Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O Mistério da Escada Milagrosa de São José!

Construções

O Mistério da Escada Milagrosa de São José!

Imagens mostram um milagre ocorrido em uma escada dentro da Capela de Loretto.

Essa história possui algumas versões e circula desde o ano de 1997 (pelo menos, foram os registros mais antigos que encontramos).

O texto vem acompanhado de algumas imagens que mostram uma incrível escada que teria sido construída por obra de um milagre! Segundo a apresentação de Power Point, freiras da Capela de Loretto – na Cidade de Santa Fé, no Novo México, EUA – perceberam que a construção da capela estava chegando ao fim e que, sabe-se lá por que, esqueceram de construir a escada que as levariam ao piso superior.

E agora? E agora? As freiras ficaram desesperadas!

Foi então que, segundo o e-mail, apareceu um carpinteiro (do nada!) e disse: "Deixa que eu faço a parada aí".

Em pouco tempo o carpinteiro misterioso criou a maravilhosa escada que, de acordo com o texto, não possui apoio para se manter de pé! Um verdadeiro milagre.

Será que isso é verdade?

Antes de respondermos a essa pergunta, temos que deixar uma coisa bem clara aqui: Milagre é todo e qualquer fenômeno em que a ciência não consegue encontrar explicação. Para os religiosos, o milagre é atribuído à intervenção divina (de Deus ou dos deuses, dependendo da religião!).

Não queremos, de maneira alguma, "mexer" com nenhuma religião. Também não estaremos aqui afirmando que milagres não existem (isso vai ficar para uma outra oportunidade!). A função do E-farsas é a de apurar os fatos e ver o que tem de real e o que tem de falso nessa história. De qualquer maneira, comentários serão bem-vindos!

Voltando à escada, sim, ela existe mesmo! Fica no Novo México – EUA, na Capela Loretto. A fama da escada é tão forte que fizeram até um filme com ela. The Stairgate ou O Milagre da Fé (título em português), de 1998, conta a história da Madre Madalyn (Barbara Hershey) e de seu sonho de terminar a construção da Capela antes de sua morte. Eis que chega na cidade um carpinteiro habilidoso que consegue terminar a construção da escada e, assim, a irmã pode descansar em paz.

Mas, a única coisa real no texto é isso: A escada existe mesmo. E, apesar de ser uma belíssima construção, não há nada de milagroso nela. Mostraremos a seguir, antes, porém, vamos analisar alguns pedaços do texto:

"Pode ser que exista algo de milagroso, porque a escada foi construída em pouco tempo, com pouco equipamento", explica uma visitante.

Não podemos tomar a opinião de um visitante sem nome. Qualquer um pode dizer o que quiser e acreditar no que quiser. Depois, o texto afirma que após dias de orações, um carpinteiro bateu à porta se oferecendo ao trabalho. Como ele saberia que "tavam pegando", né? Imagina-se que, àquela altura do campeonato, a cidade inteira já estava sabendo que a capela estava sendo construída e que faltava uma escadaria, ou será que não?

Até aí, temos apenas suposições! Nada que podemos rebater com provas. Isso não é muito legal com quem estiver lendo essas linhas escritas pelo E-farsas. Então, eis que surgem os trechos nos quais podemos provar que tudo não passa de lenda:

…Ele (o desconhecido) construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe como ela ficou de pé. A escada não tem um suporte central.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Nas fotos mostradas na apresentação de Power Point podemos ver apenas um lado (literalmente) da história!

Como podemos notar na imagem acima, não há um suporte central na escada, no entanto, em outras fotos que encontramos na net, podemos ver que há suportes fixando a escada nas paredes.

Foto: Joe Nickell – http://www.csicop.org/si/show/helix_to_heaven/

A idéia foi, sem dúvida, sensacional! Substituir um único apoio central por vários apoios laterais foi uma jogada de mestre. Construída sem corrimão, a escada parecia uma mola (que era muito instável quando era usada pelas freiras) e teve sua primeira reforma – anos depois – quando o artesão Phillip August Hesch acrescentou o equipamento, dando maior segurança à construção.

De acordo com o escritor Joe Nickell – na página 52 de seu livro "Real-Life X-Files – Investigating the Paranormal", para se evitar acidentes, atualmente a escada está fechada ao público. Pode-se apenas tirar fotos dela. Subir? Nem pensar! Deve ser por isso, também, que ela esteja de pé até hoje!

Voltando ao texto, o milagre estaria também no fato do tal carpinteiro sem nome ter construído a escada sem usar pregos ou cola. Isso também não pode ser considerado milagre. Se fosse assim, muitas das obras construídas pelo chineses, há centenas de anos, seriam também consideradas milagres, visto que técnicas de encaixe – como podemos ver nesse site – são conhecidas pelo homem há séculos. 

De acordo com os blogs Sehanopinion e Ghost Stories, a pesquisadora e escritora Tamar Stieber afirmou – em um artigo para a Revista Novo México, em 2000, que o carpinteiro misterioso chamava-se Francois-Jean Rochas. Não sabemos se podemos confiar em apenas um relato, por isso fomos atrás de outros que confirmassem essa história. Os blogs Stony Creek Digest e o Ceticismo.net nos contam que um historiador chamado Jean Mary Cook confirmou a identidade do carpinteiro em seu livro, depois de analisar o obituário de Rochas. Em seu livro "Loretto: The Sisters and Their Santa Fe Chapel" Cook ainda afirma que as irmãs teriam dado 150 doletas em pagamento ao tal Rochas pelas madeiras.

Por ultimo, o texto afirma que não se sabe de onde veio a madeira para a construção dos degraus. De acordo com Joe Nickell, exames feitos com amostras da madeira comprovaram que o construtor teria usado um tipo da família Pinaceae e do gênero Picea. Só não foi determinado nos testes qual dos vários tipos de espruces, porém, sabe-se que são encontradas no Hemisfério Norte.

Continue lendo
40 Comentários

40 Comments

  1. Antonio Bueno

    23 de abril de 2011 em 11:15

    Alguem escreve um livro que afirma que conhece o carpinteiro e que sabia do pagamento de US$150.
    Eu tambem posso escrever um livro e falar tais acontecimentos.
    Será que escrever um livro é prova?
    Farsas.com,eu sugiro que vocês estudem mais para provar que a escada é uma farsa.

    • Juliana

      14 de novembro de 2011 em 0:20

      Concordo, pois no texto verdadeiro as freiras necessitam de uma escada a qual elas fazem uma novena para um santo que no novo dia aparece um carpinteiro que nem receber o pagamento recebeu prove que ele não recebeu o pagamento por que pra mim não existe pessoa que faça uma trabalho desse sem receber nada em troca.

    • Juliana

      14 de novembro de 2011 em 0:27

      Nem cientistas, arquitetos e engenheiros entendem como a escada se sustenta sem apoio Central, A madeira usada não é encontrada em lugar algum, e ha 33 degraus a idade de Jesus.

    • Claudemir

      1 de março de 2019 em 21:12

      E sempre tem os ateus que querem distorcer os milagres que acontecem na igreja quero ver o argumentos deles diante de deus um dia para aprender a ser sabem tudo um suporte da queles ali nunca suportaria. O peso da escada e milagre sim Eu creio no deus que eu conheço

  2. Antonio Carlos

    30 de junho de 2011 em 18:35

    Os suportes que aparecem nas fotos e que segundo o texto acima sustentam a escada, na verdade apenas impedem que a mesma se desloque lateralmente, e é fácil de se ver que não teríam a mínima condição de sustentá-la, pela sua configuração e pela sua colocação lateral em relação à estrutura da escada. Se existe algum suporte que a sustenta, não aparece nas fotos. Pelo que aparece nas fotos, ela se sustenta por sí só, o que não significa que se trate de um milagre, mas de um conceito estrutural extremamente competente, mormente por ter sido executado apenas com encaixe de madeira, sem cola ou pregos.

  3. Wagner

    2 de julho de 2011 em 20:14

    Farsa ou não o que não se pode negar é que uma bela obra de arte e eu desconheço alguém que possa reproduzi-la mesmo com os maquinários modernos de carpintaria e marcenaria que hoje temos, imagino o quão foi difícil e demorado realizá-la há mais de 100 anos atrás. Sem sombra de dúvida milagre ou não é um espetáculo de carpintaria .

  4. Caledonian

    17 de julho de 2011 em 15:00

    É até útil o trabalho que o E-farsas faz desmitificando muitos casos falsos pelo site mas no presente caso dessa escada de Santa Fé o E-farsas tropeçou várias vezes e em suas próprias palavras e não conseguiu desmitificar nada.
    Primeiro ao dizer que a escada é sustentada por apoios laterais (mostrados nas fotos) o que nunca poderia acontecer, tal afirmação não se sustenta porque aqueles apoios laterais são, como o nome diz, apenas para evitar o balanço lateral da escada, nunca poderia servir de sustentação porque exigiria algo muito mais forte e CENTRAL e não lateral.
    Segundo porque diz que a escada está fechada ao público e que ninguém mais sobe nela e que por isso está de pé. Como se vê no vídeo abaixo a escada continua firme e forte e continua sendo utilizada e foi acessada por várias freiras ao mesmo tempo, o vídeo é recente e com certeza a escada se mostra firme há mais de um século sustentando o acesso das pessoas à parte superior da capela:
    http://www.youtube.com/watch?v=Jc7AQ0gBwno
    Terceiro porque o carpinteiro levou oito meses trabalhando naquela escada e o E-farsas disse que ele recebeu 150 dólares pelo serviço. Convenhamos, quem faria uma trabalho difícil e complexo como aquele para ganhar o equivalente a menos de vinte dólares por mês? Ninguém faria um trabalho desses por importância tão insignificante.
    Portanto nessa o E-farsas falhou em suas próprias contestações e não conseguiu desmascar nada o que se conclui que de fato é um mistério e pode sim ser um milagre atribuído a São José, o carpinteiro que foi o pai de Jesus Cristo.

    • Camila

      4 de agosto de 2011 em 17:06

      Não sei pq as pessoas teimam tanto em ver milagre onde não tem.
      Se ele recebeu pouco pra fazer a escada foi pq provavelmente quis ajudar as freiras ué.
      Acho que são José tem mais o que fazer do que ficar montando escada por aí.

      • Camila

        4 de agosto de 2011 em 17:07

        e digo mais, esse vídeo que vc postou aí nem parece ser real, pode muito bem ser um filme, logo seria uma réplica da escada original.

    • Guilherme

      7 de março de 2014 em 13:30

      1 – Escadas espirais sem uma coluna central são possívels se o material é resistente o suficiente (http://msalx.casa.abril.com.br/2011/10/16/1832/aec272-70-escadas03.jpeg)

      2 – Nenhum VISITANTE sobe nela. Ela está fechada ao PÚBLICO e não as freiras que obviamente não sobem e descem as escadas a toda hora!

      3 – Um produto comprado por $150 100 anos atrás valeria aproximadamente $3550 em 2012 segundo o site measuringworth.com (outro site usinflationcalculator.com). Esses sites medem também quanto seria o valor de trabalho de $150 hoje e seria aproximadamenre $14k! Inflação é uma merda né? hahaha

    • Guilherme

      7 de março de 2014 em 13:32

      1 – Escadas espirais sem uma coluna central são possíveis se o material é resistente o suficiente (http://msalx.casa.abril.com.br/2011/10/16/1832/aec272-70-escadas03.jpeg)

      2 – Nenhum VISITANTE sobe nela. Ela está fechada ao PÚBLICO e não as freiras que obviamente não sobem e descem as escadas a toda hora!

      3 – Um produto comprado por $150 100 anos atrás valeria aproximadamente $3550 em 2012 segundo o site measuringworth.com (outro site usinflationcalculator.com). Esses sites medem também quanto seria o valor de trabalho de $150 hoje e seria aproximadamenre $14k! Inflação é uma merda né? hahaha

  5. THIAGO

    1 de fevereiro de 2012 em 19:08

    SÓ PODE TER SIDO deus!

  6. fabio

    1 de fevereiro de 2012 em 19:10

    nem tudo a ciência pode explicar

  7. Durval

    19 de fevereiro de 2012 em 10:01

    Bem, sou cristão e não estou questionando ´nem duvidando de que tal obra em questão, seja ou não um milagre.
    Acredito que em qualquer que seja a circustância da construção desta obra prima,a pessoa ou pessoas nela envolvida com certeza contaram com a providência divina, pois de alguma forma o construtor foi iluminado á encontrar uma forma de construi-la.
    -Bem o que me traz mesmo a este comentário é que vejo nesta escada um trabalho de um artesão de mão cheia,

  8. Durval

    19 de fevereiro de 2012 em 10:24

    continuando…………..

    Embora eu não tenha visto esta escada de perto, modéstias á parte, baseado em minha experiência profissional, acredito que a sustentação desta escada se dá do piso superior (laje), e das curvas que a mesma tem,estruturando-a e tornando a mesma sólida e segura, arrisco a dizer que com condições apropriadas e se nos aprofundarmos em observa-la nos mínimos detalhes da construção;encaixes de espigas,cravilhas e raios ,e caso se tenha á condição adquada poderiamos produzir uma semelhante.Talvez não tão exatamente idêntica (devido a matéria prima,local ,encaixes ,cola e etc…), mas com certeza bem semelhante.
    Sem querer ofender ninguem,humildemente peço desculpas por algum comentário por mim declarado e em momento algum retiro o mérito da fé de cada um ou de mim mesmo perante a esta igreja em questão ou outro templo qualquer.

  9. Roseli Silva

    9 de março de 2012 em 20:32

    COMO É DIFICIL PARA ALGUMAS PESSOAS VEREM A MÃO DE DEUS EM SUAS OBRAS QUE SEMPRE SÃO UM MISTÉRIO.

    CONCORDO COM CALEDONIAN ACIMA.

  10. Roseli Silva

    9 de março de 2012 em 20:42

    DÁ PRA VER QUE A FOTO EXIBIDA É DIFERENTE DA ORIGINAL, A FARSA ESTÁ EM ADULTERAR A FOTO ORIGINAL.

  11. Anderson Muniz

    16 de março de 2012 em 15:08

    Tem vários vídeos no youtube, onde as pessoas sobem e descem pela escada, foi usada duante anos e ainda é, claro que agora precisa de mais cuidados, visto que trata-se de um milagre.

    Vários Engenheiros e arquitetos não conseguem explicar como ela se sustenta, os suportes laterais servem apenas para que a mesma não se desloque.

    Milagre irrefutável, assim como vários outros que só existem na Igreja Católica!

  12. Williams

    13 de abril de 2012 em 10:43

    Dizer que aqueles pequenos e finos apoios lateriais sustentam a escada é pura piada!
    Um arco de madeira é até possivel ser feito apenas dorbando a madeira mas isso requer tempo e que a mesma seja deixada dentro da água por dias, mas fazer uma espiral de madeira e recebendo cargas como o próprio peso da escada é naturalmente impossível! É um milagre!

    Obs.: sou estduante de Engenharia Civil

  13. Claudio

    8 de agosto de 2012 em 20:39

    Com certeza não foi nem um protestante que construiu a escada. Pelo motivo deles não terem a onde se apoiar

  14. norvinda santos ribeiro

    31 de outubro de 2012 em 3:53

    tudo é informaçaõ dos escritores , a Biblia , coisa que agora todas essas religioes novas se apegam na Biblia , eu uma catolica participante, nunca li uma Biblia , gostaria de ler , pois é cultura, mas eu começo um trecho , e não consigo ,ler mais , enfim uma catolica que nunca leu um livro, mas estou contente , porque hoje com 80anos so agora aprendi que S.José é pai de Jesus, que blasfemia , eu so sabia que ´e pai era carpin teiro , mas não diziam o nome……….

  15. Daniel Escravo

    11 de novembro de 2012 em 23:34

    Oh protestantezin treva do capeta! É milagre sim! Quer você queira, ou não! Vai caÇar o que fazer ao invés de ficar perdendo tempo difamando o nome do Senhor! São milagres testificados! O Senhor mesmo nos comprova na sua Santa palavra que basta orarmos com humildade pra que Ele ouça! (João 14.13)
    (Judite 4.12)
    (1Macabeus 2.61)
    (Mateus 7.7) foi Deus! Seu bando de treva!

  16. Daniel Escravo

    11 de novembro de 2012 em 23:54

    Orgulhoso! Não aceita ver um milagre testificado pela Igreja genuína e verdadeira! A única! Santa! Una! Católica Apostólica Romana! A Igreja de Jesus Cristo! (Mateus16.18) Ele fundou uma! E não deu autoridade pra nenhum homem fundar outra! Se fundaram é porque querem o lugar de Deus! (Isaías 42.8) Mais o Senhor não aceita! E termino dizendo.. Pra fundar Igreja é necessário 2 coisas! A primeira: MORRER NA CRUZ! A segunda: RESSUSCITAR AO TERCEIRO DIA! Jesus o meu Senhor morreu e ressuscitou! Portanto só Ele tem autoridade pra fundar Igreja! E mais, de quem Ele quiz precisar? Da BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA! Por isso, sendo católico eu posso afirmar:
    -EU POSSO ADORAR O FUNDADOR DA MINHA IGREJA! So os catolicos podem! E mais.. Eu posso comer da carne e beber do Sangue do meu Senhor! (Mateus 26.26) Converta-se! E vá se confessar!

    • Felipe Ferrari

      12 de janeiro de 2013 em 22:48

      Você não passa é de um babaca! Quer pregar porcaria de religião e fica atacando às pessoas. Seu ridículo! Por essa e por outras digo e repito se preciso: Se a bíblia é manuseada por pessoas com a índole do colega aí acima, tenho um motivo a mais pra falar que ela não passa de um livro folclórico, com uma ESTÓRIA barata e que engana milhões de trouxas no mundo.
      Vai trabalhar, meu filho. Fazer alguma coisa de útil na vida.

  17. Alexandre

    20 de janeiro de 2013 em 21:39

    Meus caros irmãos! pois assim somos pra “Jesus o nosso salvador” se voceis tivessem idéia dos tempos que estamos passando,agradeceriam e mais ainda pediram perdão todos os santos dias a “Deus” Pois milagres existem na TERRA desde o antigo testamento,mesmo assim boa parte da Humanidade na acredita! “Jesus fez de todas as maneiras mesmo assim ate os seus apóstolos duvidavam,quando falou que ia REssuscitar NO terceiro dia.NA geração de hoje,tão materialistas,apegado as coisas do mundo,longe muito longe de lembrar as vezes quem e o verdadeiro dono de tudo.O SEJA UM BAMDO DE TOMÉS.AOS QUE TEM FÉ E AOS QUE TAMBÉM NÃO TEM ANALIZAM OS ACONTECIMETOS do MUNDO! LEIAM BEM COM ATENÇÃO “APOCALIPSE” Sou so mais um pecador,mas JUSEUS E NOSSA SENHORA VEM CHORANDO POR MUITOS ANOS E DANDO SINAIS AOS HOMENS.QUE JA ESTAMOS NOS FINS DOS TEMPOS!MUITOS SERÃO CHAMADOS,MAS POUCOS SERÃO OS ESCOLHIDOS! Abraço a todos! “LEMBRE-SE AS LAGRIMAS SÃO DOS FILHOS QUE ELE VAI PERDER”!!

  18. Alexandre

    20 de janeiro de 2013 em 21:44

    Meus caros irmãos! pois assim somos pra “Jesus o nosso salvador” se voceis tivessem idéia dos tempos que estamos passando,agradeceriam e mais ainda pediriam perdão todos os santos dias a “Deus” Pois milagres existem na TERRA desde o antigo testamento,mesmo assim boa parte da Humanidade não acredita! “Jesus fez de todas as maneiras mesmo assim ate os seus apóstolos duvidavam,quando falou que ia REssuscitar NO terceiro dia.NA geração de hoje,tão materialistas,apegado as coisas do mundo,longe muito longe de lembrar as vezes quem e o verdadeiro dono de tudo.O SEJA UM BAMDO DE TOMÉS.AOS QUE TEM FÉ E AOS QUE TAMBÉM NÃO TEM ANALIZAM OS ACONTECIMETOS do MUNDO! LEIAM BEM COM ATENÇÃO “APOCALIPSE” Sou so mais um pecador,mas JESUS E NOSSA SENHORA VEM CHORANDO POR MUITOS ANOS E DANDO SINAIS AOS HOMENS.QUE JA ESTAMOS NOS FINS DOS TEMPOS!MUITOS SERÃO CHAMADOS,MAS POUCOS SERÃO OS ESCOLHIDOS! Abraço a todos! “LEMBRE-SE AS LAGRIMAS SÃO DOS FILHOS QUE ELE VAI PERDER”!!

  19. Gleicy

    31 de maio de 2013 em 23:02

    No seu texto você diz que o corrimão foi instalado posteriormente, e as fotos mostram que o apoio está ligado ao corrimão.
    Então, qual era o apoio da escada original, sem corrimão??

  20. Marcelo

    26 de março de 2014 em 22:27

    ESSE SITE É UMA VERGONHA.
    COMO PODE AFIRMAR QUE É UMA FARSA SE NÃO INVESTIGOU NEM PELO MENOS LIGOU PRA LORETTO, APENAS OLHOU A FOTO.
    AGORA O ÁPICE DA SUA DISCREPANCIA É VOCÊ AFIRMAR QUE TRES ESCORAZINHAS LATERAIS PODEM SUBSTITUIR UMA COLUNA CENTRAL. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    ÉSSA FOI DEMAIS, NEM PRECISA SER ENGENHEIRO PRA VER QUE NEM SE FOSSE FEITA DE PLÁSTICO AGUENTARIA MEU IRMÃO!!! OLHA A FINURA QUE SÃO OS SUPORTES…
    OU VOCÊ É ATEU OU PROTESTANTE, MAS DE QUALQUER FORMA O SEU SITE NÃO MERECE UM PINGO DE CONFIANÇA POR NÃO TER O MÍNIMO DE EMBASAMENTO E COMENTÁRIOS PRÓXIMO AO INFANTIL.

    • Gilmar Lopes

      27 de março de 2014 em 23:06

      Quando você for até lá, me avisa!

  21. pedrinho16

    28 de dezembro de 2014 em 11:41

    eu nao posso provar se milagre ou nao mas deixo um disafio se tiver alquen que consiga fazer um igual
    sem prego e cola vou contratar

    • Lucho

      28 de dezembro de 2014 em 11:58

      Eu também te proponho um DESAFIO: Eu te DESAFIO a se alfabetizar.

      • pedrinho16

        30 de dezembro de 2014 em 13:09

        nao se trata de ser alfabetizado ou ouanalfabeto vivo num pais livre e cada um escreve do jeito que quizer nao soui doutorado em letra e aposto que voce tambem nao e e te digo mais nao conheço ninguem mais
        inteligente do que eu mais conheço milhoes com saber diferente e isso sim

      • pedrinho16

        30 de dezembro de 2014 em 13:18

        olha amigo lucho deixei um comentario na base
        da brincadeira agora deixo um excluzivo para voçe provar que sou analfabeto vivo num pais livre cada um escreve do jeito que quizer
        alem disso nao estamos falando de escrita e
        sim de carpintaria devia prestar mais atençao
        nas perguntas

  22. Morgana Bortolini

    28 de março de 2015 em 12:04

    Mas é muita falta de informação mesmo. Vocês que tentam desvendar milagres… Se vocês forem em busca da história, verão que foi dito que essas sustentações foram postas posteriormente, e que as mesmas não modificaram em nada a sustentação da escada. E outra, na construção da escada foi utilizada apenas madeiras, e não ferro e solda. E como você explica a escada ser de uma madeira de um local tão distante e inexistente naquele local? Ao invés de tentar fazer com que outras pessoas fiquem descrentes na história da religião, com informações falsas, vão estudar e trazer notícias produtivas e positivas, por que de negatividade o país já está cheio.

  23. Jenny

    13 de abril de 2015 em 15:48

    Deem uma olhadinha no que o Matheus do blog Assombrados, explica.
    Explicação muito mais interessante do que essa do E-farsas…
    Sempre corro aqui para ver se algo é mentira ou não, mas dessa vez… Faltou conteúdo… e estudo no assunto!

    http://www.assombrado.com.br/2013/11/a-escada-da-capela-de-loretto.html

  24. Ivan Porto

    25 de fevereiro de 2016 em 22:57

    Tenho certeza do que vou falar. Conversei a poucos meses com o Construtor da escadaria, tenho inclusive o áudio de nosso diálogo… ele me respondeu a este questionamento, sem eu sequer o haver perguntado… pelo menos não através de palavras audíveis aos sensores comuns ao homem, a audição física… ele ouviu o meu pensamento… me refiro a um “fenômeno” mediúnico, onde tratávamos diversos assuntos com Saint Germain… quem quiser saber mais sobre quem é este iluminado espírito, procure na Grande Fraternidade Branca e encontrará bastante informações a seu respeito… Ele em uma de suas passagens nesta Terra foi José, o Pai físico de Jesus… hoje trabalha no plano etérico junto a Jesus e a tantos outros Mestres como eles Ascensionados… e sim, ele me confirmou… foi ele o Construtor da escada e me disse inclusive que pra ele foi bem simples… espírito evoluído, conhecedor entre tantos mistérios, pelo menos assim são pra nós que os desconhecemos, conhece também os segredos atômicos da matéria e da anti matéria… manipulou assim, através de ciência alquímica, um simples galho de árvore que trazia consigo. Meu nome é Ivan Porto, por este nome me localizam no facebook… e sim, milagre… os que de fato aconteceram, esquecendo o exagero e o imaginário popular, não é nada mais do que uma ciência que ainda não conhecemos, ou que por algum motivo, provavelmente de adequação ao projeto cármico de cada um… estes conhecimentos não estão acessíveis em nossa consciência, em nossa memória objetiva… para que isto aconteça e era sobre isso que falávamos em nosso encontro com Saint Germain, faz-se necessário a ativação do hemisfério cerebral atualmente adormecido na maior parte dos humanos, o que trabalha com a mente subjetiva, esta alteração genética, que fará despertar este lado e fazer com que este trabalhe em uníssono com o hemisfério da mente objetiva, além de outras alterações, como a aceleração da velocidade cognitiva dos contatos entre os neurônios nas sinapses cerebrais, através de elementos todos constantes da tabela periódica, inclusive forças atômicas… pois como sempre diz Mestre Umahã, um Monge que muito admiro e respeito, em nossos encontros de estudos, ele também desencarnado… sempre repetia esta frase: “O que mata não é o elemento em si e sim a proporção errada”… mas enfim, estes elementos de forma que aqui complicaria falar e explicar, pois ficaria bastante extenso e talvez não seja o momento e ou o lugar, fato é, que já esta sendo paulatinamente introduzido esta alteração genética, aos seres viventes da Terra, com o objetivo de avançar e refinar o corpo veículo que nela utilizamos, uma vez que se aproxima a era, onde os que habitarão o Orbe estarão fora da linha dos sofrimentos comuns ao estágio atual de evolução dos espíritos matriculados nesta fase do Projeto de avanço do Globo. Menos doenças, menos personalidades insociáveis com o bem viver, viver este baseado nos mesmos ditames e preceitos Crísticos que encerram se basicamente nestas duas máximas, amai a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. encerro com a poderosa frase de Cristo… EU SOU a ressurreição e a vida.

  25. Jose vinicius o estripador de heresias

    5 de março de 2016 em 2:43

    Esse site é uma PIADA, REPITO PIADA, SÓ PODO SER OBRA DE PROTESTANTE, ATÉ UMA CRIANÇA DE 5 ANOS SABE QUE ESSES SUPORTES NÃO PODEM SEGURAR A ESCADA.
    VIVA SÃO JOSÉ PAI PUTATIVO DE Jesus, Viva São José a quem DEUS ESCOLHEU PRA SER SEU PAI NA TERRA.
    Puro recalque desses hereges que de milagres so entendem com dinheiro e programas na tv.
    Aqui é mais de 2000 anos de tradição, respeito é bom!

    • Lucho

      5 de março de 2016 em 8:40

      Maldita inclusão digital.

      Dar computador de graça para favelado dá nisso.

  26. joaquim silos

    12 de dezembro de 2016 em 17:17

    Alguém já pesquisou na cidade e arredores se existe obras parecidas deste “Marceneiro” com certeza deve ter feito outros trabalhos tao maravilho como este. Pois um trabalho deste haveria muitos clientes. não acham?

  27. Odil Neves Fonseca

    19 de março de 2019 em 11:58

    Esse cara é um babaca!
    Ele precisa primeiro ler a história toda. Lá diz que, muitos anos depois a escada recebeu uns suportes de ferro para garantir a permanência dela em pé e a segurança das pessoas que lá visitam. Milagres existem sim! Eu sou testemunho vivo de que milagres existem. Não são pessoas como vc que irá abalar a nossa fé em Deus e em Jesus Cristo. Vc está a serviço do inimigo de Jesus e como tal receberá sua recompensa conforme sua incredulidade. Como vc poderá ser salvo por alguém que vc não acredita?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo