Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia!

trolladas na mídia - parte 1

Falso

Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia!

Relembre conosco algumas das maiores mentiras inventadas na web que enganaram muitos veículos de comunicação!

Não é de hoje que caímos nos hoaxes, nos boatos virtuais, que a todo instante aparecem na internet! Seja por preguiça em apurar os fatos, ou pela ânsia em dar a notícia em primeira mão, vários profissionais acabam por publicar inverdades e só vão descobrir que caíram numa “pegadinha” quando o estrago já foi feito.

Acompanhe conosco algumas dessas histórias nessa primeira parte da nossa seleção com as maiores trolladas na mídia:

trolladas na mídia - parte 1

 

Americano faz cirurgia nas pontas dos dedos para operar o iPhone!

Em agosto de 2007, vários jornais publicaram a manchete aí de cima. De acordo com a notícia, o norte-americano Thomas Martel teria se submetido a uma intervenção cirúrgica para deixar as pontas dos dedos mais finas para, assim, poder usar seu smartphone com mais facilidade.

estadao_iphone

Reprodução da página do Estadão com a notícia falsa, que já foi tirada do ar! (agradecimentos ao nosso amigo Jerbas!)

Conforme apuramos aqui no E-farsas, tudo não passou de uma brincadeira criada pelo editor do jornal North Denver News, Guerin Lee Green, que havia inventado o artigo para tirar um sarro do consumismo exagerado dos americanos.

 

Fotos mostram o interior da cabine do avião da Gol, minutos antes do acidente!

Essa foi bem interessante e também enganou muita gente! A notícia, que começou a circular em 2006, afirmava que algumas das vítimas do acidente aéreo envolvendo uma aeronave Boeing 737-800 – da companhia Gol – conseguiram fotografar o exato momento em que o avião teria se chocado com um jato em pleno ar.

Por incrível que possa parecer, o autor do texto afirmava que a câmera utilizada para fazer a fotografia havia sido encontrada intacta no meio dos destroços e, dessa forma, foi possível recuperar as imagens.

A notícia era falsa e descobrimos que foi o blogueiro Carlos Cardoso quem inventou essa história para provar que a maioria dos internautas lê apenas o título dos artigos publicados na internet!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mas muita gente no mundo todo acreditou nas as fotos que, na verdade, eram trechos do retirados do seriado Lost…

Só para você ter uma ideia de como a mentira pegou, em junho de 2009, a emissora boliviana PAT mostrou essas imagens do seriado Lost como sendo fotos reais do acidente, ocorrido dias antes, com outro avião da Air France.

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/V_IUJ9PFpYk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Sites de notícias publicam foto falsa do Papai Papudo

No dia 16 de julho de 2010, Gilberto “Gibe” Fernandes – que ficou famoso pelo personagem Papai Papudo, no programa infantil Bozo, do SBT – morreu, os 75 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Como não poderia deixar de ser, todos os jornais – impressos e online – publicaram a triste perda. O pior de tudo é que os responsáveis pelas publicações buscaram imagens do ator para ilustrar suas matérias e, para o azar de muitos, a primeira foto que acharam foi essa aí:

Familia Bozo - Imagem adulterada!

Familia Bozo – Imagem adulterada! (note o rapaz ao lado da Vovó Mafalda)

Note que há um “penetra” na foto. Alguém fez a montagem e a soltou na web. Aqui nesse post, reunimos diversas imagens de jornais e sites de notícias que postaram a foto, sem perceber que se tratava de uma fotomontagem!

Foto falsa da familia Bozo no site do IG

A foto montada foi parar até em grandes portais, como o IG! (reprodução)

Essa foi a primeira parte da nossa seleção com as maiores trolladas na mídia. Na semana que vem, tem mais!

 

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Pingback: Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 2 : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  2. Etelvino Ferreira

    10 de outubro de 2012 em 13:20

    Recebi um email de uma procissão em uma cidade da Espanha ao som de “Ai se eu te pego” do Michel Teló
    Não acreditei mas gostaria de ter certeza da falcidade, pois o mesmo menciona uma cidade da espanha sem especificar qual, nem data.
    Grato.
    Etelvino

  3. Pingback: Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 3 : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  4. Pingback: Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 4 : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  5. ELIANE

    5 de março de 2013 em 12:59

    EU FICO INDIGNADA COM A QUANTIDADES DE FOTOS DE CRIANÇAS E PESSOAS COM DOENÇAS,E DEFORMIDADES FÍSICAS QUE SÃO EXPOSTAS NO FACEBOOK,PROMETENDO A QUEM COMPARTILHAR QUE ÁS MESMAS,GANHARAM DINHEIRO PRA AJUDAR EM SEU TRATAMENTO,EU FICO REVOLTADA DE VER QUE ESSES INDIVIDOS QUE PROCEDE ASSIM NÃO TEM NENHUMA PUNIÇÃO,,SENDO QUE ESTAMOS EM UM ESTADO TÃO AVANÇADO EM DESCOBRIR GOLPES FEITO POR PESSOAS QUE USAM DE FORMA VIL OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO….ESSES CALHORDAS DEVERIAM SER PUNIDOS E DESCOBERTOS ……FICA AQUI MEU PROTESTO…..

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo