O Governo Temer vai bloquear o dinheiro de todas as contas da Caixa?

Share Button

Alerta espalhado através do WhatsApp avisa que o presidente Michel Temer irá bloquear o dinheiro de quem tem conta na Caixa Econômica Federal! Será verdade?

O aviso surgiu nas redes sociais na terceira semana de julho de 2017 e rapidamente se espalhou no Facebook e no WhatsApp. De acordo com o texto, o Governo Temer irá bloquear o dinheiro das contas da Caixa Econômica antes de deixar o poder!!!

O alerta ainda diz que a informação teria vazado através de uma pessoa q trabalha na área e que quem tiver dinheiro na Caixa, que retire tudo o mais rápido possível!

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?

Michel Temer vai confiscar o dinheiro das contas da Caixa Econômica Federal antes de deixar o poder? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Apenas para relembrar, desmentimos um rumor semelhante a esse em janeiro de 2016. Na ocasião, o boato que circulava pelas redes sociais era o de que a então presidente Dilma Rousseff iria confiscar todas as poupanças dos brasileiros e provamos que tudo não passava de mais uma mentira.

Acontece que esse tipo de e-farsa é recorrente e já desmentimos aqui diversas vezes, como fizemos também em fevereiro de 2015, quando diversas notícias falsas se espalharam sobre um possível confisco do dinheiro dos brasileiros.

Aliás, em fevereiro de 2015 circulou através do Instagram um texto bastante parecido com o que se espalhou no WhatsApp em 2017, confira abaixo:

Boato sobre confisco que apareceu nas redes sociais, em 2015!

Origem

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Em julho de 2017, o site Whatts.cf resolveu trazer de volta esse mesmo hoax, voltando a gerar pânico nos internautas! Esse site, criado para disseminar notícias falsas e lucrar com isso através de inúmeros banners de propaganda, possui um layout pobre e suas publicações são repletas de erros de português!

Reprodução da notícia falsa que voltou em julho de 2017!

O texto espalhado não dá nenhuma prova de sua veracidade e afirma que o autor ficou sabendo de alguém que trabalha na área (que área é essa?).

Infelizmente, muita gente acaba acreditando nessas bobagens e repassando adiante essas fake news…

O confisco é inconstitucional

De acordo com o parágrafo 1, inciso II do artigo 62 da Constituição Federal, o Governo Federal não pode criar nenhuma medida provisória “que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;”. Ou seja, mesmo que o presidente queira confiscar o dinheiro dos brasileiros, é bem difícil que ele consiga sem que o povo fique sabendo, pois o Governo iria ter que passar por diversas instâncias até tentar uma votação para mudar esse parágrafo!

Esse texto foi colocado na Constituição Federal para garantir que nunca mais se repita o que aconteceu em 1990, quando houve um confisco da poupança dos brasileiros. Na época, a então ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello, comandou um processo que bloqueou todas as aplicações financeiras acima de NCZ$ 50 mil (cruzeiros novos).

Segundo o Governo da época, a medida extrema foi tomada numa tentativa de frear a hiperinflação que tomava conta do país (28% ao mês, em média).

Conclusão

A notícia afirmando que o Governo Temer irá bloquear o dinheiro de todas as contas da Caixa Econômica Federal é falsa!

Share Button
Conspirações, Dinheiro, Falso, Política
, , , , , , , , , , , , ,
  • “Alerta espalhado através do BostaZapp”.

    É mentira. Eu fico impressionado como a merda do favelado do brasileiro consegue favelizar tudo quanto é lugar. Foi o Orkut, foi o MSN, foi o ICQ, foi o facebosta. E agora é o WhatsApp.

    • Alan Souza

      E por isso mesmo eu não tenho NENHUM deses! Me recuso a transformar meu cérebro em privada!

  • Só falar uma coisa que desse vampiro chamado Temer eu espero tuto pois uma vez golpista, golpista sempre será então não custa nada ficarmos de olhos bem abertos.

    • Fã Nho

      Espelo tuto poquê o plesidente é telível!

  • Renato

    Vindo do satanista metalizado capetalista pesteiro milico empresarial midiático posso esperar tudo!
    Obs: o Collor confiscou a poupança dos RICOS .