today-is-a-good-day
22.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Livro infantil ensina sexo para as crianças! Será verdade?

- Publicidade -

Imagem mostra um recorte de um livro com ilustrações que ensinam sexo para as crianças! Será verdade que essa foto é real?

O recorte apareceu na internet brasileira na primeira semana de janeiro de 2016 no Twitter e rapidamente se espalhou em diversos sites e blogs. Nele podemos ver o que parece ser um casal sem roupa, com os dois abraçados e sentados em uma cama, e o texto escrito na página diz que é assim que os papais fazem os bebês!

Será que essa ilustração é real? Essa imagem foi tirada mesmo de um livro infantil?

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Recorte de um livro infantil que ensina sexo para as crianças! Será verdade? (Reprodução/Twitter)
Recorte de um livro infantil que ensina sexo para as crianças! Será verdade? (Reprodução/Twitter)

Verdadeiro ou falso?

Essa imagem é real e foi retirada de um livro infantil do escritor e ilustrador galego Pepe Carreiro. O livro “Bochechas Querem Saber… Como Nascemos” faz parte de uma série de livros infantis dos personagens Os Bochechas, criados por Carreiro e que fazem bastante sucesso em Portugal. Lá, esses personagens tem até um programa de televisão!

Apesar de ter feito sucesso nas redes sociais no Brasil em janeiro de 2016, o livro de onde essa imagem foi tirada é de 2008 e fazendo uma busca pela web, podemos encontrar outras páginas dessa publicação em sites portugueses, como essa, feita em 2010:

Recorte de um livro infantil que ensina sexo para as crianças! Será verdade? (Reprodução/Facebook)

bochechas3
Reprodução de um trecho de Bochechas Querem Saber… Como Nascemos

Atualização 10/01/2015

No dia da publicação desse artigo, um boato surgiu nas redes sociais dizendo que esse livro estaria sendo distribuído nas escolas brasileiras através do MEC. Ressaltamos aqui que essa história não procede! 

Conclusão

- Publicidade -

A imagem que mostra uma página de um livro infantil ensinando de onde vem os bebês é real!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

62 COMENTÁRIOS

    • Silvio – Veteranos da Estrada: poderia me indicar quais são os do PT, para que eu possa pesquisá-los e comprovar se a sua afirmação é verdadeira ou falsa??? – Obs.; Não tenho qualquer vínculo com este site do e-farsas, apenas desejo que tudo seja esclarecido — contra ou a favor do PT; Agradeço sua resposta, se você a tiver…

      • Cara, como você pode torcer a verdade desse jeito? Lógico que esse livro não é do Brasil e não é de agora, mas porque você não mostra o verdadeiro que é pior que esse? Aquele que tem dois ADOLESCENTES fazendo sexo no chão atrás de uma moita?

          • Não, Bolsonaro quando fez o video do qual afirma isso, pegou um livro francês e disse que era do PT, como sempre faz, querendo fazer a opinião publica ser a favor dele e por consequencia ser eleito para presidente em 2018.
            Um ardil bem safado, do qual valendo do carisma que tem, tenta enganar o povo, como todo politico tiranico, que nem o Hitler.

          • Narcizio, vc está distorcendo, o livro que Bolsonaro fala é outro e é fato, foi distribuído pelo MEC mas não chegou às salas de aula e sim em algumas bibliotecas. Ou seja, o PT e Haddad tiveram a intenção, ou má intenção, se chegou às crianças ou não é outra estória.

  1. Silvio – Veteranos da Estrada: poderia me listar quais são os do PT, para que eu possa pesquisa-los e comprovar se são verdadeiros ou falsos??? Obs.; não tenho qualquer vínculo com este site do e-farsas, apenas gosto de que sejam veiculadas verdades, sejam elas contra ou a favor do PT. Aguardo uma resposta de sua parte…

  2. Sinceramente não acho isso nenhum absurdo, mostrando que até os nossos irmão portugueses estão muito a frente no tempo do que nós “povinho hipócrita” que prefere dizer para criança que ela veio da cegonha.

    • E pior, deixando as crianças aprenderem sobre isso na rua, junto com todas as lendas imbecis do tipo

      “Lavar a pepeca depois do sexo diminui o risco de gravidez”
      ou
      “Sexo anal faz o bumbum crescer”
      ou
      “Masturbação causa cegueira/pelo na mão”
      ou
      “Sexo oral engravida”

      etc, etc, etc

      A educação sexual desde cedo não significa que as crianças vão querer trepar com 5 anos de idade, e sim que quando começarem a fazer sexo, vão fazer direito, sem riscos e desinformação. Com certeza vai evitar muitas surpresas desagradáveis.

        • JESSÉ, não confunda erotização com educação sexual. As cartilhas do kit gay tem muito mais erotização e ensino de sexo do que educação sexual. E ensinadas ou não, as crianças podem não trepar com 5 anos de idade, mas não há nenhuma necessidade da criação dessas cartilhas para elas. Isso porque, no que diz respeito a conhecer o corpo, as crianças amadurecerão sexualmente e naturalmente por contra própria. Quanto à mentalidade sobre sexo seguro, as escolas sempre ensinaram e ensinam sobre isso para crianças a partir do início da adolescência. Sendo assim, não há desculpas para criar esse tipo de material para crianças de menor idade que essa, até porque, além de elas não conseguirem entender o assunto, servirá apenas para elas ficarem erotizadas, e é essa a intenção do grupo LGBT: causar erotização nas crianças, com desculpas de que é “educação sexual”. Qualquer indivíduo que tem intenção de causar erotização sexual em crianças, é pedófilo. E, claro, na verdade é isso que o grupo LGBT é: um grupo pedófilo. E por que pedófilo? Porque as imagens das cartilhas mostram erotização infantil e ensino de sexo. É pedofilia pura! Esse grupo LGBT jamais é algum santinho. Continue esperando.

          • Sua bunda deve estar com inveja, de tanta merda que escreveu em apenas um comentário.

            “é isso que o grupo LGBT é: um grupo pedófilo”

            Chora mais.

          • Entendi seu ponto de vista, eu acho que o governo deveria de se preocupar com tantas outras coisas e deixar nossas crianças em PAZ.

          • Francisco, o que você falou sobre o LGBT é um despautério.
            ninguém em sã consciência defende pedofilia.
            Aliás, já teve aquela outra farsa envolvendo o Jean Willys, na qual ele teria dito que o “pedófilo é importante para a criança”, claramente uma farsa. E digo isso não porque gosto de Jean, ou quero defendê-lo, mas porque sou à favor da verdade. Sinceramente, mesmo que ele pensasse isso, ele nunca diria publicamente, pois o juízo que se faz da pedofilia é bastante conhecido. É uma questão de lógica dedutiva elementar. Pra quem precisa de exemplo, basta ver o “perrengue” que enfrenta a Igreja Católica por causa dos casos de pedofilia.
            A Educação Sexual tem a função justamente de orientar as crianças para que ela não tenha que aprender nas ruas ou “naturalmente por conta própria”, citando um trecho do seu comentário.

            No entanto, concordo plenamente com o que você diz que erotização é diferente de educação sexual. Por isso me incomodo, por exemplo, com a erotização da cultura popular, seja no funk carioca, nas novelas, nos videos abertamente distribuídos no youtube… Acho que devemos pensar em como lidar com essa nova realidade, até porque não acho que a censura seja uma alternativa. Pra mim, tudo depende da educação. E educação sexual tem um papel importante nesse aspecto.
            No Brasil (e no mundo, diga-se de passagem) milhões de garotas têm o futuro e o presente prejudicados por conta de gravidezes precoces. Centenas de milhares de pessoas têm as vidas arruinadas, ou dificultadas, por conta de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Enquanto isso, lendas sobre a sexualidade populam o imaginário do jovem, e a informação de má qualidade circula pela mídia livremente.
            Não podemos simplesmente ignorar o problema e “deixar como está”. Em time que está ganhando talvez não seja uma boa mexer. Mas em time que está perdendo, e há muito tempo, se deve mexer o quanto antes.

    • Por que etão à frente? Só porque um europeu faz um livro desse tipo não quer dizer que ele está à frente de nosso tempo. Existe a idade certa para se aprender estas coisas, quando chega o período da puberdade a escola pode e deve ensinar sobre sexo, mas sem putaria, pode até dizer como se faz, mas como uma coisa normal, para desde cedo a pessoa não levar tão na brincadeira como acontece. E relação sexual é pênis e vagina. Ânus nem faz parte do aparelho genital, sexo anal é parvoíce.

      • Pobres floquinhos de neve especiais que não podem saber o que é sexo! Por isso essa geração de bosta que estamos vendo hoje, crianças mimadas que virarão adultos mimados e imbecis.

    • Quando eu era pequena, hà mais de 30 anos atrás, meus pais e amigos de meus pais compraram livros parecidos com este para lermos e esclarecermos nossas dúvidas infantis, de acordo com nossa curiosidade e em línguagem correta para nossa idade. Este livro (até onde pude ver, pelo menos) está correto e esta é a maneira certa de falar de sexualidade com uma criança: de maneira clara, objetiva e somente respondendo às suas perguntas, nada mais. O tal livro francês ao qual Bolsonaro se referia, além de NÃO TER SIDO DISTRIBUÍDO PELO MEC- trabalho nas séries iniciais de escola pública, por isso sei; trata de maneira incorreta e pornografica realmente tratando de assuntos que nem correspondem às curiosidade infantil sobre o assunto; por isso é tão criticado e com razão!!!

      • Boa, Profe!
        Lá em casa também. Meus pais nos davam toda sorte de informação correta à nossa idade. No entanto, discordo de ti quando dizes que o livro francês aborda de maneira pornográfica o assunto, mesmo porque o livro é destinado a crianças entre 11 e 15 anos.

  3. A educação sexual é muito importante. Pais nunca devem mentir para as crianças inventando absurdos como cegonhas, porém, também não devem ser tão explicitos com crianças nas suas explicações. Informações exlpicitas geram curiosidade, malícia e acabam com características lindas que as crianças possuem que é a pureza e a inocência. Os pais devem respeitar o tempo delas e ensina-las a se cuidar e a se defender de QUALQUER pessoa que queira tocar em seu corpo de uma forma escondida e indevida. Ensinar a não se intimidarem com chantagens e nem ameaças de quem quer que seja. Tudo tem seu tempo na vida. Pais devem conquistar a amizade., a confiança e o respeito de seus filhos. Devem saber passar segurança e amor aos seus pequenos. Assim, suas experiências sexuais ocorrerão com muito mais consciência, respeito, paz e na hora e forma desejada.

  4. A educação sexual é muito importante. Pais nunca devem mentir para as crianças inventando absurdos como cegonhas, porém, também não devem ser tão explicitos com crianças nas suas explicações. Informações exlpicitas geram curiosidade, malícia e acabam com características lindas que as crianças possuem que é a pureza e a inocência. Os pais devem respeitar o tempo delas e ensina-las a se cuidar e a se defender de QUALQUER pessoa que queira tocar em seu corpo de uma forma escondida e indevida. Ensinar a não se intimidarem com chantagens e nem ameaças de quem quer que seja. Tudo tem seu tempo na vida. Pais devem conquistar a amizade, a confiança e o respeito de seus filhos. Devem saber passar segurança e amor aos seus pequenos. Assim, quando atingirem a maioridade, e a maturidade e derem início às suas experiências sexuais elas ocorrerão com muito mais consciência, respeito, paz e na hora e forma desejada.

  5. Complicado quando as pessoas espalham notícias sem ao menos saber ou da procedência (que neste caso é vero) ou de onde se originou (Portugal, neste caso)
    E aí dá todos problemas possíveis –

    Abraços no coração

  6. Cara, você é muito incompetente. Até parece que é de propósito. Pode até se já que você é progressista.

    https://www.facebook.com/1653208424967070/videos/1676360835985162/

    Tem mais coisas, muito mais, mas o básico você acha nos comentários, aí.

    Agora vamos refutar a Grande Patria do Olavo, ou não? Cadê as provas contra as análises políticas do Olavo a cerca das atas do Foro de São Paulo etc.?

    Você não é o especialista em investigação? Como você falha assim?

      • Claro, “Eu”, sou revisora de comentário de internet também, ligo muito para isso.

        O estado, “Eu”, não pode passar por cima da vontade dos pais, a criança, AINDA, não pertence ao estado aqui no Brasil. Então é do jeito que os pais querem, ou você vai ameaçar prender? Vários projetos já existem, né, com vários nomes diferentes.

        E sobre o Olavo, Gilmar, ele já provou, ou você não leu nada a respeito, nenhuma ata, nenhuma declaração de líderes regionais etc.?

        Se essas coisas não forem “falhas” na investigação, não sei o que é então.

          • Marcia, como educadora você deveria entender um pouco mais sobre interpretação de textos.

            Este post especificamente desmente o boato sobre a utilização do livro que está sendo mostrado nas imagens, pelo MEC, para educação sexual.

            E o Gilmar desmentiu a informação, sendo que o MEC NÃO tem absolutamente nada a ver com o livro ou com o conteúdo do mesmo.

            PONTO.

            Nos comentários informaram que o livro “Aparelho Sexual E Cia.” também seria recomendado pelo MEC. Mais uma farsa. Ponto.

            Nos próprios links que você posta, o MEC RECOMENDA os livros abaixo:

            “Professor/a os seguintes livros poderão te ajudar:
            RIBEIRO, Marcos. Como trabalhar os livros: Mamãe, como eu nasci?; Menino brinca de boneca?: guia para professores. Rio de Janeiro: Salamandra, 1990.
            SUPLICY, Marta. Papai, mamãe e eu: agora você já pode conversar. São Paulo: FTD, 1990.
            VONK, Francisca Vietitas Vergueiro. Sexualidade Infantil. São Paulo. 2 edição (revisada) 4 p. GTPOS. 2003.”

            NENHUM DELES encontra-se na lista dos boatos difundidos por aí.

            Se o MEC está certo ou não ao recomendar algum destes livros e/ou “ensinar as criança a transarem”, foge COMPLETAMENTE do assunto do post e não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o que está sendo discutido aqui, logo, você está no lugar errado.

  7. Gilmar , acho que essa postagem deve ser atualizada com novos eventos. O vídeo que vem circulando nas redes sociais faz referência ao livro ” Aparelho sexual e cia: um guia inusitado para crianças descoladas” que supostamente estaria sendo distribuído em escolas públicas. A última informação confiável sobre isso tudo eu li aqui ======================>>>>>> http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/livro-sobre-educacao-sexual-que-irritou-bolsonaro-foi-comprado-pelo-minc-em-2010.html

      • Amigo, antes de tecer qualquer comentário sobre uma informação leia o conteúdo do mesmo , inclusive acessando o link disponibilizado, como eu fiz com o seu. O link que você disponibilizou é do dia 15 de Janeiro. O que eu disponibilizei é de 20 de janeiro. Portanto a informação é mais recente até que apareça outra (se aparecer). Dizer que é boato sem ler é irresponsabilidade , e ainda protegido pelo anonimato. Reforço a todos que leiam essa informação ======>>>>>> http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/livro-sobre-educacao-sexual-que-irritou-bolsonaro-foi-comprado-pelo-minc-em-2010.html

        • Claro, afinal como todos sabemos, a data de uma matéria influencia diretamente na veracidade da mesma, né? Vide os demais boatos que o Gilmar analisa, que anualmente retornam. Então quer dizer que o boato do confisco da poupança é verdadeiro só porque foi se repete mensalmente?

          Argumento furadíssimo..

          De qualquer forma, no link que você postou há a seguinte informação:

          “O fato é que quem comprou o livro infantil não foi a Educação, mas o Ministério da Cultura, em 2010. No entanto, os exemplares não foram destinados às escolas, e sim, às bibliotecas públicas.”

          Tente de novo, mas desta vez com mais afinco.

          Agora não sou mais anônimo, você vai acreditar em mim?

          • Euclides da Quina Silva (espero que seja seu nome realmente e não fake) , credibilidade é algo importantíssimo. Só se protege no anonimato quem está imbuído de más intenções e/ou tem medo de se responsabilizar pelo que escreve. Se você não se encaixa em nenhum dos dois casos , cultive o hábito saudável e responsável de colocar seu nome em suas opiniões. O que eu contestei foi o fato de você ter dito que a informação que postei era também um boato , o que não era o caso. O jornalista Lauro Jardim têm a credibilidade acima de qualquer suspeita , (até que provem o contrário, claro) , têm fontes fortíssimas , experiência de muitos anos e está em uma empresa de grande porte, portanto , além de ter noticiando posteriormente á sua fonte de informação , têm uma credibilidade de anos a zelar. Nada a ver com a sua colocação no sentido de que “se é antiga não é crível, se é nova é crível”. Ademais , o centro da questão é : o governo distribuiu nas escolas livros didáticos com conotação sexual? Nós três – eu, você e o Gilmar – de maneiras e com fontes diferentes chegamos a conclusão que NÃO, isso é o que importa. Abraço.

      • Bolsonaro talvez até consiga uma margem expressiva de votos, mas acredito que as alianças que o partido dele fez são muito fracas!
        Além disso, acho que ele não irá nem para o segundo turno por causa da quantidade de candidatos “mais fortes” que ele nessas eleições.
        Claro que aqui estou indo na base do “eu acho”, baseado apenas na minha cabeça… As ideias do Bolsonaro são muito polêmicas e simples, por isso atraem muita gente, mas pra colocar elas na prática não é muito simples! Muitas vão ficar só no papel mesmo!

  8. Concordo que esta errado mas nos dias de hoje o sexo e mostrado para todos basta você ligar sua TV e vera varias cenas principalmente nas novelas da globo !!!!!!!!!!!!

  9. É um absurdo inserir as crianças nesse tipo de assunto. Crianças não devem, enquanto são crianças, ser afogadas com pornografia. Isso, em minha opinião, é pornografia por ser mostrado para crianças.

    Tenho pensado na geração que espera meus filhos.
    Que Deus tenha misericórdia dos seus escolhidos.

  10. O grande tabu da conversa sobre sexo com filho sobre aquela velha pergunta “como eu nasci”! Isso mostra o tanto que a mentalidade brasileira está bem atrasada mesmo, preferindo iludir a criança com a historia da cegonha entre outros absurdos ai.

  11. Realmente esse não fazia parte do material ‘didático’ do MEC.
    Mas houve outros do mesmo tipo, além de material audiovisual que seria distribuído nas escolas públicas, porém conseguiram impedir a distribuição através intervenção política de alguns políticos, conseguiram a suspensão da distribuição em 25/05/2011.
    Inclusive a presidente em exercício à época se prounciou a respeito do assunto, após pressão dos deputados e informou que também não gostou do conteúdo.
    Obs.: material criado e aprovado na gestão do então Ministro Fernando Haddad.
    Quais fo

  12. Gente e lamentável mas exitse sim eu tirei fotos da cartilha que estão nas escola de Baruerí, estou tentando descobrir quem foi o ator dessa cartilha o nome que esta na capa e O SEXO CONTADO AS CRIANÇAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui