Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Logo da Apple será substituído por uma cruz na Rússia! Será?

Crimes

Logo da Apple será substituído por uma cruz na Rússia! Será?

Logotipo que já faz parte da Apple há 35 anos corre o risco de ser banida e substituída por uma cruz na Rússia. Mas será que essa notícia é real?

No comecinho de outubro de 2012, uma história começou a circular pela web: De acordo com vários sites e blogs, na Rússia a Apple estaria sendo obrigada a retirar o logotipo de seus aparelhos, como o iPhone e iPad, e substituí-lo por uma cruz!

A notícia ainda explica que cristãos ortodoxos daquele país estariam pedindo a remoção do logo da maçã mordia por acreditarem que ele representa o fruto proibido (uma alusão à fruta que fez com que Adão e Eva fossem expulsos do paraíso, segundo a bíblia).

Verdadeiro ou falso?

A notícia tem várias características de um boato virtual:

  • Cita um fato que teria acontecido bem longe, dificultando a confirmação do mesmo
  • Não dá maiores detalhes do assunto
  • Todos os sites e blogs citam a mesma fonte
  • Trata de um assunto que interessa a muita gente
  • Não é datada

Apesar dos requisitos estarem preenchidos, é bom deixar claro que não há como afirmar que a história seja completamente falsa (ou verdadeira)! De qualquer maneira, vamos tentar explicar o que há por trás dessa informação.

Telefone sem fio

Você aí já brincou de “telefone sem fio”? É aquela brincadeira onde uma pessoa fala alguma frase no ouvido de outra e essa repete o que entendeu no ouvido da próxima e assim por diante. No final, lá na outra ponta, o último participante diz em voz alta o que compreendeu daquela frase inicial. Na maioria das vezes, a frase que chega à última pessoa é bem diferente da que foi dita lá na primeira!

Telefone sem fio (foto: Reprodução do quadro 'Fofoca" de Norman Rockwell)

Telefone sem fio (foto: Reprodução do quadro ‘Fofoca” de Norman Rockwell)

No caso do logo da Apple, aconteceu mais ou menos assim:

No dia 04 de outubro, o jornal The Christian Post publicou uma matéria falando sobre a tal proibição do símbolo da Apple na Rússia. Apesar do Christian Post ser a referência de vários outros sites (que apenas copiaram e/ou traduziram seu texto), ele admite que a notícia não é de sua autoria, mas foi baseada nas informações do site XBitLabs.

O XBitLabs, por sua vez, se baseou em uma notinha (de apenas 6 linhas) publicada um dia antes no site russo InterFax.

Perceberam como uma história, quando repassada, pode ganhar novos “trechos” e pode até mudar completamente sua intenção?

Ou seja, quem conta um conto aumenta um pouco! (é assim o ditado?)

Enquanto o InterFax afirmava que “alguns crentes na Rússia estão retirando o logotipo da Apple de seus aparelhos eletrônicos”, o XBitLabs já aumentou um pouco, dizendo que a empresa seria obrigada por lei a substituir seu logo por uma cruz.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O Christian Post também embarcou na do XBitLabs e, ainda por cima, acrescentou mais uma carga tendenciosa ao texto.

Mudança nas leis da Rússia

De fato, um projeto de lei que transformaria em crime o “insulto de convicções religiosas e sentimentos” foi apresentado em setembro à comissão sobre assuntos de associações públicas e organizações religiosas e prevê uma pena de até três anos de prisão e multa de o equivalente a U$32 (isso não deve ser muito caro para a Apple!).

No entanto, o jornal Russia Beyond The Headlines afirma que, apesar de vários grupos de ortodoxos estarem pressionando os deputados para a aprovação dessa lei, grande parte dos políticos e peritos no assunto não vê com bons olhos a legislação proposta. O Arcebispo Pavel Velikanov, reitor da Igreja Ortodoxa de Moscou Espiritual Academy, por exemplo, também tem suas dúvidas sobre o projeto de lei. “Eu me sinto desconfortável com o fato de que uma pessoa que se diz religioso iria receber algum tipo de estatuto especial em relação a outra pessoa“, disse o arcebispo. “Eu não posso entender por que o status de uma pessoa comum, que não está reivindicando qualquer afinidade religiosa deve ser inferior ao de uma pessoa religiosa exigindo a proteção.“.

De qualquer maneira, a tal lei não diz nada sobre símbolos “profanos” em aparelhos de celular, mas vai saber o que se passa na cabeça desses russos, né? Se a lei for aprovada, muitos temem que poderá haver abuso na sua aplicação! É esperar pra ver…

Legislação Russa Atual

A Constituição Federal da Rússia, alterada no dia 30 de dezembro de 2008, incluiu o artigo 28, que diz:

Artigo 28: A todos deve ser garantida a liberdade de consciência, a liberdade de religião, incluindo o direito de professar individualmente ou em conjunto com outras pessoas de qualquer religião ou de professar nenhuma religião, de escolher livremente, possuem e disseminar opiniões religiosas e outros e agir de acordo com eles.

Se você ficou interessado em saber um pouco mais sobre as leis federais na Rússia, visite o ICNL (The International Center for Not-for-Profit Law).

Cadê as imagens?

Outra coisa que chama a atenção na notícia é o fato de não haver nenhuma foto provando que já estariam removendo a maçã prateada dos produtos da Apple. É incrível como um fato desse seja noticiado sem que nenhum “repórter” tenha se preocupado em encontrar imagens de usuários com seus iPhones “crucificados”…

Alguns sites usaram as fotografia abaixo para ilustrar sua matéria:

Usuários estariam modificando o logotipo de seus iPhones na Rússia!

Usuários estariam modificando o logotipo de seus iPhones na Rússia! (foto: Divulgação)

Em uma rápida busca pelo Google Images, descobrimos que os aparelhos mostrados aí em cima são apenas “capinhas” (de luxo), à venda pela empresa MJ iPhone Luxury e nada têm a ver com a notícia da Rússia.

Conclusão

A julgar pela falta de provas, a história (ainda) não é real! Há, de fato, um projeto de lei tramitando na Rússia, mas não há nada que ligue tal lei à Apple. Lembrando que o ato de retirar o logotipo da Apple dos aparelhos pode acarretar na perda da garantia do produto.

 

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Josenny

    14 de outubro de 2012 em 11:33

    o fruto dito na Biblia nem se refere a uma maca, se eles estiverem se guiando por isso, estao totalmente por fora.

  2. Pingback: Retrospectiva: Tudo o que rolou no E-farsas em 2012! : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo