode ter sido feito o Mereana Mordegard Glesgorv:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/USqSNEmtmwM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

Essa é uma das muitas lendas que rondam a internet e faz parte da nossa série sobre o assunto. Em breve, tentaremos desmistificar mais lendas aqui no E-farsas.

Leia a primeira parte desse artigo aqui:

Leia a segunda parte desse artigo aqui:

Leia a terceira parte desse artigo aqui:

Leia a quarta parte desse artigo aqui:

 

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Não sei se a memória está me aplicando um golpe, mas lembro de ter visto anos atras a versão de 2 minutos. Claro que ainda estou com meus olhos intactos e nem cometi suicídio.

  2. Tem muita gente falando do “barbie.avi”, mas com uma busca rápida na internet eu descobri que o nome da mulher é Josephine Fresson, uma atriz francesa. Ela estava dando uma entrevista, e o vídeo provavelmente foi editado para que ficasse “assustador”, sem contar que o vídeo é bem antigo…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui