Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A lista que compara os sucessos musicais de 1987 com os de 2017 é verdadeira?

Cinema / TV

A lista que compara os sucessos musicais de 1987 com os de 2017 é verdadeira?

Atrofia cultural? Lista que compara os sucessos musicais mais tocados em 1987 com os de 2017 é verdadeira ou mais uma farsa da web?

A lista surgiu em diversas páginas do Facebook na primeira semana de janeiro de 2018 e mostra a suposta queda na qualidade dos sucessos brasileiros de 1987 em relação às músicas mais tocadas em 2017.

De acordo com o texto, a atrofia cultural, a ferrugem intelectual ou alienação midiática poderiam explicar esse fenômeno cultural que, segundo o texto, parece estar empobrecendo a musicalidade brasileira!

Será que essa lista é verdadeira ou falsa?

Reprodução/Facebook

Verdade ou mentira?

De acordo com várias listas consultadas, dentre elas o site Mofolândia, as 100 músicas mais tocadas no Brasil em 1987 foram essas. É muito difícil de se saber de onde foram tiradas essas informações que foram espalhadas pelo Facebook, mas podemos ver que o primeiro da lista não é o Roberto Carlos.

A seguir, analisaremos cada um dos artista que figuram a lista que foi amplamente compartilhada nas redes sociais:

Roberto Carlos

Apesar do Rei Roberto Carlos ter vendido quase o dobro de discos em 1987 em comparação aos anos anteriores, ele não figura entre as mais tocadas e/ou mais vendidas daquele ano.

O álbum que mais vendeu em 1987 foi o Xegundo Xou da Xuxa, da então rainha dos baixinhos Xuxa Meneghel, com mais de 2,7 milhões de cópias!

Foto: Divulgação

Djavan

O segundo da lista é Djavan, que estava em baixa na época. Em 1987, o cantor e compositor lançou o disco Não é Azul, mas É Mar. O álbum não foi muito bem nas vendas, mesmo com uma das canções (a faixa “Dou-não-dou”) ter feito virado tema da novela Mandala.

Marisa Monte

A cantora e compositora carioca Marisa Monte só gravou o seu primeiro disco em 1989. O álbum MM foi um dos mais vendidos em 1989 (cerca de 700 mil cópias). Em 2007, a revista Rolling Stone, elegeu esse disco o  62º melhor entre os 100 maiores discos da música brasileira.

O primeiro álbum de Marisa Monte estreou em 1989! (foto: Divulgação)

Caetano Veloso

Nos anos de 1980, Caetano Veloso se dedicou à carreira fora do Brasil. Ele lançou um disco em 1987, mas não há dados sobre a venda desse álbum. Igualmente aos colegas dos parágrafos anteriores, Veloso também não figura entre os artistas com músicas mais tocadas em 1987.

Legião Urbana

Esse grupo é, até agora nessa nossa pesquisa, o único que realmente estourou entre os mais tocados em 1987. O álbum “Que País é Este?” é o terceiro da banda e vendeu cerca de 2,6 milhões de discos!

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Gal Costa

A cantora baiana Gal Costa não foi muito bem de crítica em 1987 pelo disco Lua de Mel, mas mesmo assim a música Lua de mel fez um certo sucesso na época!

Gilberto Gil

Em 1987, Gilberto Gil tornou-se presidente da Fundação Gregório de Mattos, e mudou-se para Salvador, onde se dedicou ao trabalho de divulgação da cultura afrobrasileira. Lançou um álbum chamado Em Concerto e trabalhou na trilha sonora do filme brasileiro Um Trem para as Estrelas.

Marina Lima

Marina Lima lançou o disco “Virgem” em 1987 (o oitavo álbum dessa artista), o que lhe rendeu o prêmio de disco de platina pela venda de 250 mil cópias.

Renato Teixeira e Almir Sater

Almir Sater ainda não era conhecido do grande público em 1987. Seu primeiro disco só saiu em 1981, mas ele ficou famoso mesmo após as suas participações na novela Pantanal, da extinta TV Manchete.

A música Tocando em Frente, que ele compôs em parceria com Renato Teixeira, foi lançada em 1992:

 

Zé Ramalho

O cantor e compositor paraibano Zé Ramalho teve, entre 1985 e 1990, a maior queda de sua popularidade. Ele só voltou ao sucesso em 1991.

Zé Ramalhou ficou meio apagado entre 1985 e 1990! (foto: Divulgação)

 

O que fazia sucesso em 1987?

Já que essa lista que circula pela web é falsa, demos uma pesquisada para tentar descobrir o que fazia sucesso naquele ano.

Dos brasileiros que mais tocaram nas rádios e que venderam mais discos, temos a seguinte lista:

  1. Que País é Este – Legião Urbana
  2. Um Certo Alguém – Lulu Santos
  3. O Amor e o Poder – Rosana
  4. Codinome Beija-Flor – Cazuza
  5. Kátia Flávia – Fausto Fawcett & Os Robôs Efêmeros
  6. Esquece e Vem – Nico Rezende
  7. Flores em Você – Ira!
  8. Faraó, Divindade do Egito – Olodum
  9. Descendo o Rio Nilo – Capital Inicial
  10. Amanhã é 23 – Kid Abelha
  11. Ausência – Chrystian & Ralf
  12. Faroeste Caboclo – Legião Urbana
  13. Homem Primata – Titãs
  14. Retratos e Canções – Sandra Sá
  15. Infinita Highway – Engenheiros do Hawaii

É bom lembrar que sucessos bregas (ou considerados de mau gosto por alguns) existem desde sempre. Um exemplo é o hit do cantor já falecido Reginaldo Rossi, Garçom, lançado em 1987. O livro Almanaque da Música Brega, de Antônio Carlos Cabrera, mostra que o gosto popular na época não difere muito do de atualmente.

Conclusão

A lista que circula pelas redes sociais comparando os sucessos de 1987 com os de 2017 mistura dados falsos com pouca ou nenhuma comprovação!

Continue lendo
Clique para comentar

Comente

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo