Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O WhatsApp parou de carregar por causa do vírus Martinelli do WhatsApp Gold?

Falso

O WhatsApp parou de carregar por causa do vírus Martinelli do WhatsApp Gold?

O WhatsApp parou de carregar por causa do vírus Martinelli do WhatsApp Gold?

É verdade que o WhatsApp parou de carregar fotos e vídeos por causa de um vírus que vem em um vídeo chamado Martinelli?

A mensagem se espalhou em forma de alerta através de grupos do WhatsApp em 03 de julho de 2019, no mesmo dia em que diversas redes sociais apresentaram lentidão e problemas para carregar imagens e vídeos. 

De acordo com o texto, a Rede Globo teria alertado que uma versão falsa do WhatsApp chamada WhatsApp Gold iria se instalar automaticamente no smartphone de quem clicar em um vídeo chamado Martinelli!

O aviso também explica que o tal WhatsApp Gold seria um vírus e que ele faria o smartphone parar de funcionar.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões que se espalharam pelo WhatsApp: “WHATSAPP PAROU DE CARREGAR, VIDEOS FOTOS E AÚDIOS !!! Hoje a Goblo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Martinelli. Não abra. Vai para o seu telefone e nada do que você fizer vai consertar.Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos.

Verdade ou mentira?

Como já é de praxe, certos boatos eletrônicos sempre voltam a circular justamente por não serem datados. Nesse caso, o alerta do suposto vídeo chamado Martinelli (que, segundo o texto, seria um vírus) já circula em português desde o final de 2018. Em novembro daquele ano, o site especializado em atacar ameaças virtuais Sophos já havia desmentido uma versão dessa fake news

Como podemos ver abaixo, essa mesma besteira já havia sido espalhada em outros idiomas:

Versão em inglês dessa fake news! (Reprodução/WhatsApp/Sophos)

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Uma busca por esse alerta em espanhol e descobrimos que antes ainda, em julho de 2017, a Polícia Nacional da Espanha já havia emitido um comunicado desmentindo o assunto:

Ou seja, só pelo fato desse hoax circular desde 2017, já podemos cravar que essa historinha de isso ter sido revelado “hoje pela Goblo” é pura balela, né?

A verdade mesmo é que não há como um vídeo inserir um vírus em seu smartphone, até mesmo porque resolveram voltar espalhar esse rumor exatamente num dia em que não está sendo possível se compartilhar vídeos…

Já desmentimos aqui no E-farsas mensagens semelhantes a essa, afirmando que seria possível ter seu aparelho infectado através de GIFs animados.

WhatApp Gold é perigoso, mas por outros motivos

Apesar da mensagem alarmista ser exagerada, é preciso tomar cuidado ao clicar em links compartilhados através do WhatsApp (ou de qualquer aplicativo de mensagens). Mensagens prometendo “WhatsApp Gold” ou coisas do tipo são iscas para atrair vítimas para golpes. Ao clicar em um link desconhecido, o usuário pode ser direcionado para um site mal-intencionado da web que pode, dentre outras coisas, imitar o site de uma empresa real e conseguir fazer com que a vítima digite seus dados pessoais ou coisas do tipo.

Já falamos aqui no E-farsas sobre o que é o phishing e como essa tática criminosa consegue enganar os usuários e fazer muitas vítimas.

Conclusão

Não existe um vírus em forma de vídeo chamado Martinelli e também não existe um vírus chamado WhatsApp Gold. De qualquer forma, cuidado ao clicar em links desconhecidos em seu WhatsApp pois você pode acabar caindo em um golpe (que nada tem a ver com o WhatsApp).

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo