Narguilé: Muito pior do que o cigarro!

Share Button

Publicações nas redes sociais afirmam que o cachimbo árabe narguilé é 100 vezes mais prejudicial ao organismo do que o cigarro. Será que isso é verdade?

A imagem apareceu na web em agosto de 2013, mas a ideia que ela deseja transmitir circula há anos na rede. De acordo com o texto que acompanha a ilustração, o consumo do arguile representa riscos sérios à saúde.

Algumas publicações afirmam que uma hora fumando o cachimbo árabe equivale ao consumo de 100 cigarros!!!

Será que essa história é real? Será que o narguilé faz mal mesmo?

Consumo do narguilé é 100 vezes mais prejudicial que o cigarro! Verdade ou farsa? (reprodução/Facebook)

Consumo do narguilé é 100 vezes mais prejudicial que o cigarro! Verdade ou farsa? (reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

É verdadeiro! A informação é real! O narguilé é um tipo de cachimbo de água usado atualmente pelos jovens, na maioria das vezes, para o fumo coletivo. É comum encontrarmos adolescentes fumando o narguilé nas portas de bares e em casas de shows.

O funcionamento desse cachimbo é bem simples: Ao aspirar o ar pela mangueira, o ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco, produzindo a fumaça que passa pela água (onde é resfriada e filtrada). A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada pelo usuário e expirada logo em seguida. narguile2

Aumento do uso entre os jovens

Um estudo feito em 2006, pela University Georgetown Medical Center, já demonstrava um aumento significativo dos adeptos desse tipo de fumo entre os jovens e, sobretudo, entre as mulheres. Desde aquela época, as pesquisas já apontavam para os riscos à saúde entre os usuários do narguilé.

Ainda em 2006, a Organização Mundial de Saúde divulgou um relatório mostrando que os cachimbos de água são mais prejudiciais do que os cigarros normais. O coordenador do relatório, o americano Douglas Bettcher, ainda foi além e afirmou que uma hora de consumo do Narguilé equivale a 200 cigarros.

O estudo pode ser lido na íntegra (em inglês, infelizmente) nesse PDF aqui. É assustador verificar que, de acordo com a OMS, mais da metade dos cerca de 1,5 bilhão de fumantes do mundo irão morrer por causa da dependência aos diversos tipos de fumo (e o narguilé está aí no meio).

Douglas Bettcher e mais um monte de pneumologistas – dentre eles, o brasileiro Ricardo Meirelles, da Divisão do Controle do Tabagismo do Inca – afirmam que por ser “filtrada”, a fumaça aspirada dá a falsa sensação ao usuário de que ela é mais pura do que a do cigarro normal, mas é só ilusão. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, além da fumaça vir carregada com mais de 4 mil substâncias tóxicas (que também estão presentes no cigarro comum), possui concentrações muito superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas.

Até o Pica Pau sabe que o narguilé faz mal à saude! (reprodução/YouTube)

Até o Pica Pau sabe que o narguilé faz mal à saude! (reprodução/YouTube)

Ricardo Meirelles ainda explica que, como o fumante não sente náuseas ao inalar o produto, acaba fumando mais em menos tempo e absorvendo muito mais toxicidade sem notar.

O leitor e amigo do E-farsas André Fonceca separou um vídeo de uma reportagem do Jornal do SBT (de 2011) onde Stella Martins, Diretora do Programa de Atenção ao Tabagismo, explica a razão de tanto cuidado quanto ao uso do cachimbo de água:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/TnfG8p5yvsM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Como em vários modelos desse aparelho é possível se conectar várias mangueiras, a garotada usa do narguilé para “se enturmar com a galera”. Sim, o narguilé serve como um instrumento sociável. No entanto, é bom avisar que, ao compartilhar o mesmo bocal com várias pessoas, as chances de se contrair outras doenças como herpes, hepatite ou até tuberculose são grandes.

O vídeo a seguir foi exibido pela TV Globo em 2007 e mostra que alguns jovens usam o narguilé para queimar algo a mais do que o fumo! Na época, a reportagem entrevistou o médico Luiz Zaion, que foi categórico: Apenas 50 tragadas já são suficientes para viciar!

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/vWk5QSD6wvM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

E você, o que acha?

Para fomentar a discussão (espero a sua opinião nos comentários), encontramos um vídeo interessante no YouTube produzido pelo pessoal do Viver Em Brasília com os argumentos de um fumante contumaz (há 12 anos) de narguilé e de um pneumologista. Assista aos prós e contras de cada uma das partes e tire suas próprias conclusões:

 [iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/Q3MEKkUWaTQ” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

Apesar de muita gente alegar que o fato da fumaça do narguilé ser “filtrada” pela água, o uso contínuo desse cachimbo faz muito mal à saúde!

Share Button
Saúde, Verdadeiro
, , , , , , , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

62 comentários

  1. Pingback: Narguilé: Muito pior do que o cigarro!

  2. O ministério da saúde(?) adverte:

    FUME CIGARROS, NÃO NARGUILÉS!

    Notinha de rodapé: Não entendo pra quê “nome e E-mail” se vocês já têm o IP da gente!
    IP não mente, gente! Gente mente!

    Abração Gilmar!

  3. knight

    A maconheira jumenta da aucineide ( e la isso é nome de humano p q o paril) volte a ler o texto , e talvez vc veja que eles falam que 50 tragadas vicia e só… 1 2 3 jumenta estupida

    • João Arruda

      O dia em que você aprender a diferença entre dependência física e psicológica, entender o que é a guerra contra as drogas e os males que ela causa, entender o que é livre-arbítrio, entender o quanto certas indústrias são poderosas e que tipo de interesses elas têm, talvez pare de falar merda. Eu não fumo nada – e nem tenho a menor intenção de fazer isso – mas se fosse fumar certeza de que seria maconha. E se fosse optar pelo tabaco, antes o narguilé do que esse lixo feito com cocô da Souza Cruz. Mas vai, continua acreditando no ministério da saúde, na ONU e no papai noel, continua enchendo o rabo de cachaça, garanto que vai terminar pior que qualquer maconheiro.

  4. Pingback: Narguile: Muito Pior Que O Cigarro!

  5. Edney

    Besteira eu fumo narguile algumas vezes pela semana e nem por isso sou dependente, se eu foce dependente eu fumaria toda hora igual o cigarro.
    Evite apenas tragar muita fumaça e deixe sempre o local que esta fumando arejado para não acumulo de fumaça.

  6. Victor

    Somente pelo fato de não existir (Nao achei com muita pesquisa), alguem que teve problemas por fumar demais arguile, me faz pensar duas vezes.

  7. O hábito de fumar já éuma “roubada” monumental. O tabaco tem MILHARES de produtos prejudiciais à saúde tais como nicotina, alacatrão e por aí vai. Reclamamos sempre da poluiição ambiental. Quem fuma ñ pode nem pensar. Aspira fumaça e AINDA PAGA POR ISSO. Esse tal de narguilá então é de um mau gosto à toda prova. E prá fechar c/ “chave de ouro”, ainda passa de boca em boca. SOCORRO!!!

  8. Infelizmente as pessoas interpretam muito mal as informações, certo é que se deixam levar por qualquer coisa que se leia, enfim…
    Quanto ao narguilé acredito que apresenta riscos sim, quanto as doenças transmitidas pela troca de bocais. Quanto a forma como narguilé é usado tenho minhas dúvidas, por o carvão pode realmente ser prejudicial, agora quanto ao tabaco diria que ser for natural (tabaco de corda, por exemplo) não é tão prejudicial quanto médicos e doutores afirmam. Quem fuma cigarro de palha sabe muito bem disso, a começar por não ser enrolado em papel com fósforo como o cigarro “comum” e o fumo é natural, puro tabaco de corda. Tenho um amigo por exemplo que só fuma tabaco de corda (compra em feira livre)com alecrim, fora senhores e senhoras que são fumantes do mesmo tabaco e têm grande longevidade.

    • Marcos A.

      Desculpe ser contrário ao que você declarou, mas cigarro de palha também tem nicotina e alcatrão, presentes no tabaco, o que por si só já pode causar câncer, e, sem o filtro a absorção é maior ainda pelo organismo. A verdade é que não existe fumaça que não tenha toxinas. Não é porque é natural que não faz mal a saúde, bom exemplo disso é a maconha.

      • João Arruda

        Fumar maconha é muito menos prejudicial do que fumar cigarro. Qualquer pessoa com bom senso sabe disso, mesmo porque nicotina é uma das substâncias mais viciantes que existem, enquanto a maconha só causa dependência psicológica, ou seja, não vicia. Se baseado tivesse filtro que nem veneno (cigarro) de tabaco, não causaria praticamente mal nenhum.

    • Bruna

      Querido, inalar qualquer fumaça já ferra com seu pulmão, independente se isso ou aquilo é natural ou não, acaso já viu um pulmão de um fumante?? E esses senhores, podem ter longevidade, mas manda subir um prédio de 3 andares pela escada, e vê se eles vão estar com folego no final… É triste a velhice de quem fuma, só quem conviveu com um fumante sabe disso!

      • Marcela

        Não que eu concorde que seja bom ou que seja ruim, mas minha tia fuma desde adolescente tem mais folego que eu,e eu nem fumo… kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Marcos A.

    O governo deveria fazer uma campanha de conscientização. Poucos pais sabem que isso faz mal à saúde e alguns ingenuamente até dão de presente para os filhos.

  10. Mais uma: Cigarro, charuto, cachimbo ou seja lá o que for, agora com essa coisa mais |BREGA que eu já vi, o narguile; Afinal, as pessoas PRECISAM fumar? Uns dizem que é calmante, que relaxa. Essa é demais. Eu nunca ouvi falar que algum profissional receite cigarro para acalmar ou relaxar alguém. Ah, mas é gostoso dizem muitos fumantes. Ñ sei dizer porque nunca fumei. Ocorre que é preciso saber escolher entre o prazer e a saúde. Eu fico com a última. Se os fumantes querem encher os pulmões de sujeira, fiquem à vontade.

    • Marcos A.

      J. Silvestre. O cigarro realmente possui substâncias calmantes, porém claro que o preço para se manter calmo é bem alto, nesse caso. Melhor tomar uma maracujina.

    • se vc nao gosta da narguile e acha uma merda entao o que vc ta fazendo aqui nesse saite primero aqui ninguem ta pedindo sua opiniao eu fumo des dos 10 anos e tenho mais folego do que vc se e calmante vc nao acha que e um particular nosso presta atençao no que vc fala vc ouvil fala que a narguile era uma bosta e pq nunca fumo agora que critica quem fuma primero se eu nao gostase da narguile eu nao taria nem aqui mais tem pessoas que nao se tocao e tem que se meter na vida dos outros

  11. Lucas Rodrigues

    Pra constar, já está no mercado essências para Narguilé sem nicotina, aonde isso já deixa de ser um problema… O uso constante dá câncer, assim como cigarro, assim como diversos alimentos… Assim como ficar tempo de mais no computador gera “L.E.R.”… Tudo em excesso faz mau….

  12. Pingback: Narguilé: Muito pior do que o cigarro! | TudoSobreTech

  13. a única coisa de verdade nisso tudo é que realmente o governo divulga essa tremenda falácia. dizem (wikipedia e afins)que 60mg de nicotina no corpo de uma pessoa no intervalo de 2hs seria o suficiente para matá-la. logo, se uma hora fumando narguile equivale a 100 cigarros não teria pessoas vivas depois de uma fumada no mesmo. o que pode ser verdade é que a fumaça ingerida seja equivalente a fumaça de 100 cigarros, e ponto. a pesquisa na qual o inca se baseou para divulgar essa (des)informação apresenta a referência de um estudo que mostra que uma seção se narguile de 2hs, mais ou menos, equivaleria a 4 cigarros, isso quanto a nicotina; não falam de outras substâncias. é óbvio que o narguile faz mal a saúde, mas a mensagem passada pelo governo não é exatamente essa. bem como foi dito em algum comentário anterior, é: fume cigarro que é bem menos pior. e sinceramente, por tudo que vi até agora, não é verdade. acreditando ou não, isso parece bem teoria da conspiração, mesmo.

  14. Americo Guerra

    Retardados mentais…..não existe e nem nunca existiu pesquisa sobre narguile(me mostre uma de universidade famosa)Cambada de idiotas,conhecem alguém que fumou 100 cigarros em 1 hora e conseguiu sobreviver ? Este blog é uma farsa como todos os outros.O tabaco do narguile é composto de: Glicerina(que vai em bolos e doces),melaço de cana,essência(que vai em comida)alguns tingem(com corantes comestíveis)e o tabaco propriamente dito.
    Para quem não sabe,a nicotina é de 0,05% e não contém alcatrão….além do que o tabaco não é queimado,ele é simplesmente cozido.
    Vão aprender seus bostas e depois falem!

    • Gilmar Lopes
      Author

      Obrigado pelo contato! Caso seja adepto do uso do narguilé, deixe seus comentários novamente nesse espaço daqui uns anos. Tomara que você continue com a sua saúde intacta e que o fumo não lhe faça mal. Abração!

      • Daniel Vlad

        Fumo narguilé a 8 anos faço meus exames periodicamente e estou com minha saúde normal, a frequência é de pelo menos 4 vezes durante a semana, cada sessão leva em torno de 1 hora, quando estou com meus amigos costumo fazer de 2 a 3 roches durando assim próximo as 3 horas de sessão. por outro lado meus amigos que fumam cigarro já não aguentam correr metade do percurso que eu faço. acho que deveria pesquisar melhor sobre cigarros e narguilé.

        Garanto que você fumando narguilé por um ano consegue não chega perto do estrago que uma carteira de cigarros faz.

      • marcos

        Fala Gilmar, tudo bem? Eu li toda sua matéria e li também todo o estudo que está em PDF em inglês… . Realmente essa porra mata. Só acho que não pode ser comparado com o cigarro, pois neste caso a fabricação é totalmente diferente do fumo para o narguile e o que observei é que os dois possuem tabaco em sua composição. O que de verdade é o tabaco que mesmo se colocado em pequenas quantidades no fumo do narguile do que no cigarro causa os mesmos estragos a nossa saúde. A diferença é que podemos desenvolver as doenças muitos anos depois do que quem consome cigarro. Agora o que pode causar ´doenças e câncer e outros tipos de doenças é o monóxido de carbono que em uma sessão de narguile consome-se em até 100 vezes mais do que quem fuma cigarro. O PDF deixa bem claro isso… . Na minha opinião o fumante de narguile pode morrer mais por conta do monóxido de carbono do que o tabaco propriamente dito acima. Não sei se vc vai ler, mas gostaria de ler sua opinião, já que pesquisou um pouco mais que eu para produzir esta matéria. Um abraço! Marcos.

      • Leonardo

        Boa tarde Gilmar Lopes, gostaria que você visse este artigo do Jornal Brasileiro de Pneumologia, que inclusive tem apoio do Governo Federal Brasileiro, e cita as fontes do artigo, e comentasse algo, principalmente do parágrafo de diz

        “uma análise química dos volumes de alcatrão e ­nicotina na fumaça e afirmou que “[os] resultados foram comparáveis àqueles obtidos em alguns dos mais fracos cigarros disponíveis no mundo, demonstrando a eficiência da água como filtro”.(6) Esse importante experimento nunca foi citado na literatura corrente.”

        Fonte: http://www.jornaldepneumologia.com.br/detalhe_artigo.asp?id=632

        Agradeço desde já sua atenção.

  15. leandro mattos

    Independente se o tal narguile faz mais mal que o cigarro não importa pois ambos faz mal e mais cedo ou mais tarde terão consequencias,até então cada um com seus problemas pois eu não sofro desse mau mesmo,nem quero por perto,kkkkkk… para as pessoas que não tem nenhum vicio se sintam privilegiadas não quadrado como dizem,pois não ter vicios é um sinal de inteligencia e personalidade.

  16. Daniel

    Fumei narguile por muito tempo, inclusive dias seguidos…
    Quando resolvi parar, parei, e não passei vontade nem crise de abstinência. Portanto é mentira que causa dependência química.

  17. Cigarro comum, charuto, cachimbo, narguilé ou seja lá o que for que alguém fume SÓ FAZ MAL À SAÚDE. Todos reclamam da poluição em geral, principalmente a do ar. Os fumantes jogam lixo para dentro dos próprios pulmões. E ainda pagam prá fazer isso. O tabagismo é uma escravidão voluntária. Depolis de dominado pelo vício, fica refém e perde a liberdade. Tem que procurar lugar permitido prá fumar e como falei, deixa seu dinheiro no bolso dos milioonários fabricantes desse veneno. Esses provavelmente não fumam.

  18. Realmente, a combustão do carvão com essência (fumo) prejudica a saúde. Uma boa alternativa é o Narguilé eletrônico. As essências são feitas com ZERO NICOTINA e a base de água. Solta vapor ao invés de fumaça. Nada prejudicial a saúde.

  19. O problema é que os jovens não dão bola pra isso. Mesmo com todas informações que prejudicam o organismo. Acho que as empresas que fabricam essências e carvão deveriam estudar um jeito de ser menos prejudicial. Mas eles visam sempre o lucro deles sem se preocupar com a saúde de quem usa.

  20. Renker

    Respeito o e-farsas, sei que muito competente em suas pesquisas. Mas tá errado essas informações aí, por mais incrível que pareça apesar das fontes. Acho que é terrorismo psicológico de quem não vai com a cara do narguilé pois assusta pela quantidade de fumaça. Primeiro que você mesmo pode achar na caixinha das essencias a quantidade de nicotina presente na caixa TODA, algo em torno de 0,10, e compare com a nicotina contida em um unico cigarro, que é em torno de 20 miligramas. A essência é feita de de frutas ou afins, melaço, glicerina e um pouco de tabaco. Existe também uma diferença colossal entre as essencias daqui com as que fumam no oriente médio. Aquilo é intragável de tão forte, coisa pesada mesmo, e ainda com água quente. É outra coisa, aquilo que deve fazer mais mal sim.
    Enfim, eu fumo só fim de semana e não sinto menor desejo quando estou no meu dia a dia de afazeres, pois eu acho mais pra ser algo social.

  21. Babalu

    Depois de pensarem em todos os fumos que fazem mal ou menos mal, pensem no que rola por tras disso tudo. Pensem nas industrias que ganham dinheiro com isso. Pensem em quem ganha dinheiro com produtos que viciam… E ja agora, informem-se sobre o AÇUCAR, que todas a gente come sem descriminação e muito possivelmente tem muito mais a ver com todas as merdas de doenças que matam muita gente. Mas é açucar… só açucar.. é bom… é docinho…. sabem bem… informem-se antes de começarem a cagar postas de pescada sobre o que faz mal ou bem – atenção, nunca fumei tabaco, detesto, ja fumei uma vez por outra maconha, é bom, mas nao vicia, e ja fumei arquile, é bom, gostei e fumo quando me apetecer. Não estou a defender nenhuma das partes pq todas fazem mal, mas só quero deixar aqui esta mensagem de que muita coisa que se come faz muuuuuuito pior do que estas baboseiras todas, podem ter a certeza.

  22. Hhahahah primeiro eh arguile não narguilé como os incultos falam, segundo essas informações são completamente distorcidas. Na essência do arguile a concentração de nicotina eh 100x inferior ao do cigarro contendo 0,3 % de nicotina, quantidade essa q nao vicia tão rapidamente. Ainda falando da essencia, tirando a baixa concentração de nicotina contida nela, a unica substância a mais q temos eh a própria fruta amassada e “desfiada” com melaço, ou seja, não tem 4.700 substancias como um cigarro comum. Agr falando da água. O arguile tem o vaso de água para justamente resfriar a fumaça que vem da essencia para não danificar os brônquios pulmonares. Ja o cigarro tem um filtro de espuma q deixa a fumaça quente chegar ao seus pulmões danificando os brônquios. Mas nao posso me esquecer de citar um fato muito importante… O quanto de mal q o arguile pode fazer depende MT de qual essência VC vai fumar e de qual carvao, por exemplo a essência afzal eh a pior q tem e a q mais faz mal, mas infelizmente eh q mais fumam por ser mais barata. O carvão que usam e o de pólvora q eh oq mais emite carbono e consequentemente oq mais faz mal. Por isso o arguile eh tão defamado. Outro motivo de sua má fama sao os jovens que colocam drogas pq são uns completos retardados. Daí td mundo q vê o cara noiado acha q quem fuma arguile eh drogado. Escrevo Td isso colocando-me como exemplo. Fumo a quase um ano mas não sinto falta se paro por2 meses, como eh meu caso agr. Então espero q tds entendao o quão errado eh deixar outras pessoas colocarem opiniões formadas em suas mentes, conheçam um pouco mais do q o simples senso comum…

  23. j silvestre olha aqui eu fumo desde 10 anos tenho mais folego do que vc vadia falo nao vem critica agente por que vc deve ser pior se nao sabe narguile nao faz mal porra nenhuma e vcs que nao fumao nao vem abri esse lixo que vcs chamao de boca pra fala mal da narguile serto eu so acho que se a pessoa nao gosta nao tem que fica criticando as pessoas que fumao se nao gosta nem deveria ta falando merda nao tenho nada contra a maconha so nao gosto mais nem porisso abro minha boca pra critica quem gosta eu so acho que e um particular nosso falo

  24. É alarmante como a maioria dos jovens estão se iludindo ao fumar este negócio achando que não faz mal ou que tem menos problema que o cigarro, o pior é que o uso do narguilé tem aumentado a cada dia, sempre vejo jovens em roda fumando em parques e locais públicos.

  25. Pedro

    fico bobo com a lógica desse povo:

    Fazem duas mil propagandas e ações ANTI-CIGARRO, ninguém liga…

    Fazem UMA propaganda ANTI-NARGUILÉ e dizem que foram as empresas de cigarros que pagaram para isso…

    lógica ridicula, meu deus…

  26. Diego

    Arguile não tem 4000 substâncias tóxicas como o cigarro, não fale besteira, estude antes de falar o que não sabe.
    A fumaça gerada pelos carros no trânsito de SP mata mais do que 100 anos fumando arguile.

  27. Alan Souza

    Povo, se vocês acham fumar um hábito saudável, seja narguilé, cigarro, charuto, o diabo, então FUMEM! Fiquem à vontade pra se entupir de fumaça. nicotina, alcatrão e sei-lá-mais-o-quê. Mas façam isso conscientes de que estão se matando. Não me venham com “não faz mal nenhum!”, como vi alguns afirmando, que fumam há não sei quantos anos e não sentem nada. Até parecem que não sabem que o dano é lento e cumulativo. Quando estiverem com seus cânceres e enfisemas lembrem-se dessas defesas apaixonadas que fizeram..,

    • Leo

      Não tem argumento e fica falando bosta meu caro?

      Quem deve se preocupar com o uso, deve procurar artigos científicos testados e comprovados. Não ficar procurando em blogs Marketing onde são como papagaios e publicam aquilo que outros já falaram sem ao menos ter uma informação concreta.

      A indústria do cigarro está claramente perdendo público, desde o começo da proibição do uso de cigarros em ambientes fechados aos comerciais de TV que antes propagava que fumar era coisa de gente culta e elegante.

      Acredito que com a vinda do narguilê muitos fumantes de cigarros optaram em largar o vício e utilizar o narguilê como recreação aos fim de semana ou em festas com amigos.

      E aos que falam que narguilê é viciante, posso dizer com propriedade de que não é, quando garoto fumei quase todos os fim de semana ou a cada 15 dias, isso dos 18 aos 25 anos, cheguei a ficar 6 meses sem fumar e agora estou a um ano e não sinto vontade alguma, também não é nenhum pouco comparado a qualquer tipo de droga.

      Acho engraçado determinados órgãos criticarem o uso do narguilê alegando ser prejudicial, então por que não liberam o consumo da maconha? cujo o principio é natural, principalmente se as pessoal puderem comprar legalizado e controlado.

      Pessoas que não buscam informações criticam se embasamento algum.
      Lembrando que tudo em excesso é prejudicial a saúde ATÉ MESMO A ÁGUA.

  28. Zé Cabeleireiro

    todo tipo de droga é prejudicial a saúde, um crime contra a vida, mas a pior delas , a terrivelmente mortífera e criminosa é: A tentativa de alguns usuários ou “dependentes” de persuadir(convencer outros) que a mesma é inofensiva.

  29. Lara

    Primeiro, fumaça de narguilé não se aspira. Uma amiga árabe se acabou de rir quando me viu aspirar a fumaça. Se prende na boca e não leva pro pulmão. Claro que vc pode aspirar boa parte. Aspirar carvão como? Se o carvão fica em cima do papel laminado com pequeníssimos furos? Segundo, se faz tão mal assim cadê o câncer ha mais de 500 anos no o povo de cultura árabe que usa isso a séculos?? Toxinas? A maior parte dos fumos é de nicotina livre. Terceiro, compartilhar nada com a boca é bom. Quarto, esses estudos cheios de erros mais parece estudos que diz que ovo faz mal à saúde. Quarto. Mais de 100 cigarros? Kkkk. Vc tá querendo dizer que produz mais fumaça que 100 cigarros né? O povo oriental traz uma coisa cultural que está a centenas de anos no Oriente, faz tudo errado e começa a dizer que faz mal. Faz tão mal que todo mundo está morrendo de câncer na Turquia, sul da arabia, Líbano, Líbia etc. que é farsa mais mentiroso…

  30. Thiago

    puta balela . fumo narguile a 9 anos todos os dias , e os dias que nao fumo compenso nos outros. Causa uma dependencia sim! mas uma dependencia que pra min é otima. isso eh meu lazer meu momento de relaxar e conversar com os amigos ou esposa. se fosse verdade eu ja teria fumado equivalente a mais de 270.000 cigarros nesses 9 anos… fiz o check-up do pulmao e está ZERO!

    não deixe a midia lavar suas cabeça com merda, pois é só isso que eles fazem.
    Não ganhao dinheiro em cima disso e sim no cigarro, e muito!
    pense bem.
    desligue a globo.
    acenda um narguile e va conversar com os amigos e familia e ser feliz.
    fazer mal até o pastel da tia da esquina faz…
    abraço!

  31. Daniel Fernandes

    Nuss!! Meu Deus 1 hora fumando narguile equivale 100 cigarros fumados! Meu Deus, o triste é que cada dia mais jovens estão entrando nesta modinha de narguile. Cada vez é mais comum ver os jovens usando nos locais públicos

  32. Daniel Fernandes

    Meu Deus 1 hora fumando narguilé equivale 100 cigarros fumados! É de assustar. O triste é ver que essa modinha tem aumentado e cada vez mais é mais comum vermos os jovens usando em locais públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *