today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

O E-farsas se une a outras 6 empresas de checagem de fatos durante primeiro turno das eleições de 2022!

- Publicidade -

Ao todo, 7 organizações de checagem de fatos se reúnem nos dias 1º e 2 de outubro para combater as principais desinformações sobre as eleições!

Serão 48 horas de trabalho ininterrupto e em conjunto, durante o fim de semana do primeiro turno, quando iremos buscar dentre os assuntos compartilhados nas redes sociais e aplicativos de mensagens as farsas, boatos, mentiras e desinformação relacionados às eleições gerais de 2022.

Chamada de CheckBR, a coalizão terá como objetivo a livre reprodução das checagens entre os participantes, visando o maior alcance dos leitores e terá a colaboração da AFP Checamos, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, Fato ou Fake, Lupa e E-Farsas

A parceria é uma nova edição do trabalho que fizemos conjuntamente em 2018, durante as eleições presidenciais daquele ano, quando o grupo realizou 50 checagens de fatos desmentindo informações falsas sobre a votação e o sistema eleitoral.

Para quem quiser se manter informado sobre as fake news que irão circular no dia das eleições, basta acompanhar a hashtag #CheckBR em todas as redes sociais.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos